quinta-feira, 29 de abril de 2021

Aposentados e pensionistas do INSS fazem as contas à espera da primeira parcela do 13º

A primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas está mais perto e a projeção é de que a grana chegue com as folhas de benefícios dos meses de maio e junho. O valor total da gratificação natalina para os beneficiários do INSS pode representar uma injeção superior a R$ 50 bilhões na economia brasileira. Mais de R$ 1 bilhão fica no Ceará, como destaca, nesta quinta-feira (29), o Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral, com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.

Bate Papo Político destaca importância do Censo 2021 e cita que, sem dados demográficos atualizados, Municípios enfrentam falta de vacinas

A decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, em determinar que o Governo Federal viabilize a realização do Censo 2021 é tomada com base nos estudos que mostram a importância da pesquisa demográfica no País.

Sem esses dados populacionais atualizados, como enfatiza, nesta quinta-feira, no Bate Papo Político, o jornalista Beto Almeida, o Governo Federal, assim como Estados e Municípios, não tem como definir políticas públicas para melhorar as condições de vida da população e combater problemas de saúde.

Ao falar sobre a importância do Censo, Beto Almeida cita um exemplo de contratempos nos dias atuais por falta de informações sobre a população: a suspensão da vacina contra a Covid-19, em vários estados brasileiros, a exemplo do que aconteceu no Ceará, é reflexo da ausência de dados no Ministério da Saúde quanto ao perfil dos habitantes de cada município.

São esses levantamentos, colhidos por meio da pesquisa do IBGE, que são usados para projeção, por exemplo, do número de doses de vacinas para determinada comunidade. Sem as informações atualizadas pelo Censo, as falhas – como acontece, nesse momento, no Programa Nacional de Imunização (PNI), são inevitáveis.

AUMENTO DA RENDA DO BOLSA FAMÍLIA E 13º PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS

O Bate Papo Político aborda, também, outros temas: como a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas do INSS, os estudos do Governo Federal para melhorar a renda dos beneficiários do Bolsa Família e a criação de um auxílio para os trabalhadores informais.

Outro tema da pauta, que está no centro da agenda política, é a CPI da Covid-19, que começa a definir as primeiras convocações de depoentes – entre eles, ex-ministros da Saúde do Governo Bolsonaro e representantes de Governos Estaduais. A CPI investiga as ações e omissões do Ministério da Saúde na pandemia e os gastos dos Governos Estaduais e Municipais, com o dinheiro transferido pela União, nas ações de enfrentamento à Covid-19.

Nenhum comentário: