quarta-feira, 9 de maio de 2018

Prazo para emitir ou transferir título de eleitor termina nesta quarta

Para votar em outubro, eleitor precisa regularizar título até hoje
O prazo para emitir, atualizar ou transferir o título de eleitor em todo o país termina nesta quarta-feira (9) às 18h. Somente os cidadãos em dia com a Justiça Eleitoral poderão participar das próximas eleições, marcadas para outubro deste ano.

Portanto, quem pretende votar nas eleições de 2018, mas também precisa atualizar os dados cadastrais e regularizar sua situação, caso o documento esteja cancelado ou o eleitor não tenha participado do cadastramento biométrico, deve comparecer a uma unidade da Justiça Eleitoral até esta quarta.

O título é cancelado caso o eleitor não tenha votado ou justificado sua ausência por três eleições consecutivas – a Justiça Eleitoral considera cada turno do pleito como uma eleição. Sem o documento válido, os cidadãos podem ter como prejuízo a impossibilidade de participar de concursos públicos e de renovar matrícula em instituição de ensino do governo, por exemplo.

Quem não resolver suas pendências até esta quarta-feira só poderá pedir o título ou fazer alterações após as eleições deste ano. Para regularizar a situação, é preciso levar documento original de identificação com foto, comprovante de residência recente (últimos três meses) e título eleitoral, caso o eleitor já o tenha.

Para a emissão do primeiro título, o documento original apresentado deve conter a nacionalidade. Pessoas do sexo masculino, entre 18 e 45 anos, devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar.

É possível conferir a situação eleitoral, o local de votação e acessar outros serviços do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aqui. (http://www.tse.jus.br/) O primeiro turno está previsto para 7 de outubro. O segundo turno está previsto para 28 de outubro caso nenhum candidato a presidente ou governador alcance mais da metade dos votos válidos.

A expectativa do TSE é que cerca de 147 milhões de eleitores irão às urnas em outubro. No Brasil, o voto é obrigatório para todas as pessoas maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. Neste pleito, serão eleitos presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senadores, deputados federais e estaduais ou distritais.

O atendimento é realizado nos cartórios eleitorais e postos de atendimento da Justiça Eleitoral.

Uol

Nenhum comentário: