terça-feira, 4 de setembro de 2018

Índice de infestação por Aedes Aegypti em Mombaça (CE) está dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde

A imagem pode conter: texto
O Ministério da Saúde recomenda um índice abaixo de 1% para infestação por Aedes aegypti, para que se tenha uma segurança quanto a transmissão de arboviroses como dengue, chikungunya e zica vírus. 

A prefeitura de Mombaça através da Secretaria de Saúde e do Setor Controle de Endemias, vem trabalhando arduamente para melhorar os índices e garantir uma margem de segurança para a saúde dos nossos munícipes.

O índice no 4° Ciclo de pesquisa por Infestação por Aedes aegypti em Mombaça fechou em 0,91% e o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA), fechou em 0,8%. O setor Controle de Endemias atua com campanhas e trabalhos de prevenção e combate ao vetor Aedes durante todo o ano, afirma o enfermeiro Anísio Mendes, coordenador do setor.

É preciso atenção dos moradores em cada residência do município, pois, 80% dos focos são encontrados no interior das residências e nos últimos ciclos de pesquisa, as larvas foram encontradas em depósitos baixos como baldes, tambores, potes e caixas colocadas para armazenar água. 

O envolvimento da população nesse combate ao mosquito Aedes aegypti, traz um resultado efetivo no controle das arboviroses. Todas as ações desenvolvidas impactaram positivamente para alcançar bons resultados. É necessário que a população continue a fazer a sua parte, eliminando os focos do mosquito e evitando o seu adoecimento.

“Estamos focados no combate às arboviroses e os profissionais que trabalham nesse combate estão de parabéns pelas ações desenvolvidas que muito vem a contribuir para uma melhor qualidade de vida da população mombacense”, frisou o coordenador.

Nenhum comentário: