TV Meu Xodó - A televisão de Acopiara

terça-feira, 24 de abril de 2018

Chuvas se concentram na região Jaguaribana e açude Castanhão atinge 8,2% de sua capacidade

Diferentemente das demais regiões do Estado, que não registram precipitações significativas nas últimas 24 horas, a Jaguaribana recebeu fortes chuvas entre esta segunda (23) e a manhã desta terça-feira (24), informou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O resultado impactou diretamente na situação do açude Castanhão, que atingiu 8,23% de sua capacidade e já conta, atualmente, com 551,5 milhões de metros cúbicos (m³) de água.

Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), as chuvas registradas no Vale do Jaguaribe nas últimas 24 horas fizeram com que o nível do Castanhão subisse 8 centímetros (cm) de ontem para hoje, resultado de um incremento de 4,2 milhões de m³ de água no período. No último dia 31 de março, o volume do açude era de apenas 3,87%, um resultado que já havia superado o último inverno em aporte.

Destaques do período

Entre os municípios que mais receberam chuvas nas últimas 24 horas, o principal destaque foi Limoeiro do Norte, na região Jaguaribana, onde a Funceme apontou um volume de 78 mm. Ainda no Vale do Jaguaribe, a cidade de Morada Nova também registrou precipitações significativas, com 63 mm no período analisado.

Até o momento, a Funceme registrou precipitações em 40 municípios nas últimas 24 horas, mas somente em regiões localizadas mais ao Leste do Estado, como Jaguaribana, Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém. No Cariri e Ibiapaba, por exemplo, não houve chuvas significativas de ontem para hoje.

Previsão

Para esta quarta-feira (25), a previsão da Funceme é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Centro-norte do Estado. No Sul, há possibilidade de chuva. Já para a quinta-feira (26), a expectativa é de possibilidade de chuva em todas as regiões cearenses.

DN Online

Nenhum comentário: