quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Faltam 10 dias para as eleições municipais: estimativa para votação é inferior a um minuto

16082016_Eleicoes2016_CamaraTrindadeGO
Nas eleições do próximo dia 2 de outubro, o tempo médio de votação não deverá ultrapassar um minuto, afinal de contas a escolha recai apenas sobre os cargos de prefeito e vereador. Os candidatos a prefeito são identificados por dois dígitos, já os vereadores, por cinco.

A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi feita com base em dados de eleições municipais anteriores. Em 2012, o tempo médio foi de 40 segundos. Nas eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para fazer sua opção.

Esse é o tempo calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto no segundo cargo. Para dar facilitar e agilizar o tempo de votação, o eleitor é incentivado a levar os números de seus candidatos anotados em papel.

Punições

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinaram que algumas legendas partidárias reservassem, nas suas próximas propagandas partidárias, o quíntuplo do tempo para promover e difundir a participação feminina na política. O Plenário entendeu que as legendas não cumpriram o tempo legal mínimo de 10% dos programas anteriores para atender a essa finalidade.

A atual legislação obriga os partidos a destinarem pelo menos 10% da propaganda partidária à participação da mulher na política. Porém, a maioria descumpre com muita frequência a norma.

Com informações do TSE

Nenhum comentário: