TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Novo check-in é liberado a partir de amanhã (25); companhias migram até o fim da semana

A Fraport Brasil, concessionária do Aeroporto de Fortaleza, entrega a partir desta terça-feira (25) nova área de check-in. O novo espaço faz parte da expansão do terminal. A nova área se encontra no térreo do prédio, um nível abaixo do atual espaço de check-ins. Serão 40 posições domésticas e mais 20 internacionais.

A migração das companhias aéreas se dará de forma gradativa ao longo da semana para evitar impactos. Já estarão atendendo no novo espaço a partir desta terça-feira (25) as empresas internacionais Air France, KLM, TAP, Cabo Verde Airlines, Copa e Condor. A Azul e Gol se mudarão na quinta-feira (27) e na sexta (28) é a vez da Latam.

A Fraport ainda revelou que, em breve, os passageiros de voos domésticos que desembarcarem no terminal terão um novo fluxo para a retirada de bagagem. Até o final do ano, será entregue uma passarela interna que deverá auxiliar o fluxo de viajantes do check-in à área de embarque.

O governador Camilo Santana destacou que, com a ampliação do terminal, Fortaleza vai se tornar cada vez mais um ponto de entrada de turistas no Brasil. "É um aeroporto que está mais do que dobrando a sua área construída, com qualidade, modernidade, eficiência, tecnologia. Isso é importante para consolidar o equipamento dentro daquilo que nós estamos trabalhando juntamente com a cidade, que é fazer de Fortaleza um grande centro de conexões aéreas”, afirma.

No início deste mês, o aeroporto ganhou mais espaço na sala de embarque e desembarque internacional, além da liberação da nova via de acesso ao terminal.

Atualmente, cerca de 78% das obras de expansão já foram concluídas. O prazo final para a entrega é no dia 14 de abril de 2020, segundo informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A data limite inicialmente prevista no contrato de concessão era outubro deste ano.

No entanto, devido ao embargo judicial diante do imbróglio entre a antiga administradora, a Infraero, e o consórcio que até então era responsável pelas obras, o CPM Novo Fortaleza, o prazo foi estendido. Apesar da data estabelecida pela agência reguladora, a Fraport reafirma que a entrega deve acontecer até maio do próximo ano.

Investimentos

Até outubro de 2021, devem ser investidos R$ 1 bilhão na ampliação do terminal de passageiros. De acordo com a concessionária, o valor é referente à contratação do consórcio, à compra de equipamentos, ao desenvolvimento e à gestão do projeto.

O Banco do Nordeste (BNB) assinou contrato em setembro do ano passado com a Fraport para financiar 70% dos investimentos previstos, cerca de R$ 690 milhões. Os 30% restantes devem provir da própria companhia.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: