sábado, 19 de agosto de 2017

Vítimas poderão acionar Ciops para agilizar resgate de veículos roubados no Ceará

O S25 Provisório, um mecanismo para facilitar o socorro ao cidadão foi colocado em prática pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quinta-feira (17). Trata-se de um serviço que pretende agilizar a recuperação de carros roubados e furtados no estado. Para ter acesso, basta ligar para o telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que os dados de furtos e roubos de veículos sertão inseridos nos sistemas da Ciops e do Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por 72 horas.

“S25” é o termo utilizado na linguagem policial como sinônimo de “alerta”. O S25 Provisório deixa as Forças de Segurança em alerta sobre as ocorrências de roubo e furto de veículo antes mesmo de o procedimento ser registrado em uma delegacia de Polícia Civil, o que não era possível. Antes, dados de automóveis subtraídos só eram inseridos no sistema da Ciops após o registro do Boletim de Ocorrência (BO).

De acordo com a SSPDS, a nova medida busca acelerar as buscas pelo bem levado enquanto os trâmites legais são realizados. “O S25 Provisório facilita a recuperação dos veículos e contribui com o trabalho policial, na devolução do bem à vítima”, ressalta o coronel Aristóteles Coelho, coordenador da Ciops.

Pelo 190

Para acionar o serviço, basta ligar para o número 190 e repassar todas as informações sobre a ocorrência e o transporte que foi subtraído. Mas é imprescindível o registro do BO, que vai garantir a devolução do objeto tomado ao devido proprietário. O compartilhamento das informações no Alerta Brasil, da PRF, permite o acionamento do sistema de videomonitoramento do órgão, utilizado em parceria com a SSPDS. Além das câmeras da Ciops e da PRF, a medida também integra equipamentos do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e, em processo de disponibilização, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

O primeiro cearense beneficiado com o serviço foi o proprietário de uma motocicleta Honda CG Fan de cor vermelha. Ele teve o veículo tomado de assalto, por volta de 18h30min desta quinta-feira, no Parque Potira, em Caucaia. Ele foi abordado por três suspeitos que se aproximaram em outras duas motos e um deles tomou a sua.

Logo após o fato, a vítima ligou para o 190 e foi gerada uma ocorrência. Diligências policiais foram realizadas nas proximidades do local, mas ninguém foi preso e o transporte não foi localizado. Treze horas depois da ocorrência, a Honda CG foi encontrada, abandonada, no bairro Picuí. O acionamento do S25 Provisório permitiu a recuperação do veículo antes mesmo de o proprietário registrar o BO. Antes de ser recuperada, a moto foi avistada por câmeras, o que contribuiu na ação policial.

G1CE

Nenhum comentário: