TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Autor de Juazeiro que fez caricatura de 'torcedor misterioso' se surpreende com repercussão

A arte de Israel de Oliveira retratando o "torcedor misterioso" que foi símbolo da vitória do Brasil contra o México pelas oitavas de final da Copa do Mundo viralizou e se espalhou pelo mundo, numa repercussão que surpreendeu o próprio autor.

Yury Torsky, de 34 anos, é russo e sua imagem virou meme nas redes sociais quando ele apareceu segurando a bandeira do Brasil, com um olhar sombrio e um esboço de sorriso. Ele ganhou apelidos como "bruxo", "feiticeiro" e muita gente comentou que ele foi o talismã que trouxe sorte à seleção brasileira. Em entrevista ao Globo Esporte, ele afirmou que recebeu convite de torcedores brasileiros para acompanhar os próximos jogos da seleção.

O artista cearense Israel de Oliveira, de 29 anos, percebeu que aquela imagem seria um meme ideal se retratado em estilo mangá, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas, arte preferida dele.

"Terminou o jogo do Brasil [contra o México, na segunda-feira, 2] e eu fui ver o que tinha nas redes sociais - porque Copa é metade na TV e metade na internet -, e ele [Yury Torsky] apareceu na minha timeline. Olhei e vi: 'esse tem cara de personagem de anime [animações japonesas], gostei do visual dele e tudo e pensei: 'vou transformar esse cara num personagem", diz Israel.

Nenhum comentário: