sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Temer está abaixo das expectativas para 36% dos brasileiros

Depois de seis meses, quatro deles na condição de interino, o governo de Michel Temer está abaixo das expectativas de 36% dos brasileiros. É o que revela a pesquisa Pulso Brasil, feita pelo Instituto Ipsos e divulgada ontem. Para 2% dos entrevistados, a gestão do peemedebista superou expectativas e 16% disseram que o desempenho está dentro do que esperavam.

Além disso, 24% afirmam que é muito cedo para fazer essa avaliação, outros 14% dizem que não tinham expectativas com o mandato do novo presidente e 8% não souberam responder.

O que a população mais reprova, de acordo com outro recorte da pesquisa, é a maneira como Temer tem atuado ao propor uma reforma da Previdência. O desempenho do presidente na área tem 53% de desaprovação.

As atuações de Temer na saúde, na reforma trabalhista, no combate à pobreza, à violência e ao desemprego também são reprovadas por mais de 50% da população. A área do governo com maior avaliação positiva é o controle à inflação, com 33% de aprovação. Ainda assim, é desaprovada pela maior parte, 45%, dos entrevistados.

Em termos gerais, a gestão de Temer é avaliada como ruim ou péssima por 46% da população, como regular por 32% e como boa ou ótima por 9%. 13% não sabem ou não responderam.

Tanto as avaliações negativas quanto as positivas avançaram um ponto percentual desde setembro, assim como o número de pessoas que consideram o governo regular.

Protestos

Também ontem, Temer ironizou protesto de centrais sindicais realizado desde o início da semana contra mudanças na legislação trabalhista na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.

O presidente ainda pediu para os empresários e presentes na solenidade que, ao saírem do Planalto, oferecessem emprego aos manifestantes que estiverem desempregados -a taxa de desemprego no país é de 11,8%, a mais alta desde que o IBGE iniciou a pesquisa, em 2012.

Nenhum comentário: