domingo, 24 de maio de 2009

Vírus da gripe suína tem origem nas aves

Uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, nos Estados Unidos, revela que a origem de toda a sequência genética que forma o vírus A(H1N1), causador da gripe suína, se encontra nas aves e só depois foi passada para os porcos. A maioria desses genes virais circulava pela América do Norte e pela Ásia desde 1998, sem ser detectada — mas existia antes, desde 1918. O resultado sugere que o controle sanitário sobre as criações de suínos deve ser reforçado.

O estudo, que será publicado na revista Science, analisou mais de 50 amostras do vírus, isoladas no México e nos Estados Unidos. Seis dos oito segmentos genéticos que foram encontrados são originários de aves. Eles são compostos por uma recombinação tripla que inclui material genético de humanos, aves e porcos. Esses vírus têm uma forte tendência de trocar entre si partes de genomas. Os outros dois segmentos genéticos são derivados de vírus suínos provenientes da Europa e da Ásia.

A pesquisa do CDC não conseguiu determinar se o A(H1N1) é altamente transmissível ou virulento. Isso pode representar que outras sequências gênicas desconhecidas sejam as responsáveis pela contaminação entre humanos. Os pesquisadores alertaram que são necessários mais estudos em relação à proteína hemaglutinina, encontrada no vírus, já que ela pode ser importante na produção de uma vacina.

Nenhum comentário: