domingo, 29 de abril de 2018

Iguatu: UBS Ernani Barreira obtém Selo Bronze no QualificaAPSUS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Ernani Barreira, no bairro Flores, indicada pelo município obteve aprovação. “É uma conquista fruto do nosso esforço em oferecer serviços de qualidade em uma unidade modelo”, destacou o secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira. “Dividimos essa conquista com toda a gestão”.

Marcelo Sobreira destacou que o esforço da secretaria de Saúde é ampliar e melhorar os serviços à população.

Avaliação

Durante os meses de abril e maio, as unidades de Saúde indicadas pelos municípios são visitadas para avaliação por uma equipe técnica da Sesa. O Posto de Saúde Maria Niêdja Barreira Gomes, no bairro Curralinho, foi a unidade selecionada e vistoriada com obtenção de 99% de aprovação em um total de 106 itens observados.

Para obter o Selo Bronze é preciso aprovação igual ou superior a 70%.

Projeto

O Projeto QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro de 2016 com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção (RAS).

São realizadas oficinas que proporcionam instrumentos, ferramentas, tecnologias de planejamento e de organização do trabalho para a qualificação da atenção primária.

O QualificaAPSUS está vinculado à Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa, cuja missão é fortalecer as Políticas de Saúde no âmbito das Redes de Atenção. A consolidação das Redes de Atenção à Saúde depende de uma Atenção Primária à Saúde (APS) que cumpra seu papel de responsabilização, coordenação e resolução dos problemas de saúde da população, garantindo, sobretudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde.

O projeto QualificaAPSUS Ceará é estratégico para o Estado, no intuito de se obter melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do SUS.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: