quarta-feira, 17 de julho de 2019

Atlas da Saúde do Ceará é tema de sessão científica

O Atlas de Saúde do Ceará, que traz um diagnóstico com a distribuição das principais causas de morbimortalidade e da situação socioeconômica envolvendo dados da Vigilância Epidemiológica do Estado, vai ser apresentado no próximo dia 22. Será durante sessão científica puxada pelo Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Sesa, a partir das 14 horas, no auditório da Secretaria da Saúde do Ceará.

O documento será exposto com a mediação do pesquisador José Uéleres Braga, da Fundação oswaldo Cruz (Fiocruz). Nele, indicadores de pesquisa realizada entre 2000 e 2016, avalia os agravos e reflexos sociais de doenças como o Câncer, AIDS, Chikungunya, Dengue, Hanseníase, Hepatites Virais, Intoxicações, Leishmaniose, Meningite, Sífilis, Tuberculose, Sarampo e Violência Sexual.

Durante a sessão científica será apresentado também o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os indicadores geográficos e socioeconômicos mostrarão a distribuição em diferentes regiões do Ceará.

O pesquisador

José Uéleres Braga atua como professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador da Fiocruz. É graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela mesma instituição e concluiu doutorado em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Epidemiologia atuando, principalmente, com estudos de análise espacial, ecológico, krigeagem, estatística espacial e tuberculose.

Blog do Eliomar

Nenhum comentário: