TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

segunda-feira, 22 de julho de 2019

PIS/Pasep: Abono salarial começa a ser pago na próxima quinta-feira

O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) começará a ser pago a partir da próxima quinta-feira, dia 25 de julho. O valor é referente ao exercício 2019/2020.

Para os cadastrados no PIS, os pagamentos serão feitos de acordo com a data de nascimento. Sendo assim, trabalhadores de empresas privadas que nasceram entre os meses de julho e dezembro receberão o benefício ainda neste ano. Os demais só poderão realizar o saque no ano que vem.

Já para os inscritos no Pasep, a liberação dos pagamentos considera o dígito final do número de inscrição. Desta forma, serão beneficiados neste ano os servidores públicos que tem o número de inscrição com final entre 0 e 4. Aqueles cujo número termina entre 5 e 9 só poderão sacar o abono em 2020.

O pagamento do abono salarial para os trabalhadores inscritos no PIS será feito pela Caixa Econômica Federal. Os servidores públicos cadastrados no Pasep poderão fazer o saque nas agências do Banco do Brasil.

Tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep aqueles que trabalharam com carteira assinada durante pelo menos 30 dias em 2018 com remuneração mensal de até dois salários mínimos. Também é necessário que o trabalhador seja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, e que empregador tenha informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Caso o patrão tenha perdido o prazo para declarar os dados do trabalhador na Rais 2018, poderá fazê-lo até o dia 25 de setembro. Neste caso, o funcionário poderá receber o abono salarial ainda neste ano, a partir do dia 04 de novembro de 2019. Após este prazo, o pagamento só será realizado no calendário seguinte.

Nenhum comentário: