sábado, 16 de setembro de 2017

Quantidade recolhida de embalagens de agrotóxicos tem diminuído em Iguatu

O município de Iguatu fez parte mais uma vez da rede de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. No último ano e neste, a quantidade recolhida tem sido inferior ao registrado em 2015, conforme observou o coordenador da unidade regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Oscarito Ramos.

Na manhã desta quarta-feira, houve o recolhimento das embalagens, na antiga secretaria de Agricultura do município. Produtores rurais de várias localidades trouxeram as garrafas plásticas e baldes vazios. A ação começou pela região do Cariri e se estendeu até a Chapada da Ibiapaba, na cidade de Ubajara.

O processo de recolhimento itinerante atende a chamada logística reversa. “O correto era que cada revenda fizesse o seu recolhimento, mas isso ainda não ocorre”, frisou Oscarito Ramos. “O governo estuda lançamento de editais para que pessoas jurídicas possam fazer esse trabalho, mediante remuneração”.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Hildernando Barreto, disse que acompanha há mais de três anos o recolhimento itinerante das embalagens de agrotóxicos. “É uma ação que somos parceiros, apoiamos, em defesa do meio ambiente e da unidade produtiva local”, frisou.

Neste ano, mais de 20 toneladas de embalagens foram recolhidas no Ceará.

O recolhimento itinerante é feito pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município de Iguatu e da Adagri.

DN Centro Sul
Jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: