sexta-feira, 28 de junho de 2019

Operação Gremlins – PF do Ceará deflagra 4ª fase da Operação

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, a quarta fase da Operação Gremlins. O objetivo foi coletar novos elementos de prova relacionados à atuação de grupo criminoso responsável pela contratação fraudulenta, nos anos de 2013 e 2016, de financiamentos habitacionais e empréstimos consignados junto à agência da Caixa Econômica Federal de Pacajus (Região Metropolitana de Fortaleza).

Segundo a assessoria de imprensa da pF do Ceará, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza e Morada Nova. As medidas foram determinadas pela 32ª Vara da Justiça Federal em Fortaleza, que autorizou, ainda, o bloqueio de contas e o sequestro de bens móveis e imóveis dos investigados.

Fraudes

A dinâmica da fraude envolveu a geração de aproximadamente 100 Cadastros de Pessoas Físicas (CPF’s) para sujeitos inexistentes, criação de matrículas de imóveis fictícias e, ainda, falsos servidores da prefeitura de Pacajus/CE, sendo esses dados falsos inseridos nos sistemas de informação da CEF para levantamento dos valores, os quais transitarem em contas abertas com CPF`s fictícios e, ainda, nas contas de familiares dos envolvidos. As investigações apontam que o esquema criminoso gerou prejuízo à Caixa Econômica Federal de mais de R$ 3 milhões.

Os indiciados, entre os quais funcionários do banco, poderão responder, de acordo com o nível de participação, pelos crimes de associação criminosa e fraude na obtenção de financiamento, com aumento de pena em razão do prejuízo causado à instituição bancária oficial. Já os bancários, em razão da função exercida, poderão responder também pelo crime de gestão fraudulenta e corrupção.

Nenhum comentário: