terça-feira, 24 de julho de 2018

Lula se inspira em Dom Pedro I: ‘Vou criar o Dia do Volto’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva buscou na história do Brasil a referência para seu mais novo rompante de grandiosidade: “O imperador D. Pedro I criou o Dia do Fico e eu vou criar o Dia do Volto”. O petista, preso em Curitiba condenado na operação Lava Jato, reafirmou sua candidatura ao Planalto em uma carta escrita de próprio punho ao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana — a quem ele chama de Wagnão.

“Diga bem alto pra todo mundo ouvir: sou candidato a Presidente porque tenho certeza que posso recuperar o Brasil, recuperar empregos, salários, escolas, saúde, autoestima, dignidade e a soberania do nosso povo. Os adversários sabem que quando governei o Brasil foi o melhor momento da nossa história, por isso não querem que eu seja candidato”, escreveu.

O Dia do Fico aconteceu em 9 de janeiro de 1822, quando o príncipe-regente D. Pedro de Alcântara contrariou as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa. O episódio deu início ao rompimento do vínculo entre Brasil e Portugal e culminou com a declaração de independência em 7 de setembro daquele mesmo ano.

Nenhum comentário: