segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Prefeitura de Acopiara e SENAC oferecem sete cursos profissionalizantes no município

Uma parceria entre a Prefeitura de Acopiara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC está oferecendo, atualmente, sete cursos gratuitos de qualificação profissional na Terra do Lavrador, onde também é ofertado para cada aluno a certificação, fardamento, auxílio para manutenção, material didático e de consumo.

As aulas acontecem no Centro Pastoral pela manhã, tarde e noite, com capacitação para 20 alunos em cada uma das turmas divididas entre assistente de produção cultural, cuidador de idoso, operador de supermercado, maquiador cênico, contador de história, pintura em tecido e cuidador infantil.

O instrutor Wesley Rodrigues informou que a parceria SENAC e Prefeitura, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, tem a finalidade de capacitar e ampliar as oportunidades de trabalho para as pessoas. “Em Acopiara temos cursos nas áreas da saúde, educação, comércio, gestão e beleza, além disso desenvolvemos, com estes alunos, várias atividades, projetos e encontros que também envolvem a comunidade”.

A aluna Antonia Félix, moradora da Vila Esperança e integrante do curso de cuidador de idoso, avaliou como uma oportunidade de trabalho futura e se diz preparada para exercer a função. “Durante as aulas aprendemos, principalmente, a respeitar as limitações e dificuldades de quem é idoso”.

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - Acessuas Trabalho, da STDS, disponibiliza espaço físico para os cursos, equipamentos, transporte e suporte prestados pela assistente social Regina Higino e Ronéria Teixeira, agente administrativo, por meio das parcerias com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, pactuado com o município em adesão junto ao Governo Federal e Programa Senac de Gratuidade – PSG.

“A equipe do Acessuas trabalha com um bando de dados de todos os alunos, com a finalidade de informar ao comércio local que Acopiara possui pessoas prontas para exercer cargos com qualificação, facilitando a inserção no mercado de trabalho”, completou Regina Higino.

Projeto Integrador

Como parte de um dos cursos, os alunos desenvolvem a promoção e integração social dos idosos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, principalmente do Convívio da 3ª Idade.

Alunos da enfermeira e instrutora Renata Francy, participaram nesta sexta-feira (27), do evento ‘Eu sou amigo do idoso’ realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, numa vasta programação que ofertou terapia com capoeira, exercício de alongamento, explanações sobre a importância do idoso dentro da sociedade atual, apresentação musical e palestra com a assistente social Daniela Braga sobre direitos do idosos. A Secretaria da Saúde prestou atendimento com aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, cálculo da massa corporal – IMC e vacinação, além do sorteio de brindes e um café da manhã.

Próximos eventos

Quinta-feira, dia 3 de dezembro, 8:30h, acontece no CRAS II vizinho ao Fórum, o ‘Criança Feliz’ para crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Adolescentes e Jovens dos três CRAS existentes no município com contação de histórias, gincanas e serviço de beleza para as mães.

Na sexta, dia 4 de dezembro, 18h no Polo de Lazer, tem o Sarau Solidário. Um evento cultural com apresentações de dança, capoeira e artistas locais, com o propósito de arrecadar alimentos, roupas, brinquedos e livros para doação a 32 famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Se você tem condição de ajudar, leve a sua contribuição e participe do evento.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de comunicação

Nenhum comentário: