sábado, 29 de fevereiro de 2020

Coronavírus: profissional que presta serviços em Acopiara (CE) está sendo avaliado. Ele teve na Itália, onde o surto é grande

A Secretaria da Saúde de Acopiara deve emitir nota oficial nas próximas horas, em relação a um possível caso de coronavírus no município. Segundo informações, o paciente está sendo acompanhado. Ele esteve na Itália, país onde o surto da doença é grande e, hoje, se encontra na cidade de Acopiara prestando serviços na área da saúde. Não há necessidade de pânico, porém a população deve ficar atenta e aos cuidados que deve tomar. Vamos rezar para que o teste seja negativo.

Cuidados:

* Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
* Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
* Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
* Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
* Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
* Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
* Manter ambientes muito bem ventilados
* Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
* Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
* Evitar contato com animais selvagens ou doentes

Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção viral.

Não existe um período de incubação exata para quem contrair a doença atualmente. Os últimos casos confirmados no Brasil estão recebendo isolamento dentro das unidades de saúde, mas presume-se que o tempo de exposição ao coronavírus e o início dos sintomas ocorra no período de até duas semanas.

Nenhum comentário: