domingo, 10 de dezembro de 2017

Alívio para a vida: Em Iguatu, mutirão de catarata atende 500 pacientes em 2017

A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria da Saúde, realizou neste sábado (9), o último mutirão de catarata do ano, 500 pessoas do município passaram pela cirurgia, realizadas na Policlínica de Iguatu. Todos os pacientes receberam gratuitamente kits compostos por óculos e colírio.
Neste domingo (10/12), serão avaliados os pacientes que serão atendidos nos dias 7 e 8 de janeiro 2018, é assim que se cuida do povo.

Para o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT) “Nesta gestão, Iguatu nunca vai deixar de fazer as cirurgias eletivas, seja com recursos próprios ou oriundos de outras esferas. Agora temos a possibilidade de avançar ainda mais com apoio do Governo do Estado. É muito gratificante poder dar essa oportunidade de devolver a visão a essas pessoas que esperavam por vários anos” destacou o prefeito.
Segundo o secretário da Saúde, Marcelo Sobreira, além de reduzir a demanda do município, o procedimento devolve qualidade de vida aos pacientes. “O procedimento é simples e a recuperação da visão é rápida, porém senão realizado pode levar a cegueira” destacou o secretário que ressaltou, ainda, o trabalho desenvolvido pela equipe da Policlínica e os profissionais da saúde, que se mobilizam para a realização dos mutirões, em parceria com a SMS.
O vice-prefeito de Iguatu, Marcos Sobreira (PDT) esteve na policlínica durante a manhã, onde conversou com pacientes e equipe médica e acompanhou a realização de cirurgias. “É muito gratificante poder presenciar a realização do mutirão, que proporciona qualidade de vida principalmente à população mais idosa, já que a catarata está, de forma geral, vinculada à idade”, ressaltou.

"Três vezes mais do que foi feito nos últimos 4 anos da gestão anterior . É assim que se cuida do povo".
Alívio para a vida

Dona Francisca da Silva, 51 anos, diz que fez o possível para não perder a oportunidade de ser atendida neste mutirão da cirurgia da catarata. “O que mais quero e voltar a enxergar” disse a paciente. Com a recuperação da visão, ela vai poder vivenciar muitas coisas boas pela frente, afirma emocionada.

Seu José foi um dos 500 pacientes atendidos, “Agora estou enxergando. Nem acredito. É muita felicidade” disse.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: