quinta-feira, 5 de maio de 2022

No Ceará, chuvas de fevereiro a abril atingem média histórica do trimestre com 514 milímetros


De fevereiro a abril, o Ceará registrou 514 milímetros de chuva. O volume ficou dentro da média histórica registrada no período, que é de 510 mm, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A chuva, no entanto, não foi homogênea no Estado inteiro, com regiões tendo mais precipitações do que outras.

No Litoral de Fortaleza, por exemplo, choveu 884.2 mm. O valor ficou 36,5% acima do normal na região, de 647.8 mm. O período também foi de chuvas acima da média para o Maciço de Baturité, com 27,2% a mais (697.8 mm) do que o esperado de 548.8 mm.

Segundo a meteorologista da Funceme Meiry Sakamoto, as chuvas nessas regiões foram ocasionadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já no Cariri, que também teve chuvas 19,7% acima do esperado, áreas de instabilidade associadas a outros tipos de sistemas meteorológicos foram as responsáveis pelas precipitações O Cariri teve a maior chuva do ano, segundo a Funceme, com 200 mm sendo registrados em Várzea Alegre no dia 17 de abril.

Nenhum comentário: