sexta-feira, 31 de março de 2017

Ibope: Governo Temer é reprovado por 55%; pior índice é do Nordeste com 67% de rejeição

A rejeição ao governo do presidente Michel Temer (PMDB) atingiu o maior valor desde o início da gestão, segundo pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta sexta-feira (31). 55% dos entrevistados apontam a gestão Temer como ruim ou péssima, o pior índice de Temer entre as quatro pesquisas sobre seu governo desde junho (quando ainda era presidente em exercício).

Atualmente, o governo é considerado bom ou ótimo por 10% dos entrevistados, percentual que era de 13% em dezembro. Para 31%, a gestão do peemedebista é regular e 4% não souberam avaliar o presidente ou não quiseram responder. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 19 de março, com 2.000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ótimo/bom: 10%
Regular: 31%
Ruim/péssimo: 55%
Não sabe/não respondeu: 4%

Avaliação do Governo Temer no Nordeste

Quando analisamos apenas a região Nordeste, a avaliação péssima ou ruim sobe para 67%.

A reprovação ao governo foi de 52% de respostas ruim/péssimo no Sudeste, 49% nas regiões Norte e Centro-Oeste (agrupadas na pesquisa) e de 48% na região Sul. O índice de reprovação teve um aumento de 10 pontos nas regiões Nordeste e Norte/CentroOeste, 8 pontos no Sul e 6 pontos no Sudeste, em relação a última pesquisa, de dezembro.

Em dezembro, numa visita a Fortaleza, Temer afirmou que gostaria de ser lembrado, como o "melhor presidente nordestino" que o país já teve.

Evolução do índice Ruim/Péssimo do Governo Temer

Junho/16 - 39%
Outubro/16 - 39%
Dezembro/16 - 46%
Março/17 - 55%

Você confia no Presidente Temer?

A pesquisa CNI/Ibope ainda aponta que, em junho do ano passado, 66% dos entrevistados não confiavam no presidente. No levantamento desta sexta (31), o percentual chega a 79%.

Comparação com Dilma

O governo Temer também é considerado pior que o governo Dilma Rousseff (PT) por 41% dos entrevistados, ante 34% que pensavam isso na pesquisa de dezembro. Para 38%, o governo é igual ao da ex-presidente e 18% consideram melhor. De acordo com a pesquisa, 22% dos homens consideram o governo Temer melhor que a Dilma, mas esse valor cai para 15% entre as mulheres.

DN Online

Nenhum comentário: