TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Governador certifica unidades de saúde em evento em defesa do SUS

O governador Camilo Santana participou, nesta quarta-feira (13), da abertura do 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará. Reunindo mais de cinco mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais da Saúde, o encontro ocorrerá até a próxima sexta-feira (15), e traz como tema a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 30 anos em 2018, e da Estratégia Saúde da Família, implantada há 25 anos.

Camilo destacou a relevância de unir forças no Estado para defender o SUS, diante do momento de crise enfrentado pelo País, e com o mesmo empenho estimular os profissionais da saúde a cada vez mais aprimorar o trabalho ofertado para a população cearense.

“O Programa Saúde da Família e os agentes de saúde são um orgulho para todos nós, cearenses, que somos pioneiros neste projeto. Ele fortalece o Sistema Único de Saúde. Esse evento comemora o SUS e vem para fortalecer e defender o sistema, num momento em que o governo federal limitou gastos através de PEC na Saúde, uma área que é demandada todos os dias pela população brasileira. Hoje, mais de 80% do Ceará utiliza os serviços do SUS como atendimento, então é preciso destacar a sua importância”, afirmou.

A abertura do evento foi marcada pela entrega dos selos bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará para 147 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 88 municípios cearenses. O governador entregou cada selo aos representantes da UBS e parabenizou os esforços dos agentes comunitários.

“Esse também é momento de premiar os municípios pelo trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria (da Saúde) lança desde 2016 a certificação, onde se monitora e se avaliam os atendimentos. Aqui, 147 unidades serão premiadas como uma forma de estimular, para que o SUS possa cada vez mais oferecer um trabalho de qualidade com o trabalho fundamental de atenção primária à saúde das famílias, acompanhando a população com prevenção, de casa em casa”, complementou o governador.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo ainda foi homenageado com a entrega do “Selo 25 anos ESP/CE”, em reconhecimento ao trabalho do chefe do Executivo voltado às questões da rede estadual. O secretário da Saúde, Henrique Javi, também recebeu a condecoração.

Nenhum comentário: