terça-feira, 30 de agosto de 2016

Juventude em Ação: mais três municípios cearenses são contemplados

Mais três municípios cearenses estão sendo contemplados na segunda fase de implementação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA). À lista de 13 localidades inicialmente beneficiadas foram acrescidos Horizonte, Aquiraz e Redenção, totalizando 16 municípios favorecidos. A iniciativa preventiva desenvolvida pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) atende a estudantes do ensino médio da rede pública estadual e alcança, também, as famílias dos alunos, docentes e lideranças comunitárias, proporcionando uma ciranda de prevenção.

A lista completa de municípios beneficiados é a seguinte: Viçosa do Ceará, Massapé, Beberibe, Eusébio, Crato, Icó, Jaguaribe, Cedro, Várzea Alegre, Itapipoca, Maranguape, Acopiara e Fortaleza (bairros Vicente Pinzón e Bom Jardim, áreas do Ceará Pacífico), Horizonte, Aquiraz e Redenção. As atividades já foram iniciadas em 28 escolas de ensino médio sob a coordenação da equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD. Cerca de 16 mil estudantes serão favorecidos.

A ação preventiva está dividida em sete etapas e inclui mobilização, divisão de equipe de alunos, aplicação do jogo interativo 'Na Trilha da Prevenção', declaração de conhecimentos, passeata de lançamento do programa nas cidades, construção do regulamento geral/realização de gincana artístico-cultural com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.

A programação do JA em cada município também envolve multiplicação de informações preventivas sobre drogas para a comunidade em geral, Dia 'D' de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas de mobilização social, ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana e solenidade de encerramento, ocasião em que ocorrerá a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque em cada escola.

O JA proporciona, entre outros benefícios, a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social. O ponto de partida é a aplicação do jogo interativo 'Na Trilha da Prevenção', que estimula a discussão de mitos e verdades sobre a temática das drogas. Os conhecimentos sobre entorpecentes são absorvidos de forma reflexiva, crítica e solidária. Os jovens deixam de ser meros receptores de informações para se tornar protagonistas na prevenção às drogas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, enfatiza que o estado do Ceará é pioneiro no Brasil na aplicação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, favorecendo o protagonismo juvenil no âmbito da prevenção ao uso de entorpecentes. Ele destaca que a expectativa é de estender a ação preventiva, paulatinamente, para todos os 184 municípios cearenses.

Governo do Ceará

Nenhum comentário: