segunda-feira, 16 de abril de 2018

Prévia do PIB confirma ritmo lento da economia

O índice de atividade da economia brasileira de fevereiro divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (16) é mais um dado que reforça a percepção que se generaliza de que a economia neste início de ano está desapontando, com um ritmo bem mais lento do que se previa.

Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) registrou um crescimento de 0,09% em fevereiro, na comparação com o mês anterior.

O resultado pode levar a novas revisões, para baixo, da expectativa de crescimento este ano. Na pesquisa Focus divulgada também nesta segunda pelo Banco Central, os analistas do mercado financeiro reduziram de 2,80% para de 2,76% a projeção para o crescimento deste ano. É a terceira semana seguida de redução.

A partir de agora a economia seguirá sob o efeito de duas forças: a redução da taxa de juros e o processo eleitoral.

O impacto da taxa de juros, em queda desde o segundo semestre de 2016, ainda não foi plenamente repassado para a atividade econômica. Portanto, ainda vai continuar estimulando a economia.

Já o processo eleitoral tende a funcionar na direção contrária, dado o cenário de incerteza sobre qual será a política econômica a partir do ano que vem.

G1

Nenhum comentário: