domingo, 1 de abril de 2018

Como estação espacial chinesa cairá na Terra após 7 anos em órbita

Restos da estação espacial chinesa Tiangong-1 devem começar a cair na Terra nesta segunda-feira (2), segundo os cientistas que estão monitorando o movimento dela.

A Agência Espacial Chinesa afirma que ela irá entrar novamente na atmosfera nas próximas 24 horas - o que coincide com a previsão da Agência Espacial Europeia (ESA).

A Tiangong-1 faz parte do ambicioso programa espacial da China e era o protótipo para uma estação tripulada, que tem previsão para ser lançada em 2022.

Entrando em órbita em 2011, a Tiangong-1 terminou sua missão cinco anos depois e a expectativa era que ela caísse de volta na atmosfera entre março e abril deste ano. Agora, a projeção da ESA é que ela toque a Terra nesta segunda (2), por volta de 7h25, no horário de Pequim (21h25 deste domingo no horário brasileiro).

A maior parte da estação deve explodir quando chegar na atmosfera, mas alguns pedaços dela podem "sobreviver" até chegarem à superfície da Terra.

Segundo o Departamento de Engenharia Espacial da China, a estação não irá "colidir com a Terra" como nos filmes de ficção científica, mas irá "se transformar em uma esplêndida (chuva de meteoros)".

Globo

Nenhum comentário: