domingo, 26 de outubro de 2014

Artigo: Incompreensão compreensível

As eleições de 2014 é sem dúvida uma das mais disputadas desde 1889, uma frase dita e transmitida por mim, no qual Dr. Polasar afirmou a poucos dias.

Uma das protagonistas desse pleito são as velhas pesquisas eleitorais de institutos como Datafolha e Ibope. Mas, primeiro o que significa uma pesquisa de opinião pública? Significa dois pontos: tendecia e momento. A tendencia é se o candidato crescerá ou diminuirá seus votos e aprovação nas próximas sondagens. Já o momento diz respeito como está a situação na hora, no período em que foi realizado a pesquisa.

No primeiro turno, deste ano que se passa, tivemos alguns erros (até em suas margens de erro) nas pesquisas eleitorais. Poderia citar muitos casos como a votação extraordinária de Aécio Neves para a presidência, a ida de José Ivo Sartori, no Rio Grande do Sul, para o respectivo 2° turno e a vitoria de Camilo Santana no 1° turno, no Ceará. É nesse ponto que quero chegar.

Todos sabem a campanha vitoriosa que o mesmo conseguiu na primeira parte do pleito. Mas faltando alguns dias para o segundo turno essas temidas pesquisas voltam à tona, para amendrontar alguns e repassar confiança para outros. Resolvi escolher o Datafolha para fazer uma breve análise. Segundo o levantamento feito quarta-feira, Camilo tinha 57% e Eunicio 43%, uma larga vantagem que daria uma bela vitoria ao petista, mas de acordo com a pesquisa divulgada ontem no sábado mostrou um cenário totalmente diferente com uma queda de 5 pontos para Camilo e um aumento de 5 pontos para Eunicio.

Isso mostra uma grande reviravolta, em que uma diferença de 14% caiu para 4%, um empate tecnico. Mas quais seriam os motivos para essa mudança? O senhor "dinheiro" poderia ser a resposta? Quem sabe. Mas indo para numeros relativos significa uma especie de troca de votos, ou compra de votos, como queira, de uns 300 mil votos. Impossivel não seria.

Mas fazendo uma simples regra três vemos o seguinte: Camilo perdeu 5 pontos em três dias, então faltando um dia para as eleições se a tendência confirmar ele perderia mais um ponto indo a 51% e seu adversario iria a 49%, confirmando a vitoria do candidato apoiado por Cid Gomes.

Portanto isso demonstra que as chances de Camilo são maiores que a de seu adversário e que de acordo com suas probabilidades ele será eleito. É uma politica muito complicada e imprevisível em que o verdadeiro resultado sairá com a abertura das urnas. E no meio de tanta incompreensões que podem ser entendidas e compreensíveis mostra que a verdadeira vitória não está em pesquisas ou levantamentos e sim no voto a voto do povo e na apuração que é feita após o fechamento das urnas e a comemoração do povo, que fazem a verdadeira democracia do país.

Matheus Amarante

Nenhum comentário: