quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Ministério da Cidadania anuncia municípios participantes de programas de capacitação profissional, dentre eles, Iguatu, no Ceará

O Ministério da Cidadania divulgou a lista com o nome de Iguatu e mais 27 municípios brasileiros selecionados para implementação dos programas Caminho Promissor e Nova Vida. Eles oferecem capacitação profissional para pessoas com deficiência e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único. De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, que cumpre agenda em Brasília, o anúncio foi feito durante evento nesta quarta-feira (18), na capital federal. O prefeito iguatuense explicou que o investimento do governo federal pode chegar a R$ 11,9 milhões, dependendo do número de pessoas que serão atendidas em cada município contemplado.

A secretária Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Rita Passos, explicou que, no programa Caminho Promissor, além do custeio de cursos de capacitação para pessoas com deficiência, o valor também será destinado para a aquisição de um veículo adaptado, para o transporte dos alunos. Ela avalia a medida como positiva, garantindo direitos da população em vulnerabilidade social. “Sabemos que a iniciativa vai gerar um resultado fantástico porque os cursos serão apropriados para cada um, de acordo com a necessidade”, ressaltou.

O município de Iguatu (CE) receberá recursos para capacitação e transporte das pessoas com deficiência. O prefeito, Ednaldo Lavor, explica que a parceria com o governo federal vai beneficiar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. “Vai ajudar o município como um todo. Estamos muito felizes porque entendemos que, quando se trata de pessoas com deficiência, a luta deve ser de todos”, concluiu.

Nova Vida

Dos 28 municípios, quatro fazem parte da ação “Em Frente, Brasil”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. São eles: Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). Os quatro receberão recursos para capacitação de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Para a secretária Rita Passos, gerar ocupação, trabalho e renda é uma forma de promover a cidadania. “Queremos que esses jovens tenham uma nova vida”, disse.

Saiba mais

Os municípios selecionados foram: Aracaju (SE), Belford Roxo (RJ), Blumenau (SC), Cachoeirinha (RS), Canoas (RS), Carapicuíba (SP), Cariacica (ES), Caruaru (PE), Crato (CE), Cubatão (SP), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Hortolândia (SP), Iguatu (CE), Itapetininga (SP), João Pessoa (PB), Jundiaí (SP), Marília (SP), Mogi das cruzes (SP), Mossoró (RN), Novo Gama (GO), Osasco (SP), Ourinhos (SP), Paulista (PE), Pinhais (PR), São Félix do Xingu (PA), São José do Rio Preto (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Nenhum comentário: