sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Ideb 2015 confirma: Educação de Acopiara avança pra valer na atual administração

Resultado de imagem para educação de acopiara
O desempenho dos estudantes cearenses foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o indicador, que considera dados de aprovação e performance nas avaliações do Ministério da Educação, o Ceará não só bateu as metas estabelecidas para o ano passado, como também alcançou os resultados mais altos da Região Nordeste no ensino fundamental, tanto nos anos iniciais (1º ao 5º), quanto nos finais (6º ao 9º).

Na primeira etapa, o índice atingido pelo Estado chegou a 5,9, superando a meta de 4,5. O número foi superior ao de estados como Pernambuco (5,0), segundo lugar do ranking nordestino; Piauí e Paraíba (4,9), empatados em terceiro; e Rio Grande do Norte (4,8), em quarto. Já na etapa final, o Ceará alcançou índice de 4,8, também acima da meta, determinada em 4,3. O 2º lugar da região ficou com o Estado do Piauí (4,2), e o terceiro com Pernambuco (4,1). Este último e o Ceará foram os únicos da região a superarem suas respectivas metas no indicador.

Para calcular o Ideb, o Instituto utiliza fontes como o Censo Escolar, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, conhecida como Prova Brasil. A cada levantamento, são estabelecidas metas para estados e municípios, de modo que o índice nacional possa chegar a 6,0 até o ano 2021. Os resultados, publicados a cada dois anos, traçam um panorama da qualidade do ensino do País.

A educação no município de Acopiara, cidade da região centro sul do Ceará, foi uma das que mais avançou no Brasil conforme os dados do Ideb. O blog fez um comparativo com as seis últimas edições e percebeu um grande salto de qualidade. a atual administração de Acopiara está de parabéns pelo trabalho realizado até aqui.

Veja os gráficos abaixo:

Acima gráfico IDEB 5º Ano dos Municípios da CREDE 16, Acopiara 1º Lugar
Acima gráfico IDEB 9º Ano dos Municípios da CREDE 16, Acopiara 1º Lugar
Comparativo das últimas 6(seis) edições do IDEB, olha o salto de qualidade da Gestão Dr. Vilmar
Comparativo das últimas 6(seis) edições do IDEB, olha o salto de qualidade da Gestão Dr. Vilmar

Nenhum comentário: