quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Caminhada Outubro Rosa lembra importância da prevenção do câncer de mama em Acopiara


Com várias manifestações em prol à prevenção e ao combate do câncer de mama, durante todo mês, a Prefeitura de Acopiara celebra o “Outubro Rosa”, iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com demais secretarias municipais, que visa lembrar às mulheres a importância da realização do autoexame, bem como procurar uma unidade de saúde em caso de alguma dúvida ou suspeita.


Desta forma, na terça-feira (21), mais uma ação foi realizada com a Caminhada do Outubro Rosa pelas ruas da cidade. Com o tema “Vista essa causa”, os participantes se concentraram na Praça da Matriz, e seguiram até a Unidade Básica de Saúde – UBS da Rodoviária.


“Tanto a caminhada quanto às outras atividades são para conscientizar, que devemos sempre zelar pela saúde e o bem estar das nossas mulheres e é com alegria que realizamos este evento de alerta ao câncer de mama”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, Dra. Patrícia Guedes.


O evento também contou com a participação de alunos da Escola Liceu, ao final o público foi presenteado com uma palestra sobre a importância da prevenção com a mastologista Dra. Auriciane Holanda e os profissionais da residência multiprofissional em saúde realizaram um aulão de aeromix para todos os participantes.

O que é

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

História

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários países.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: