quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Na liderança e melhor que o do campeão de 2017, Fortaleza tem mais de 99% de chances de acesso

Desde 2007, o Fortaleza nunca esteve tão próximo do retorno à elite do futebol brasileiro. De quebra, com a conquista de um inédito título nacional. O torcedor tricolor tem motivos de sobra para estar feliz da vida com o desempenho do time, que lidera a Série B do Campeonato Brasileiro e, restando apenas oito rodadas para o fim da competição, tem 99% de chances de acesso e 80% de possibilidade de sagrar-se campeão.

O Fortaleza está na liderança com 56 pontos, seis de vantagem para o vice-líder, o Goiás, e distante 11 do quinto colocado, o Guarani. O rendimento é tão bom que supera a campanha do América-MG em 2017, quando o time mineiro levou o título.

No ano passado, após 30 rodadas, o América somava 55 pontos, com 15 vitórias, dez empates e cinco derrotas, tendo marcado 36 gols e sofrido apenas 21 aproveitamento de 61,1% dos pontos. Hoje, o Leão do Pici tem 17 vitórias, cinco empates e oito derrotas, tendo marcado 44 gols e sofrido 28. O aproveitamento é de 62,2%.

Com tal campanha, o acesso é visto como questão de tempo. Estudos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do site Chance de Gol, especialistas em estatísticas de futebol, indicam que o elenco comandado por Rogério Ceni possui 99% de probabilidade de acesso, conseguindo sacramentar o objetivo ao atingir entre 62 a 64 pontos. Restam, então, duas ou três vitórias.

Já para o título da Série B, inédito para o futebol cearense, as chances do Tricolor giram em torno de 80% a 86%.

A pontuação necessária para que uma equipe tenha 96% de possibilidade de título, de acordo com a UFMG, é de 68 pontos. Se fizer 69 pontos, a chance de taça passa a 99%. Ainda de acordo com p departamento, o Fortaleza tem hoje 80% de chance de título.

Já o site Chance de Gol aposta em 86% de probabilidade de título tricolor. Em relação a pontuação para que tal hipótese vire realidade, o cálculo é de 71 pontos para que haja 95% de chance. Assim, para a conquista do título, o time precisa somar entre 12 e 15 pontos, ou seja, quatro ou cinco vitórias.

Nenhum comentário: