domingo, 9 de outubro de 2016

Passando o Brasil a limpo: Com resultado indefinido, Colina, SP, pode ter novas eleições em 2016

Apesar de os votos das 38 urnas eleitorais de Colina (SP) terem sido contabilizados em uma hora, no último domingo (2), os moradores ainda não sabem quem governará o município pelos próximos quatro anos.

Isso porque, o prefeito considerado eleito pela Justiça Eleitoral, Tutu (SD), teve 3.616 votos, pouco mais da metade do número conquistado pelo adversário, Dieb Taha (PSDB), que recebeu 7.187 votos. O tucano, no entanto, está com a candidatura indeferida.

O impasse sobre quem assumirá a cadeira na Prefeitura depende então de julgamento do recurso apresentado por Taha no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para que isso aconteça termina em 19 de dezembro. Até lá, só resta aos 17 mil habitantes esperar.

“Eu achei que já estava decido, mas, depois que acabou a eleição, disseram que ainda não estava. Esse é o problema. Eu não concordo com isso, gostaria que já tivesse resolvido. Quem ganhou, ganhou”, reclamou o aposentado Geraldo Maia.

Além disso, caso o TSE negue o recurso apresentado pelo psdbista, que é o atual prefeito de Colina, a votação é anulada e os eleitores terão que voltar às urnas. A medida está prevista na reforma da legislação eleitoral, alterada em 2015.

“É ruim porque você tem todo aquele transtorno de voltar às urnas de novo. A gente tem que sair mais cedo, acaba se tornando um transtorno. É ruim essa espera, tinha que resolver logo, até em respeito pelas pessoas que votaram”, disse o mecânico Luiz Fernandes.

G1/SP

Nenhum comentário: