segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Polícia Militar Ambiental passa a ter autonomia para notificar e apreender paredões de som

Os agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) passarão a fazer autos de constatação e apreensões de paredões de som, tendo função similar aos agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Na manhã desta segunda-feira (18), os policiais receberam os certificados de conclusão do curso de Capacitação e Combate à Poluição Sonora, realizado entre os dias 11 e 14 deste mês.  
Com a formação, os policias passam a ter aparato técnico e legal para atuarem nas apreensões de forma autônoma, além do auxílio que já é dado pelo batalhão nas ações de fiscalização da Seuma. 
"A partir de agora os nossos policiais estão capacitados para fazerem as apreensões. Eles mesmos podem fazer os autos de constatação, evidentemente com a ajuda do decibelímetro, com base naLei do Paredão. Seremos como os fiscais da Seuma e mais pessoas vigilantes no tocante à poluição sonora", explica o major do BPMA, Ricardo Mota. 
Dessa forma, a projeção é de a Polícia intensifique suas ações para apreender equipamentos sonoros irregulares, algo que, segundo o major, já ocorreu logo no primeiro final de semana de atuação da BPMA após a capacitação em comparação com o anterior. "O comandante, sensibilizado com essa ação, já reforçou o efetivo, e neste final de semana útil nós já acrescemos em torno de 60% as apreensões de aparelhos sonoros", afirma o major.  
O BPMA ainda aguarda o recebimento de decibelímetros para começar a realizar as ações de notificação e apreensão de equipamentos sonoros, o que deverá ocorrer dentro de 10 dias, de acordo com o major. 

Nenhum comentário: