quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Auxílio gás de 52 reais: quem tem direito e como consultar?


O governo assinou o o decreto que regulamenta o Auxílio Gás, benefício que disponibiliza um ticket a cada dois meses, desde dezembro de 2021, para famílias de baixa renda comprar gás de cozinha. Mas quem tem direito ao vale gás de 52 reais e como consultar? Veja a seguir.

O que é o Vale gás de 52 reais?

De acordo com o decreto que regulamenta a Lei 14.237/21, que institui o programa, o vale gás de 52 reais é destinado a famílias de baixa renda, como forma de aliviar a alta do preço do gás de cozinha.

De acordo com o governo federal, o valor cálculo corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio do botijão no país está, hoje, em R$ 102,46.

O vale gás não abrirá inscrições. Quem tem direito ao programa são os beneficiários do Cadastro Único e do BPC. O benefício será distribuído durante 5 anos, portanto, deve haver 30 parcelas do vale gás de 52 reais. Pode consultar pelo Caixa Tem, com o CPF.

Nenhum comentário: