TV Meu Xodó - A TV da nossa gente e Rádio Nova FM de Iguatu

Rádio Nova FM - 104,9

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Ceará supera média histórica de chuvas 6 dias antes do fim da quadra


O Ceará conseguiu atingir uma expressiva marca nesta quadra chuvosa. Mesmo ainda restando seis dias para o fim do período, os índices pluviométricos conquistados já superam a média histórica.

A normal climatológica para os meses de fevereiro a maio é de 600.7 milímetros e, até agora, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) já contabiliza o acumulado de 608.4 mm. Estes números são parciais e podem sofrer atualização até o fim da quadra chuvosa.

Nos últimos dez anos, apenas três vezes este índice foi rompido. Em 2020, o Estado fechou o período com chuvas 21% acima da média. Naquele ano, a Funceme anotou o acumulado de 727.4 milímetros, se tornando, inclusive, o mais chuvoso dos últimos dez anos.

Em 2019, a média histórica da quadra também foi superada, ficando 11% além da normal climatológica, com 671.9 mm de chuvas acumulada. Agora, em 2022, o índice, até o momento, está 1.3% acima da média histórica com tendência de crescimento com as chuvas a serem contabilizadas até o fim deste mês.

O volume acumulado nesta quadra chuvosa já é superior ao índice somado em 8 dos últimos dez anos, ficando atrás apenas do registro pluviométrico de 2020 e 2019.

Nenhum comentário: