quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Projeto quer instituir a campanha Outubro Rosa nas escolas do Ceará

A deputada estadual Mirian Sobreira (PDT) é autora de um projeto de lei que institui a Campanha Outubro Rosa nas escolas. A ideia é estimular a participação dos jovens no controle do câncer de mama, por meio do compartilhamento de informações sobre o tema, conscientização sobre a doença e maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Desta forma, contribuir para a redução da mortalidade, justifica a deputada.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O câncer de mama é a maior causa de morte cancerígena nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. Apesar de ser considerado um tumor de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por esta doença continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Mirian Sobreira acredita o projeto de lei, que já tramita na Assembleia Legislativa, será uma oportunidade para aliar educação à prevenção e saúde. “Com este projeto de lei, será possível promover diversas ações dentro das escolas, conscientizando os estudantes e os deixando mais à vontade para falar sobre o assunto. O intuito é discutir o tema com as crianças e jovens, que assimilam de forma mais fácil, as orientações que recebem e, normalmente, as levam pra dentro de casa, conversando com seus pais e com os demais familiares”, complementou a parlamentar.

(Foto – ALCE)

Nenhum comentário: