sábado, 28 de fevereiro de 2015

Ministério da Integração Nacional dá garantia de recursos para a seca

Image-0-Artigo-1806611-1O secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Irani Ramos Braga, disse ontem, em visita ao Ceará, que o Governo Federal tem a perspectiva de manter todos os fluxos financeiros regulares e dar ênfase às obras que trarão resultados para a questão da segurança hídrica em 2015. Ele tentou amenizar os ânimos de parlamentares que se mostraram preocupados com um possível corte em recursos para obras importantes no Nordeste, como a Transposição do Rio São Francisco e Eixão das Águas.

"O Governo tem perspectiva de manter todos os fluxos financeiros regulares, e dar uma ênfase maior naquilo que terá um resultado no abastecimento e na segurança hídrica para este ano", disse ele, ontem, quando compareceu à Assembleia Legislativa para participar de sessão especial que visava debater políticas de convivência com a seca. Ele disse ainda que medidas emergenciais serão tomadas quando necessárias forem.

Para ele, é preciso fazer um bom uso dos recursos públicos, destacando que a oferta da água, em 2015, é prioridade. "Temos demandas para otimizar, cronogramas. E a Transposição (de águas) do São Francisco é prioritária para o Ministério da Integração Nacional que trabalhará com afinco no Eixo Norte, e entregará a obra para o Ceará em 2016", prometeu ele, destacando que todos os cronogramas serão mantidos, assim como os investimentos em obras estruturantes.

Ele informou ainda que o ano de 2016, mesmo que fique dentro da média no período chuvoso, será de preocupação para os estados que passam por estiagem, uma vez que os reservatórios permanecerão abaixo do ideal. Segundo disse, isso se dá devido aos anos passados onde a estiagem foi intensa não somente no Ceará, mas em outros estados do Nordeste.

Nenhum comentário: