terça-feira, 13 de novembro de 2018

Cearense cria macarrão que pode ser consumido por diabéticos tipo 2

O projeto de dissertação da mestra em Tecnologia de Alimentos Alyne Lemos, desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias de Cereais da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi a criação de um macarrão com maior valor nutricional em comparação à massa convencional consumida popularmente. Com baixo índice glicêmico, o macarrão também pode ser consumido por diabéticos tipo 2, doença relacionada a hábitos alimentares, falta de exercício e tendência à obesidade, destaca a mestra.

Depois de aproximadamente um ano e meio de pesquisa, o alimento passou por testes, foi depositado em forma de patente pela UFC e aguarda interesse de empresas para chegar ao mercado.

Além da composição normal, o macarrão desenvolvido tem adição de farinha de linhaça e farinha de faseolamina — uma proteína encontrada no feijão branco que inibe o processo da alfa-amilase, responsável por transformar o carboidrato (amido) em glicose. Dessa forma, sendo vantagem para quem quer manter uma dieta saudável ou tem restrições alimentares, segundo a criadora do produto.

Nenhum comentário: