quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cemitérios de Iguatu recebem milhares de visitas no Dia de Finados

Intensa movimentação na manhã desta quarta-feira, 2, em celebração ao Dia de Finados, nos dois cemitérios da cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará.

Pala manhã houve celebração de missa às 6 horas, na Capela de Santa Rita, no Cemitério Senhora Sant’Ana, e às 8 no Cemitério Parque da Saudade.

A tradição local é acender velas e rezar nos túmulos dos entes queridos. Nos últimos anos, vem aumentando a quantidade de flores depositadas em memória aos mortos.

As visitas seguem até as 21 horas. Os administradores estimam que cerca de 20 mil pessoas devem passar nos dois cemitérios.

Muitos preferem fazer a visita pela manhã mais cedo ou no fim da tarde, em horários menos quente.

Dezenas de vendedores de velas ocupam a calçada, a frente e o entorno dos dois cemitérios locais para a disputa dos consumidores que fazem a visita aos túmulos. É uma verdadeira feira livre, e aos gritos, eles oferecem o produto sempre anunciando preço promocional para quem compra mais de uma caixa.

“Finados movimenta um comércio intenso, beneficiando quem vende vela, água mineral, picolés e sorvetes, arranjos de flores naturais e artificiais”, observa o presidente do Sindicato dos Lojistas de Iguatu (Sindlojas), Tadeu Rolim.

A aposentada, Francisca Melo, visitou pela manhã cedo o túmulo da família. “Aqui estão meus pais, avós e outros parentes”, disse. “Hoje é um dia de forte lembrança, de tentar diminuir a saudade, a dor”.

Ao acender velas, as pessoas costumam rezar Pai-Nossos e Ave-Marias. O monsenhor Queiroga, da diocese de Iguatu, observou que o cristão deve participar do Dia de Finados com a certeza da ressurreição, da vida eterna.

Nas Igrejas da cidade há uma programação de celebração de missas ao longo do dia.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: