sábado, 24 de julho de 2021

Cientistas identificam interação incomum entre Sars-Cov-2 e RNA humano; Descoberta pode ajudar no tratamento da doença


Cientistas se surpreenderam ao observar uma interação incomum entre o coronavírus Sars-Cov-2 e o ácido ribonucleico (RNA) humano. A descoberta, realizada por um consórcio de pesquisadores franceses, foi publicada no jornal científico Nucleic Acids Research, no último dia 7 de julho. 

Os especialistas atuam em instituições de pesquisa como o Institut Pasteur, o Institut Curie, o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS) e a Universidade de Toulouse. A equipe aponta que estudar a relação do vírus com o nosso material genético pode ajudar a compreender como o agente infeccioso se multiplica, facilitando o desenvolvimento de tratamentos contra o causador da Covid-19. 

Por meio de uma ampla gama de abordagens, a equipe de pesquisa concentrou seus esforços na Nsp3 – a maior proteína codificada pelos genomas do coronavírus. Ela apresenta, inclusive, várias regiões essenciais para a replicação viral. 

Em seguida, a equipe notou que a Nsp3 interagia com uma estrutura não usual de RNA, conhecida como G-quadruplexes ou G4s. Porém, essa interação pode ser evitada por alguns compostos químicos que se ligam à estrutura de material genético humano, conforme explica Marc Lavigne, cientista que coordenou o estudo, em comunicado.

Nenhum comentário: