TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Programa para preencher vagas de médicos cubanos no CE terá bolsa de R$ 11,6 mil

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira, 20, programa que vai direcionar médicos para atenção primária nos municípios cearenses. A previsão é que o primeiro edital seja publicado em janeiro de 2019, com bolsa de R$ 11,6 mil.

A meta é que todas as cidades recebam médicos do programa, mas terão prioridade aqueles com maior déficit e que perderam mais médicos cubanos. A secretaria estadual da Saúde levanta quais cidades têm mais carência. O governo cubano retirou do Brasil profissionais do programa federal Mais Médicos após o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciar mudanças no projeto. O Ceará perdeu 450 médicos cubanos. O convênio com o governo cubano era feito entre Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Segundo o secretário de Saúde do Ceará, Henrique Javi, a dimensão do programa nos municípios do interior será conhecida após os médicos inscritos no atual edital de reposição de vagas do Mais Médicos assumirem as vagas. "Estamos esperando os médicos assumirem as vagas para saber a real necessidade dos municípios", afirmou.

O secretário da Saúde reiterou, ainda, que a bolsa e a oportunidade de especialização do Médico da Família do Ceará são estímulos para a experiência com a atenção primária das cidades. "[Além disso], através dessa formação, o médico terá um benefício na pontuação da residência no Ceará", explicou.

Nenhum comentário: