terça-feira, 12 de novembro de 2019

Mombaça foi o único finalista do Nordeste a conquistar o Prêmio APS forte para o SUS: Acesso Universal

O município de Mombaça foi o único finalista do Nordeste a conquistar o Prêmio APS forte para o SUS: Acesso Universal. O prêmio foi lançado em abril de 2019, durante cerimônia alusiva ao Dia Mundial da Saúde, no Escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). 1.294 experiências foram inscritas, de todos os estados do país.

O processo de seleção para chegar as melhores experiências do Brasil foi realizados em 4 fases: Admissibilidade da experiência; análise e classificação das experiências; a classificação das 135 experiências finalistas como “recomendadas para o prêmio” para compor as 11 melhores e fase final com a escolha das melhores. Entretanto a organização resolveu premiar as 11 finalistas com a viagem estudo para Universidade da Espanha para conhecer o sistema de saúde naquele pais europeu.

A solenidade de premiação aconteceu no dia 29 de outubro, na sede da OPAS, em Brasília, onde os 11 finalistas apresentaram suas experiência. Do município de Mombaça participaram do evento a secretária de Saúde Norma Marques, a coordenadora da Atenção Básica Monalisa Furtado, a coordenadora da Imunização Thayane Lima, a vereadora Josielma Pinheiro e o Prefeito Ecildo Filho acompanhado da primeira-dama Jakelini Braga Evangelista.

“Foi um momento ímpar. Pois dividir nossa experiência e conhecer outras foi relevante para o fortalecimento da nossa Atenção Básica”, declarou a secretária Norma Marques.

O município de Mombaça apresentou como experiência exitosa: Estratégias de acesso aos grupos prioritários nas campanhas de vacinação contra a influenza no município de Mombaça – CE: primeiro lugar no ranking do Estado.

Nenhum comentário: