terça-feira, 30 de setembro de 2014

O santo que caminha sobre a caatinga

Em artigo enviado ao Blog, o leitor e morador de Lavras da Mangabeira João Lima fala da situação do município no atual contexto político. Confira:

Daquilo que muitas vezes os políticos vomitam, o sertanejo se alimenta. E um dos pratos mais requisitados de ambos os lados está a promessa. Maior devoto dos céus, o sertanejo tende a santificar políticos, como quem espera salvação, enquanto as preces não são ouvidas. E quanto maior é o sofrimento, e quanto mais a fome aperta, maior é o desejo do homem do campo em acreditar nas promessas dos políticos.

Antigo Riacho Fundo, o distrito de Iborepi, em Lavras da Mangabeira, não difere das centenas de outros distritos no Ceará e dos milhares no Nordeste. A diferença é que a sua população possui um “santo” que caminha sobre a caatinga. Filho da terra, o senador Eunício Oliveira costuma tratar seus conterrâneos como irmãos, como iguais.

Mas a diferença é notória não na miséria do sertanejo, do agricultor, diante da fortuna do mais ilustre filho. A diferença está no coração puro da minha gente.

Embora não fosse promessa de mandato de senador, Eunício assegurou trazer para Lavras da Mangabeira uma adutora e construir 20 casas em Iborepi, em substituição às moradias de taipa. Apenas 20. Isso nas eleições de 2010, mesmo que ganhasse ou perdesse. Ganhou a sua candidatura. Perderam os miseráveis. Talvez nunca ganhassem, mesmo. Preces ao vento.

E, agora, mais uma eleição. E novamente os olhares se voltam aos céus, outras vezes à caatinga. A Maria Arlete acredita que sua moradia de taipa, enfim, vire um lar. Mesmo porque Eunício agora prometeu na televisão, não mais para um grupo de oitenta pessoas que não têm como cobrar, quem dera exigir. O Anderson volta a torcer pelo tão sonhado emprego, não para ficar milionário como o ilustre filho da terra. A Luzinete… bem, melhor você mesmo ouvir as histórias da minha gente sobre o santo que caminha pela caatinga.


Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Nenhum comentário: