quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Ceará é o 2º estado do Nordeste em número de divórcios em 2018

Os cearenses se divorciaram menos em 2018 em comparação ao ano anterior. É o que dizem as Estatísticas do Registro Civil - divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - ao constatarem queda de 16% no número de separações legais no Estado, passando de 13.385 para 11.176. Apesar da redução, o Ceará é o 2º estado do Nordeste em total de registros, atrás apenas da Bahia.

Para os resultados, a pesquisa teve como base os processos de divórcio julgados, encerrados em 1ª instância, com escrituras realizadas em Cartórios de Notas. Do total registrado no ano passado, 64,8% ocorreram de forma consensual. Entre os não-consensuais, no entanto, mais da metade dos divórcios, total de 57%, foram requeridos pelas mulheres.

Considerando os arranjos familiares, a maior quantidade de divórcios no Ceará se deu entre casais com filhos menores de idade, 5.350, ou seja, 47,8% do total, seguido dos cônjuges sem filhos, 2.861. Em relação a quantidade de filhos, predominaram as separações entre casais com apenas um, com mais de 4 mil registros nos cartórios.

Nenhum comentário: