domingo, 30 de setembro de 2012

Eleições 2012: Instituto que fará pesquisa eleitoral em Acopiara pode está envolvida em fraude

A divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Exacta - Instituto de Pesquisa e Consultoria LTDA, que foi divulgada no Jornal O Povo na edição do último sábado (22), foi suspensa pelo juiz  eleitoral, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da 67ª Zona Eleitoral, que responde pelos municípios de Aracoiaba e Ocara.

O juiz atendeu uma representação da coligação, “Juntos Para Reconstruir Aracoiaba”, que denunciou a ausência de clareza dos parâmetros e da metodologia da pesquisa realizada entre os dias 15 e 16 de setembro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com o protocolo nº 63/2012.

Para o magistrado, o Instituto Exacta omitiu informações de metodologia da pesquisa, infringindo a norma do artigo 33, incisos III e IV, da Lei Eleitoral e defendeu também “que a divulgação de uma pesquisa eleitoral supostamente realizada sem a observância dos ditames legais pertinentes retratará de forma equivoca os dados coletados, exibindo aos eleitores uma realidade talvez inexistente”.

Outros casos 

Não é a primeira vez que o Instituto Exacta se envolve em indícios de fraudes em pesquisas eleitorais. Em 2008, a Assembleia Legislativa do Ceará apurou denúncias sobre institutos de pesquisas eleitorais. Na data, a procuradora geral de Justiça, Socorro França, designou uma comissão especial de promotores de Justiça para acompanhar as denúncias envolvendo nove institutos.

Três empresas foram condenadas ao pagamento de multas, entre elas, a Exacta - Instituto de Pesquisa e Consultoria LTDA, que recebeu uma multa de R$ 53.205,00 por divulgação ilícita de resultado de pesquisa na cidade de Limoeiro do Norte, nas eleições de 2008, de acordo com o TRE-CE, além da instalação de um Termo Circunstanciado de Ocorrência. A empresa recorreu, mas foi condenada a pagar uma multa de R$ 93.000,00.

Aracoiaba 

No caso de Aracoiaba, a pesquisa foi contratada pelo Sr. Francisco Marinho de Sousa. O resultado aponta suposto favorecimento do candidato do PSDB, Antonio Claudio, que aparece com 33,9% das intenções de voto. Em seguida, o candidato Ary Ribeiro (PMDB) com 33,9%. Sérgio Silvestre, do PSB aparece com 9,7% e Cleide (PTB) com 1,5%. O curioso é que esta última candidata teve o registro indeferido pelo TRE no dia 9 de setembro, e mesmo assim, a pesquisa registrada no dia 17 de setembro manteve a candidata na disputa.

Fonte : R7

Instituto envolvido em possível escândalo registra pesquisa eleitoral em Acopiara. Seria mais uma tentativa de fraude?

CE-00146/2012

29/09/2012

04/10/2012

EXACTA INSTITUTO DE PESQUISA E CONSULTORIA LTDA

Eleições Municipais 2012



ACOPIARA/CE

ITALO DIOGENES HOLANDA BEZERRA - CPF: 323 073 223 – 53 - RG: 11852 - 87 SSP/CE - END: EZAU MATOS CAVALCANTE, N 55. BAIRRO LAGOA PARK. IGUATU-CE

Contratante

Contratante

4.000,00

Bruno Agra Ferreira

8179

002/2004

01/10/12 02/10/12 412


Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.


Público pesquisado: (eleitores do município de Acopiara) Tipo de amostra: A amostra é representativa do eleitorado do município Acopiara, selecionadas em três estágios (Bairros/Ruas e/ou avenidas/Domicílios): No primeiro estágio fez-se um sorteio probabilístico dos bairros pesquisados, pelo método da probabilidade proporcional ao tamanho (PPT), tomando a população de cada bairro e/ou distrito, como base para tal seleção. No segundo estágio, dentro dos bairros e/ou distritos sorteados foram selecionados aleatoriamente as ruas e/ou avenidas onde as entrevistas serão realizadas. No terceiro estágio, dentro das ruas e/ou avenidas selecionadas, os entrevistados serão selecionados através de cotas proporcionais de Sexo e Faixa Etária, de acordo com o perfil do eleitorado em estudo. Fonte de dados: TSE/Agosto de 2012. III)Tamanho da amostra: 412 entrevistas. IV) Ponderação: sendo 51% do sexo feminino e 49% do sexo masculino, sobre as estimativas das faixas etárias, sendo 21,09% de 16 a 24 anos, 21,82 de 25 a 34 anos, 17,35% de 35 a 44 anos, 21,08% de 45 a 59 anos e 18,62% de 60 e mais anos. Fonte de dados: TSE/Agosto de 2012. Com relação a escolaridade, ocupação e renda familiar, serão atingidas pela cobertura geográfica da amostra e pela técnica de coleta de dados. V) Área física de realização da pesquisa: A amostra foi feita sobre a cobertura geográfica do Município de Acopiara, abrangendo bairros da Sede: Centro; Vila Esperança; Vila Moreira I; Vila Moreira II; Sitio Escuro; Aroeira; Vila Martins; Sitio Jurema; Sitio Pitombeira; Vila São João; Barragem; Sitio Cambitos; Rodoviária; Pedreiras; Cobal; Nova Acopiara; Sitio Muquem; Sitio Timbaúba dos Nunes; Estação; Vila Palmeira; Vila Lagoinha; Vila Calango; Colchete e localidades. (Barra do Ingá; Ebron; Isidoro; Quincoê; São Paulinho; Santa Felícia; Santo Antônio; Solidão; Trussu; Luna). Intervalo de Confiança/Margem de Erro: O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.


Para a realização da pesquisa utiliza-se uma equipe de entrevistadores e coordenadores de campo, devidamente treinada para o trabalho. As entrevistas são pessoais e domiciliares, feitas por meio de questionário estruturado, aplicando-se apenas um questionário por domicílio, respeitando as cotas pré-determinadas. Durante a realização dos trabalhos de campo, os entrevistadores são submetidos a uma fiscalização permanente por parte dos coordenadores de campo e são realizadas checagem de 20% da amostra para atestar a realização das entrevistas e a fidedignidade dos dados apurados, garantindo-se dessa forma, o grau de precisão dos estimadores, em função dos parâmetros previamente estabelecidos.


Município de Acopiara, abrangendo bairros da Sede: Centro; Vila Esperança; Vila Moreira I; Vila Moreira II; Sitio Escuro; Aroeira; Vila Martins; Sitio Jurema; Sitio Pitombeira; Vila São João; Barragem; Sitio Cambitos; Rodoviária; Pedreiras; Cobal; Nova Acopiara; Sitio Muquem; Sitio Timbaúba dos Nunes; Estação; Vila Palmeira; Vila Lagoinha; Vila Calango; Colchete e localidades (Barra do Ingá; Ebron; Isidoro; Quincoê; São Paulinho; Santa Felícia; Santo Antônio; Solidão; Trussu; Luna).

QUESTIONÁRIO ACOPIARÁ.pdf

Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

Fonte: TRE

Nenhum comentário :