segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Iguatu obtém a terceira melhor avaliação da gestão pública dos municípios cearenses

A gestão do prefeito Ednaldo Lavor obteve a terceira maior nota no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), que analisa o desempenho das administrações públicas das cidades cearenses, tomando como base alguns indicadores que medem o grau de adesão da gestão local a determinados parâmetros analisados.

A avaliação foi elaborada a partir de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e o Anuário do Ceará, cuja edição 2021-2022 será lançada nesta segunda-feira (27/09), a partir das 18h, pelo portal e pelas redes sociais do jornal O POVO.

Na pesquisa, quatro indicadores (referentes ao exercício de 2019) foram analisados: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. Outro critério que norteou a avaliação, foi a divisão das cidades em grupos populacionais. Iguatu se enquadra no primeiro grupo, que avalia nove cidades do estado com população superior a 100 mil habitantes. Nessa faixa, Iguatu obteve a terceira melhor pontuação: 0,4825, ficando atrás, apenas de Sobral, primeiro lugar (0,6770) e Fortaleza, segundo lugar (0,6138).

Nos parâmetros analisados, o Planejamento avalia a capacidade de organização e execução dos orçamentos por parte dos municípios, e no aspecto de Recursos Financeiros, são monitorados o potencial de arrecadação da cidade e sua capacidade de ampliar os seus próprios recursos.

A análise dos Serviços examina a qualidade dos serviços prestados à população, em áreas que são fundamentais para um bom desenvolvimento de uma cidade como: educação, saúde e meio ambiente. O último critério de avaliação é a Transparência, que acompanha principalmente o bom uso do dinheiro e recursos públicos.

O ICGM é uma ferramenta útil aos gestores, por trazer informações que podem auxiliar no seu gerenciamento e gestão, no aperfeiçoamento de políticas e planejamentos. Também é importante para a sociedade por reunir dados públicos que contribuem para uma maior integração entre o governo e a população.

Um comentário:

Unknown disse...

Piada isso...só pode ser kkkkkkkkkk