domingo, 13 de agosto de 2017

Piquet Carneiro (CE): Ações movimentam a semana da Secretaria de Assistência Social

A imagem pode conter: 5 pessoas, área interna
No período de 07 a 11 de Agosto, a Secretaria municipal da Assistência Social, que tem a frente a primeira dama Tamara Bezerra, realizou uma série de eventos com ações voltadas para o fortalecimento dos direitos e melhoria na qualidade dos serviços prestados pela pasta.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Depois de aderir ao programa Criança Feliz, a secretaria da Assistência Social de Piquet Carneiro, deu início a capacitação de visitadores e equipe técnica do programa, como também a formação do Comitê Técnico, composto pelas secretarias: Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Conselho Tutelar (CT) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), onde ficou estabelecido que os secretários de cada pasta, são os titulares do comitê com mais um suplente de cada secretaria.
A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos
O programa, que tem previsão de lançamento no município, ainda para o mês de setembro e promoverá o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e também as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Criança Feliz, coloca em prática o Marco Legal da Primeira Infância, que prevê uma série de iniciativas de atenção às crianças nos primeiros anos de vida.

Por meio de visitas domiciliares sistemáticas, as famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados para orientar os pais sobre a melhor forma de estimular seus filhos. O programa terá ainda ações integradas nas áreas de saúde, educação e cultura, entre outros.

11 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA

Com objetivo de dialogar sobre a importância da Lei Maria da Penha, formas de prevenção e o atendimento quanto aos atos de violência doméstica, a Secretaria municipal da Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, desenvolveu uma programação descentralizada para comemorar os 11 anos da Lei 11.340. 
A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e listras
As atividades se desenvolveram nos distritos de Catolé da Pista, Mulungu e Ibicuã, encerrando com uma programação no centro da cidade de Piquet Carneiro. Segundo avaliação da secretária Tamara Bezerra, essas ações devem-se principalmente a dedicação das conselheiras do CMDM, que não mediram esforços para levar essa mensagem aos quatro cantos do município, fazendo valer os direitos da mulher e a razão de ser do Conselho que tem como presidente a senhora Cleide Xavier.

CAPACITAÇÃO

Outra ação de importante relevância, aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com a capacitação dos orientadores, facilitadores e técnicos de referências, para atuarem com os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, oferecidos pelo município. 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas
A meta da secretária Tamara Bezerra, é capacitar todos os técnicos e membros dos conselhos vinculados a Assistência Social. A semana, encerrou com o encontro de gestantes, palestras, oficinas e acompanhamento.

Por: Laércio Vitoriano
Fotos: Dênison Ferreira Vieira

Nenhum comentário: