quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vestibular da UECE poderá ser anulado na próxima semana

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Uece, José Maria Santiago, afirma que já começou a receber os pedidos vindos do Protocolo Geral da Universidade Estadual do Ceará (Uece) referentes às reclamações dos alunos sobre uma suposta fraude no processo seletivo ocorrido no último domingo (29).

Uma reunião está marcada no próximo dia 7, com toda a comissão do vestibular e o professor Francisco Araripe, reitor da Uece. Dela sairá a decisão da anulação ou não do vestibular da Universidade. O presidente da Comissão assegura que todos os alunos serão informados de qualquer decisão tomada após o encontro.

Pressionado pelos ruins resultados, Lúcio Bomfim renuncia e Renan Vieira assume a presidência do Fortaleza


Lúcio Bomfim não é mais presidente do Fortaleza. Durante o encontro do Conselho Deliberativo do clube nesta terça-feira, o dirigente decidiu entregar o cargo.  Lúcio – que tinha o apoio de parte dos conselheiros - não suportou a pressão pelo rebaixamento do time para a Série C do Campeonato Brasileiro. O vice-presidente eleito, Renan Vieira (foto), e que foi diretor de futebol da equipe na temporada 2009, também muito criticado pela torcida, optou por continuar e assume a presidência.

Cariri tem chuva com granizo

. Fortes chuvas, mas com curta duração, acompanhadas de relâmpagos, trovões e até granizo, banhou ontem a maioria dos municípios do Cariri. No Crato, oficialmente, foram registrados 83 milímetros. No entanto, no Sítio Granjeiro, no sopé da Serra do Araripe, os pluviômetros, com capacidade para medir até 120 milímetros, transbordaram. A intensidade das chuvas não causou nenhum problema na cidade que, normalmente, é alagada com uma chuva de 100 milímetros. Dados da Funceme registraram chuvas em 10 municípios caririenses. Barbalha teve a maior.

IPVA deve cair até 50% em 2010

Diante de tantas despesas no período natalino e no início do ano novo, época em que se concentram os gastos com as férias, aquisição dos livros escolares e pagamento de tributos, um alento para o contribuinte cearense proprietário de veículo automotor. O IPVA de 2010 de alguns modelos de veículos deverá sofrer redução nominal de até 50%, em relação ao valor pago no ano passado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindivel), Everton Fernandes, a média da redução do valor do IPVA será de 30%, apesar da manutenção da alíquota de 2,5%, para os carros. Já os proprietários de motocicletas também serão beneficiados em 2010, com a redução da alíquota do imposto incidente sobre o bem, de 2% para 1%.

De acordo com Fernandes, a redução do imposto decorre da desvalorização natural dos veículos usados, de um ano para o outro; bem como de alteração no conceito de alguns modelos, sobretudo dos mais populares, como Gol, Celta e Pálio. Conforme explicou, os carros populares, independentemente de conterem acessórios opcionais, como ar condicionado, vidros-elétricos e direção hidráulica ou quatro portas, serão considerados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) como básicos.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 15 milhões nesta quarta-feira

O concurso 1.131 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira (2), deve pagar R$ 15 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

No último sábado (28), ninguém, acertou os números sorteados no concurso 1.130, e o prêmio acumulou. Os números sorteados na ocasião, em Dois Vizinhos (PR) foram: 05 - 18 - 23 - 32 - 49 - 54.

Ao todo, 279 bilhetes acertaram a quina e cada um ficou com R$ 5.751,46. Outras 9.245 apostas acertaram a quadra e ficaram com R$ 247,95 cada uma.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Acopiara: gastos com diárias pagas pela prefeitura ultrapassam a marca dos 140 mil reais

Acessando o Portal Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará - TCM, o blog descobriu quem são os três recordistas em diárias pagas pela Prefeitura Municipal de Acopiara durante o ano de 2009.

Somente com esses três servidores públicos foram gastos até agora a quantia de R$ 51.307,50 (cinquenta e um mil, trezentos e sete reais e cinquenta centavos).

Clicando no nome do favorecido (abaixo) o internauta poderá ver detalhes dos empenhos.

ANTONIO ALMEIDA NETO R$ 29.040,00 (Prefeito Municipal)
ROSMARI HOLANDA GURGEL ALMEIDA R$ 11.746,50 (Secretária de Administração e Finanças - esposa do prefeito)
TEREZA CRISTINA MOTA DE SOUZA ALVES R$ 10.521,00 (Secretária de Saúde - cunhada do prefeito)

Em tempo

No que diz respeito às diárias pagas pela Prefeitura durante o ano de 2009, foram encontrados  ainda no Portal da Transparência, pelo menos, 70 favorecidos totalizando o gasto de R$ 141.526,25 (cento e quarenta e um mil, quinhentos e vinte e seis reais e vinte e cinco centavos).

Os dados do portal foram atualizados no último dia 27 de novembro de 2009.

Mau exemplo...


São situações como essa, que muitas vezes induzem as pessoas comuns a praticarem os ilícitos no trânsito. Uma viatura de polícia da cidade de Lavras da Mangabeira foi estacionada em cima do calçadão do banco  Bradesco, aqui na cidade de Iguatu. Essa situação foi flagrada no dia de hoje (01), por volta das 15 horas.

Desse jeito, o mau exemplo se prolifera!

Iguatu Notícias

Concurso do Ronda do Quarteirão vai convocar 2,5 mil classificados até sexta-feira

O Programa Ronda do Quarteirão vai convocar 2,5 mil classificados no concurso, conforme informações do coordenador do programa, Coronel Joel Brasil.
De acordo com ele, a convocação será de acordo com a ordem de classificação. Até sexta-feira a Uece deverá realizar a publicação dessa lista", afirma.

Iguatu Notícias

Governo entrega 48 novas viaturas para Centro-Sul e Cariri


O governador Cid Gomes entregou nesta terça-feira, dia 1º, 48 novas viaturas destinadas as Polícias Militar e Civil, para reforçar a segurança no Interior do Estado. A entrega  aconteceu durante a realização do "Governo do Ceará na Minha Cidade", em Acopiara, na região Centro Sul. Os veículos serão distribuídos em 31 municípios das regiões Centro Sul e Cariri. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 18,3 milhões na aquisição de 126 viaturas para a Polícia  Militar e 74 para a Polícia Civil.

Para o Centro Sul, Cid Gomes também assinou a liberação de R$ 928 mil para investimentos na infraestrutura das áreas da educação, saúde e habitação. O montante é oriundo do orçamento do Estado e, por meio do Programa de  Cooperação Federativa (PCF), permite aos deputados estaduais a destinação destes recursos aos municípios. Os municípios beneficiados com o Programa na terça-feira, foram Acopiara, Cariús, Piquet Carneiro, Tauá e Solonópole.

Durante a instalação do Governo Itinerante, Cid Gomes e os secretários Adail Fontenele (da infraestrutura), César Pinheiro (dos Recursos Hídricos), Joaquim Cartaxo (das Cidades) e o superintendente do Departamento de Edificação e Rodovias (DER), Quintino Vieira, informaram à população sobre as obras de infraestrutura da Região durante a realização da audiência pública.

Cid Gomes lembrou diversas ações que estão sendo executadas na Capital e no Interior
do Estado, como a construção de metrôs, de Centro de Eventos, Policlínicas, CEOs, escolas, entre outros.

Ele destacou que os investimentos na área dos recusos hidrícos superam R$ 700 milhões e anunciou a construção de duas novas barragens do sul do Estado. Uma em Antonina do Norte e outra em Umari, além das barragens que serão construídas em Madalena, Itapipoca, Ipueiras e Beberibe.

O governador afirmou também, que através da parceria com o Governo Federal, até o fim de 2010, todos os domicílios contarão com energia elétrica, por meio do Programa Luz Para Todos. Outro destaque apresentado por Cid Gomes foi o Cinturão Digital que vai garantir banda larga a 92% da população urbana do Ceará. "Até abril de 2010 nós vamos implantar este projeto", anunciou o Governador.

"Nós estamos fazendo aproximadamente metade do que foi feito em toda a história do Ceará", disse Cid, ao ser questionado sobre as rodovias. Ele anunciou que os investimentos em restauração e implantação de novas estradas ultrapassam R$ 1 bilhão e que não há nenhum município do Ceará que não tenha estrada asfaltada."Nossa meta é restaurar mil e quinhentos quilômetros e construir novos mil quilômetros", disse.

Na área do desenvolvimento social foram assinados convênios com prefeituras municipais para implantação de programas de qualificação profissional como Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Para beneficiar comunidades agrícolas, foram liberados projetos de incentivo e mecanização agrícola.

Durante todo o dia a população foi beneficiada com a oferta de serviços como emissão de documentos, realização de exames, inscrição em programas de Governo, entre outros. Nessa quarta-feira (2), o Governo Itinerante segue para Brejo Santo, na gião do Cariri.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Feliz da vida...

E quem estava feliz da vida com o governador Cid Gomes (PSB) em Acopiara, era o prefeito da cidade.
Nem parece que há dois anos o governador só não o chamou de santo.
Coisas da política...

Acidente com caminhonete em Quixadá deixa três mortos e cinco feridos

Um acidente com uma caminhonete D-20 de cor azul deixou três pessoas mortas na manhã desta terça-feira (1º), por volta das 7h30min, no quilômetro 124 da CE-060, entre os municípios de Quixadá e Itapiúna.
O veículo transportava oito passageiros, quando uma das rodas traseiras escapou e o condutor perdeu o controle.

Além dos que faleceram, os outros cinco passageiros ficaram feridos e foram encaminhados para o hospital local de Quixadá. O motorista da caminhonete fugiu logo após o acidente.

 Com informações do Repórter Júlio César.

Prefeito de Iguatu Agenor Neto recebe convite para participar do 3° Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira

O Prefeito de Iguatu, Agenor Neto, foi convidado pela equipe do governo Lula para participar do 3° Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira, que irá acontecer nos dias 3 e 4 de dezembro de 2009 no Palácio dos Congressos na França. O evento é organizado sob a alta patronagem da Presidência da República francesa e da Presidência da República federativa do Brasil.

O objetivo do encontro é fazer evoluir as parcerias existentes, melhorar os intercâmbios entre coletividades que trabalham sobre a mesma temática e basear-se em práticas inovadoras das coletividades e de seus parceiros locais, de modo a integrar melhor em suas cooperações o desafio que o desenvolvimento sustentável representa.

"Estou orgulhoso de receber tal convite do governo Lula, mas possuo várias obrigações neste final de ano na busca de investimentos para Iguatu em 2010, e estamos na luta para que o meu povo tenha um ano melhor que este de 2009", disse Agenor Neto.

Iguatu Notícias

Bairros Moreira, Aroeiras e vila Esperança em Acopiara recebrão lombadas eletrônicas

O governador Cid Gomes afirmou hoje em Acopiara, no Governo em Minha Cdade, que em 30 dias serão colocadas lombadas eletrônicas nos bairros Moreira, Aroeiras e vila Esperança em Acopiara.

Nesses três bairros o índice de acidente é considerado alto tendo em vista a grande velocidade que os veículos desenvolvem.

Acopiara: vereadora pede explicações a Prefeitura sobre inscrições para a seleção de Agentes de Saúde

Na sessão do legislativo de Acopiara, ontem, a vereadora Simone Félix Martins (PMDB) entrou com requerimento solicitando da Prefeitura Municipal, informações em relação as inscrições para a seleção de Agente de Saúde realizadas no último final de semana, bem como, prorrogação das inscrições.

Ela justificou que entrou com o requerimento porque a população do município não tomou conhecimento das inscrições.

Segundo Simone, o Edital deveria ter sido divulgado nas emissoras de rádio.

Icó: criança engole caroço de fava e morre asfixiado

Uma criança de apenas 01 ano e seis meses de idade, identificada apenas como Renato, faleceu ontem no sítio Aroeiras, zona rural de Icó, após engolir um caroço de fava.

Sengundo informações de populares a criança ainda foi socorrida para o hospital regional de Icó mais morreu por asfixia momentos depois.

Governo entrega hoje mais 48 viaturas para o Interior do Estado

O governador Cid Gomes entrega nesta terça-feira (1º), às 9 horas, em Acopiara, na Região Centro-Sul, 48 viaturas para a Polícia Militar, Polícia Civil a 31 municípios do Cariri e Região Central do Estado. As viaturas serão incorporadas ao patrimônio da PM, bem como ao da Policia Civil. Visando uma maior integração das instituições policiais, será colocada em cada uma das (50) cinquenta delegacias que estão sendo construídas no Interior, uma viatura de cada Instituição. Essa nova estrutura além de atender às necessidades tradicionais de uma delegacia de polícia, agrega em suas instalações um destacamento policial militar.

Essa é mais uma nova ação de interiorização na área da Segurança Pública e com um investimento de R$ 18.306.536,00 (dezoito milhões, trezentos e seis mil e quinhentos e trinta e seis reais) o Governo do Estado do Ceará adquiriu 200 viaturas SRV, sendo 126 para a Polícia Militar e 74 para a Polícia Civil. O objetivo é equipar e dar mais condições de trabalho aos policiais no interior do Estado, melhorando assim a qualidade do serviço ofertado a população cearense.

Municípios beneficiados:


Município
PMCE
PCCE
total
01
Aracati

01
01
02
Acopiara
01

01
03
Aiuaba
01

01
04
Araripe
01

01
05
Assaré
01

01
06
Aurora
01
01
02
07
Barbalha
01

01
08
Brejo Santo
02

02
09
Campos Sales
01
01
02
10
Caririaçu
01
01
02
11
Cedro
01

01
12
Crato
02
01
03
13
Icó
01
01
02
14
Iguatu
02
01
03
15
Ipaumiriim
01

01
16
Jaguaribe

01
01
17
Jardim
01

01
18
Jati
01

01
19
Juazeiro do Norte
04

04
20
Lavras da Mangabeira
01
01
02
21
Mauriti
01
01
02
22
Milagres
01
01
02
23
Missão Velha
01
01
02
24
Mombaça
01

01
25
Pena Forte
01

01
26
Potengi
01

01
27
Quixeramobim

01
01
28
Russas

01
01
29
Salitre
01

01
30
Umari
01

01
31
Várzea Alegre
01
01
02

TOTAL
33
15
48

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nova enquete, no ar!

O blog já está com nova enquete e quer saber a sua opinião: Em qual desses possíveis candidatos a governador no Ceará você não votaria de jeito nenhum em 2010?

O blog selecionou os prováveis nomes para você votar, dentre eles, Cid Gomes, Tasso Jereissati, Lúcio Alcântara, Roberto Pessoa, Luizianne Lins, Raimundo Gomes de Matos, Renato Roseno e outros...

Agora é só votar.

Editorial - Sem medo da verdade



É lamentável, e por que não dizer de pouco convencimento, presenciarmos adversários políticos do prefeito Agenor Neto, ao se pronunciarem numa determinada emissora de rádio local, tentarem, a todo custo, desafiar a inteligência do ser humano.

Foi justamente o que pudemos ouvir na semana passada. Um pretenso candidato(a) ao legislativo estadual em 2010, aqui da cidade de Iguatu, durante uma entrevista, saiu com essa de dizer que o prefeito Agenor Neto era um aproveitador de situações políticas.

Ora, caros internautas, desde quando há um aproveitamento de situações por parte do prefeito Agenor, e que não seja em benefício do "Bem Comum"? Está claro para todos que assim o deseja ver e crer, que nenhum passo até hoje dado no campo político pelo atual gestor de Iguatu, teve a ver com interesses pessoais. Senão vejamos: em 2006, mais especificamente no dia 22 de setembro de 2006, quando o então candidato a reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, em queda livre nas pesquisas de opinião e com isso gerando dúvidas quanto ao seu sucesso eleitoral, o prefeito Agenor Neto tomou a coragem de ir para Brasília, e diante de uma platéia de 2.500 prefeitos (veja o vídeo), discursar, e declarar o seu voto publicamente em prol da reeleição do presidente Lula, num ato de gratidão por tudo que, até aquele momento, o governo federal vinha fazendo pelo seu município.

E mais: previu até o percentual de votos com que o presidente venceria aqui em Iguatu. Errou por dois pontos percentuais - não foi 90% mas sim 88% de votos em favor do atual presidente. Como resultado disso tudo, grandes investimentos do Governo Federal no município foram empreendidos, e só já não foi feito muito mais, porque temos um grupo de oposição política que joga sujo pelos porões da perseguição política.

Outro ponto de relevância e que é tema atual é quanto ao apoio político declarado de Agenor Neto, à reeleição do atual governador Cid Gomes. Como todos sabem, não existe nenhuma certeza quanto ao êxito de Cid numa eventual reeleição, até por que o desgaste no interior do estado é gritante - basta fazer uma pesquisa boca a boca. Mesmo assim, Agenor Neto(PMDB), usando da arte de fazer a política dos interesses coletivos, já deu a sua palavra: "vou apoiar a reeleição do governador Cid Gomes. Quero apenas que ele (Cid) traga obras e projetos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo".

Diante disso, caros leitores, aonde está a incoerência política?

Refletindo: o texto ficou longo, e ficaria mais ainda se aqui neste espaço fosse narrado tudo o que essa oposição mesquinha aqui da cidade de Iguatu vem fazendo para prejudicar o andamento dos projetos, cujo objetivo e promover o bem comum, beneficiando principalmente os mais necessitados.

E aqui deixo uma observação: o que é mais justo, trabalhar em prol da coletividade e do interesse comum, ou desenvolver um verdadeiro  programa de cabide de empregos dentro das instituições do estado, a nível local, construindo assim uma máquina eleitoral em benefício de meia dúzia de pessoas?

Vamos ficar de olhos abertos!

Iguatu Notícias

Acopiara: Tribunal de Contas dos Municípios atualiza receitas e despesas da Prefeitura

O blog volta a publicar os recursos que entram e saem da Prefeitura Municipal de Acopiara. 
 
Os dados são oficiais e foram atualizados no último dia 27 de novembro de 2009.

Nos links abaixo o internauta poderá acompanhar se o seu dinheiro está sendo bem aplicado pela administração municipal.

Para ter acesso é só clicar no link do seu interesse.

Receitas

Despesas

Justiça manda município de Barro repassar mais de R$ 47 mil à Associação Comunitária

O município de Barro, distante 452 km de Fortaleza, terá que repassar R$ 47.869,81 para a Associação Comunitária Iara, entidade filantrópica credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi proferida nesta segunda-feira (30/11), durante sessão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O relator do processo foi o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes.

STDS atende a mais 650 jovens estudantes do Interior

O Governo do Estadual amplia as ações de qualificação profissional de juventude no interior cearense, garantindo mais jovens no mercado de trabalho em todo o Estado. O Governo do Ceará na Minha Cidade, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) beneficia, desta vez, um total de 650 jovens de 21 municípios, através dos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo. Nos dias 1 e 2 de dezembro (terça e quarta-feira próximas), nas cidades de Acopiara e Brejo Santo, respectivamente, a Secretária Fátima Catunda entrega certificados de conclusão de curso a 505 estudantes e assina a adesão para os dois programas atendendo a mais 145 estudantes carentes.

Na última edição do Governo do Ceará na Minha Cidade, o Primeiro Passo iniciou turmas em outros 8 municípios para atender a um total de 160 jovens da região Até o final do ano, a meta de alunos qualificados pelo programa é de 21 mil jovens, na capital cearense e no interior. Desta vez, serão atendidas, além dos municípios sedes do Governo na Minha Cidade, as cidades de Cariús, Iguatu, Jucás, Orós e Catarina no primeiro dia; Missão Velha, Porteiras, Jardim, Mauriti, Penaforte, Aurora, Milagres, Abaiara e Barro no segundo dia.

Mais Ações

Durante a passagem por Acopiara, a titular da STDS, Fátima Catunda, fará a entrega de kits de trabalho de cozinha através e certificados para alunos concludentes do curso de Corte e Costura nos municípios de Cariús e Massoterapia em Iguatu. Haverá à disposição da população local, as unidades móveis do Primeiro Passo Digital e do Sine/IDT. Em atendimento às pessoas com deficiência da região, a STDS fará ainda a doação de cadeiras-de-rodas aos cidadãos cadastrados. No município de Brejo Santo, os estudantes concludentes dos cursos de Corte e Costura e feitura de Doces e Salgados, e do curso de Mecânica de Moto na cidade de Aurora, receberão os kits instrumentais de trabalho.

Governo do Ceará

Resultado da enquete

Se dependesse da vontade do internauta, com certeza, o senador Tasso Jereissati (PSDB) concorreria ao governo do Estado em 2010.

Na enquete: Tasso Jereissati (PSDB) será candidato a Governador no Ceará em 2010?

58% dos votantes disseram sim e acham que o senador será candidato. 42% não acreditam nessa hipótese.

Votaram na enquete 544 internautas.

A próxima enquete promete. Aguardem!

Foto: Dihelson Mendonça

Empresas apresentam propostas de preços para construir Aeroporto de São Benedito

As empresas habilitadas para a construção do Aeroporto Regional de São Benedito, apresentaram suas propostas comerciais à Comissão Central de Licitações para a execução da obras. Concorrem ao serviço as construtoras Lotil, Memp, JMV, Copa, Cosampa e Edcon.

As propostas, que variaram de R$ 5,2 milhões a R$ 6,2 milhões, estão sendo agora analisadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER) posterior anuncia do vencedor da licitação.

O aeroporto de São Benedito faz parte dos esforços do Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Seinfra, visando o desenvolvimento da aviação regional cearense.

Para isso tem feito investimentos na construção, reforma e outras melhorias em diversos aeroportos regionais do Estado, como os de Tauá, Iguatu, Aracati, Camocim, Limoeiro do Norte e São Benedito. Também está em fase preparatória de licitação a construção do aeroporto de Jericoacoara.

As ações de melhorias aeroportuárias, além de promover e valorizar o turismo no Interior visam ainda incentivar ainda mais o turismo de negócios, com vistas ao crescimento e desenvolvimento regionais, deixando os equipamentos em condições operacionais adequadas de pouso e decolagem, possibilitando a operação de aeronaves de médio porte, melhorando a ligação com a Capital e outros centros regionais.

O Governo do Estado elabora ainda projeto para construir o do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, cuja previsão de início é para ainda este ano, já estando sendo preparado o edital de licitação. Com 2.500 metros de extensão, o aeroporto terá a segunda maior pista de pouso e decolagem do Ceará.

A intenção é incrementar o acesso a Jericoacoara, destino turístico que cada vez mais ganha destaque internacional. O DER responde pela gestão de nove aeroportos regionais: Tauá, Camocim, Aracati, Juazeiro do Norte, Crateús, Campos Sales, Quixadá, Sobral e Iguatu.

Fim de semana com 51 acidentes nas estradas que cortam o CE


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) registraram, juntas, neste fim de semana, 51 acidentes nas rodovias que cortam o Ceará. Destes, 43 pessoas ficaram feridas e 4 foram a óbito.

Nas estradas estaduais (CEs), ocorreram 11 acidentes no sábado e 16 no domingo, resultando 29 feridos e quatro mortes.

Na CE-362, em Sobral, quilômetro 94, Quelson Silva Monte, 37, morreu após o veículo Uno Mile em que viajava como passageiro capotar por volta das 6 horas da manhã de sábado (28). O motorista do carro ficou ferido e foi socorrido para a Santa Casa de Sobral.

Já domingo (29), por volta das 15 horas, uma colisão entre duas motos na CE-348, em São Gonçalo do Amarante, deixou um motoqueiro de 22 anos morto e outro ferido – este sendo encaminhado por populares para o hospital local e, em seguida, para o Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza.

Nas rodovias federais (BRs), a PRF não identificou nenhum acidente com vítima fatal. Foram 24 acidentes no sábado e no domingo, com 14 pessoas feridas.

Além disso, um adolescente foi apreendido em uma moto em Tauá, no quilômetro 130 da BR-020, com um revólver e um punhal.

Jangadeiro Online

Prefeitura de Iguatu lança 2ª etapa do Refis 2009


A prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Finanças, lançou a 2ª etapa do Refis (renegociação fiscal de dívidas) 2009. De acordo com o decreto de lei municipal, até 31 de dezembro deste ano, os contribuintes em débito com o fisco municipal, pessoas físicas e jurídicas, poderão quitar as suas dívidas com 100% de descontos em juros e multas no pagamento à vista. A medida é válida para todos os débitos contraídos até dezembro de 2008.

Quem quiser aderir Programa, deve formalizar requerimento junto ao Setor de Tributação e Arrecadação da Sefin, que fica na sede da prefeitura Municipal, no bairro Bugi.

Iguatu Notícias

Estudantes denunciam irregularidades no vestibular da Uece

Estudantes que prestaram Vestibular para a Universidade Estadual do Ceará (Uece) denunciam irregularidades nas provas realizadas neste domingo (30). De acordo com os candidatos, em alguns cadernos constavam itens grifados que coincidiam com o gabarito oficial; já em outros casos, há itens sem ponto final, o que poderia induzir o vestibulando ao erro.

Analisando os cadernos das provas da Uece, foi possível constatar os erros relatados pelos candidatos nas questões 31 de geografia, 49 de biologia (caderno de provas de inglês) e na questão 10 de português (caderno de provas de espanhol), mas segundo os alunos, pode haver muito mais.

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), José Maria de Santiago, apenas confirma que "houve problemas em uma questão de espanhol que estava em negrito e que, por atitude nossa, será anulada". José Maria também afirma que o candidato que sentir-se prejudicado pode entrar com o Protocolo Geral da Uece e reivindicar seus direitos, de acordo com o edital.

Portal verdes Mares/Iguatu Notícias

Estão suspensos exames de Habilitação em Boa Viagem, Trairi, Milhã, Juazeiro e Pedra Branca

O Detran-CE, por meio da Diretoria de Habilitação, informa que foram adiados os exames de Habilitação do programa Carteira de Motorista Popular e do plano normal da primeira CNH programados para este final de semana nos municípios de Boa Viagem, Trairi, Milhã, Juazeiro do Norte e Pedra Branca, em função da greve dos servidores do Órgão.

Estão suspensos também, em todos os postos do DETRAN em Fortaleza e Interior do estado, desde o início da greve, dia 24, os exames de prática de direção e de legislação. Logo após o fim do movimento, a Direção do Detran-CE fará novo calendário e anunciará aos moradores dessas cidades.

Metrô do Cariri será inaugurado terça-feira


O Governo do Estado vai entregar à população do Cariri o primeiro projeto de requalificação do transporte de passageiros no interior do Estado. O Metrô do Cariri, que liga as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, será inaugurado na próxima terça-feira (1/12). A solenidade de inauguração será dividida entre as duas principais cidades da região.

Às 19h30min a cerimônia será na Estação do Crato; e às 20 horas, a festa ocorre na Estação de Juazeiro do Norte. O Metrô do Cariri está orçado em R$ 25.190.720,90.

Nessa primeira fase, o Metrô do Cariri irá circular dentro da chamada operação branca, cuja principal característica é a não cobrança de bilhetagem. É um período de adaptação durante o qual serão verificados o desempenho dos equipamentos e a adaptação de funcionários e população ao novo serviço. O Metrô vai começar a circular com três estações concluídas: Crato, Teatro e Juazeiro. Ao longo desse período, segue a execução da obra das seis demais estações.

O Estado

TCM oferece certidão online para Prefeituras com contas em dia

O Tribunal de Contas dos Municípios já está oferecendo mais um serviço em seu endereço eletrônico (www.tcm.ce.gov.br). É a certidão online que atesta se Prefeituras e Câmaras Municipais estão em dia ou não com as prestações de contas mensais via Sistema de Informações Municipais.

Como a emissão inclui mecanismo de validação, isso evita deslocamentos até a sede do órgão para acesso ao documento nesse caso específico. Isso é muito bom para o público geral, pois garante que qualquer cidadão emita e acompanhe a certificação de seu município. Tudo via Internet.

Os dirigentes municipais, igualmente, terão facilidade em comprovar junto ao Cadin, na Secretaria da Fazenda, que deixaram de estar incluídos em situação de inadimplência. Quem não presta contas, como se sabe, fica impedido de firmar convênios para receber verbas de entes públicas, em prejuízo, portanto, dos munícipes.

Coluna Vertical, do O POVO

Fla vence o Corinthians e fica a uma vitória do hexacampeonato


A frustração da semana passada foi transformada em euforia, e agora o Flamengo está a uma vitória de conquistar, após 17 anos, o Campeonato Brasileiro. O caminho para o hexa ficou mais curto depois da vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, neste domingo, em Campinas, e da derrota do então líder São Paulo para o Goiás, em Goiânia. Com 64 pontos, a equipe rubro-negra chegou pela primeira vez à ponta da tabela e garantiu a participação na Taça Libertadores de 2010.


Veja a classificação

Uece divulga gabarito da primeira fase do Vestibular 2010.1

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgou o gabarito das provas da primeira fase do Vestibular 2010.1.


Os candidatos já podem conferir as respostas por meio do site da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Uece.

Os aprovados nesta primeira fase participarão da próxima etapa, programada para os dias 20 e 21 de dezembro. Na ocasião, serão realizadas as provas de redação e três específicas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

domingo, 29 de novembro de 2009

Itinerante será realizado em Acopiara nesta terça (01) e segue para Brejo Santo na quarta-feira (02)

O governador Cid Gomes estará nesta terça-feira (01), no município de Acopiara, região do Centro Sul do Estado, para a instalação do Governo do Ceará na Minha Cidade. Acompanhado de todo o secretariado estadual, o chefe do executivo anunciará diversas ações para o município e região. Da mesma forma acontecerá na quarta-feira (02), em Brejo Santo, no Cariri, durante o Governo Itinerante do município. A solenidade de Acopiara acontecerá no Centro Social (Av. Cazuzina Marques, S/N – Centro) e de Brejo Santo no Brejo Santo União Clube (R. José Matias Sampaio S/N – Centro), ambas a partir das 9h30.

Nas duas localidades, além de divulgar as ações do Estado, o governador presidirá audiências públicas para que a população possa tirar dúvidas sobre a atuação do Governo e levar demandas ao seu conhecimento e dos secretários de Estado. Em Acopiara serão discutidas ações sobre a infraestrutura do município, com participação dos secretários estaduais da Infraestrutura, Adail Fontenele; das Cidades, Joaquim Cartaxo; e o superintendente do DER, Quintino Vieira. Já em Brejo Santo, o governador discutirá com a população sobre Educação Fundamental e Profissionalizante, com participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira; e da Educação, Izolda Cela.

O governador Cid Gomes também assinará com os deputados estaduais das duas regiões o Programa de Cooperação Federativa (PCF), direcionando para essas regiões recursos para as diversas áreas de atuação do Governo, como saúde, educação e infraestrutura. Em Acopiara, a assinatura do termo de adesão ao PCF garantirá mais de R$ 7,4 milhões em investimentos, o mesmo montante será repassado para Brejo Santo e demais municípios do Cariri.

Na pasta da agricultura, Cid Gomes, junto com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, fará a liberação de Projetos São José beneficiando as duas regiões. Além disso, em Acopiara, serão assinadas Cartas de Crédito para construção de Habitações Rurais em assentamentos nos municípios de Piquet Carneiro e Senador Pompeu. Na solenidade de Brejo Santo serão entregues títulos de terra para agricultores familiares do município.

A Polícia Militar e Civil que atuam no Centro Sul do Estado e região do Cariri receberão 50 novas viaturas do Governo. Isso garantirá que os chamados da população sejam atendidos com mais agilidade e qualidade, e os policias trabalhem em segurança.

Praça da Cidadania

Durante todo o dia em que o município de Acopiara for sede do Governo, a população poderá se beneficiar com ações sociais e oficinas na Praça da Cidadania, que acontecerá no Pólo de Lazer Edson Monteiro (Av. Paulino Felix – Centro). Já em Brejo Santo os serviços como retirada de documentos, serviços jurídicos e cursos de capacitação serão prestados a população na Praça Dionísio Rocha de Lucena – Centro.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Ninguém acerta dezenas da Mega-Sena que tinha prêmio de R$ 12 milhões

Nenhum apostador conseguiu acertar as seis dezenas do concurso 1.130 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite deste sábado (28). O prêmio previsto era de até R$ 12 milhões. Os números sorteados foram: 05, 18, 23, 32, 49 e 54.

O sorteio foi realizado às 20h (horário de Brasília), em Dois Vizinhos (PR).

Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor em jogo poderia render até R$ 72 mil por mês, se aplicado na poupança. Com o prêmio, o vencedor da bolada poderia comprar 480 carros populares.

Prefeito Agenor Neto cumpre agenda em Brasília


O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, esteve em Brasília esta semana para lutar pela liberação dos recursos de obras que estão em andamento para evitar que elas sejam paralizadas.

Também esteve na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com o objetivo de liberar as parcelas restantes para conclusão do Centro de Referência da Mulher, obra localizada no bairro das Cohab’s.

Ainda na pauta, projetos para obras estruturantes: Anel de Contorno da cidade, pavimentação e drenagem em diversos pontos do município; sistema de abastecimento de água; cozinha comunitária; esgotamento sanitário, entre outros.

Na área de saúde, a luta é pela liberação da UTI Neonatal, além da aquisição de outros equipamentos para a área de saúde, a fim de melhorar o atendimento nos hospitais públicos.

Iguatu Notícias

Festa tucana: Governador Serra elogia o PSDB cearense


O governador do Estado de São Paulo, José Serra, no encerramento de evento tucano na cidade de Canindé, destacou a importância do PSDB do Ceará para a campanha do próximo ano, pelo fato de o partido contar com 54 prefeitos e muitos vereadores, além da agremiação deter o maior número de filiados, classificando-os como uma militância forte. Depois de abordar o caráter nordestino do Estado de São Paulo, Serra fez questão de frisar que, no próximo ano, o partido completará 16 anos administrando aquele Estado e aproveitou para ironizar a aliança que está sendo anunciada entre o PT e o PSB, para formarem um palanque de oposição ao tucanos daquele Estado, sendo o deputado federal Ciro Gomes, o mais destacado para liderar a frente.

"O PSDB vai completar 16 anos administrando o Estado de São Paulo e não tem adversário, pois a administração é voltada para o desenvolvimento e para o povo. Criamos programas de renda cidadã, mas principalmente priorizamos o emprego", ressaltou, o governador paulista para a plateia tucana. José Serra também criticou a morosidade na recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), cujo processo se iniciou ainda em 2003, primeiro ano de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas que ainda não se viu nenhum resultado prático. "Perguntei ao Roberto Freire (presidente nacional do PPS, que também esteve no evento) sobre como estava a Sudene, já que ele é pernambucano. Ele me respondeu que estava lá, parada.

sábado, 28 de novembro de 2009

Caixa Econômica vai financiar motocicletas

A partir da próxima segunda-feira (30), a Caixa Econômica Federal disponibilizará em todas as agências do país linha de crédito especial para motoboys. As operações serão contratadas até 30 de junho de 2010 ou enquanto houver recurso disponível.

Segundo a Caixa, a modalidade financiará a compra de motocicletas em até R$ 8.000, com recursos da ordem de R$ 100 milhões oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Serão financiadas motonetas e motocicletas de até 150 cilindradas de fabricação nacional, zero quilômetro.
Iguatu Notícias

Festival cultural movimenta Canindé, no interior do Ceará

A festa acontece no município de Canindé. Os artistas representam assentamentos de várias partes do Nordeste. Cada um dos participantes tem uma boa história para contar.



G1

Em Canindé, faixas querem Tasso para o Governo

Várias faixas com a frase “Queremos Tasso Governador” fizeram parte da decoração da quadra paroquial, em Canindé (108 km de Fortaleza), que será palco, nesta sexta-feira, do seminário Ceará em Debate, promoção do Instituto Teotônio Vilela, do PSDB.

Caravanas da região lotam o ambiente que receberá dentro de instantes o presidenciavel tucano José Serra e o senador Tasso Jereissati, além de lideranças de outros partidos.

O clima é de festa, mas com direito a ser embalado pelo som de canções que enaltecem o padroeiro do município, São Francisco.

Eliomar de Lima

Estudantes fazem manifestação em Icó


Alunos da Faculdade Vale do Salgado, nesta cidade, realizaram uma manifestação com o objetivo de solicitar melhoria salarial para os professores da instituição, manutenção da taxa de 20% de desconto no pagamento antecipado das mensalidades e melhoria de infraestrutura das salas de aula, de informática, de multimídia e da biblioteca. Até a próxima semana, os estudantes permanecem em mobilização aguardando resposta da instituição.

Os alunos irão encaminhar para a direção da Faculdade Vale do Salgado, em Fortaleza, um abaixoassinado contendo as reivindicações apresentadas no protesto. Conduzindo faixas e cartazes, os estudantes percorreram, nesses últimos dias, ruas da cidade. Houve carreata e passeata. A principal preocupação dos estudantes é com a questão salarial dos docentes. Segundo a direção do movimento, o valor da hora-aula foi reduzido de R$ 23,00 para R$ 11,65. "Isso está criando uma desmotivação entre os professores e alguns já disseram que vão abandonar a sala de aula", frisou a aluna Márcia Eliane Bezerra.

A Faculdade Vale do Salgado foi implantada em dezembro de 2002. Oferece cursos de Administração, Ciências Contáveis, Serviço Social, Enfermagem, Técnico de Enfermagem e Normal Superior. Estudam ali cerca de 700 alunos.

O vice-diretor da instituição, Domingos Ferreira Alencar Diógenes, disse que somente na próxima quarta-feira, a direção da FVS vai divulgar nota e prestar esclarecimentos acerca das reivindicações apresentadas pelos alunos. "Por enquanto não vamos nos pronunciar", disse ele. "Estamos analisando questões financeiras, administrativas e pedagógicas e na próxima semana vamos prestar todas as informações para a imprensa e para os alunos".

Diário do Nordeste

Sesc de Iguatu promove Circuito Cultural


Com o objetivo de resgatar movimentos musicais, sociais, culturais e políticos da década de 1960, o Centro de Atividades do Sesc, nesta cidade, promoveu a sexta edição do Circuito Cultural. O evento teve como tema central "As manifestações artísticas e culturais dos anos 60 à atualidade". A programação incluiu espaços temáticos, apresentações artísticas, culturais, dramatizações e recitais.

Em cada espaço, o visitante tinha a impressão de voltar ao passado pela música e um pouco da história de vida de ícones populares quando todos os ambientes ilustravam grandes momentos da história musical e cultural brasileira. A coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Educar Sesc, Socorro Marques, destacou a formação educacional dos estudantes. "As manifestações culturais dos anos 60 dão suporte aos alunos, que passam a compreender melhor o processo histórico".

Cidade Universitária: operários demolem antigos galpões em Iguatu


A região Centro-Sul vive a expectativa de início das obras da cidade universitária, na área da antiga indústria de beneficiamento de algodão e óleo, Cidao, nesta cidade. A obra está orçada em R$ 16 milhões. O imóvel já foi desapropriado pelo Estado e o processo de licitação para a escolha da construtora também foi concluído. Nos próximos dias, deve ser anunciada a empresa vencedora. Operários já trabalham na demolição dos antigos galpões.

O campus multi-institucional ou cidade universitária, como é chamado, irá abrigar cursos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), unidade descentralizada da Universidade Estadual do Ceará (Uece); da Universidade Regional do Cariri (Urca); e da Faculdade de Tecnologia (Fatec) que está em processo de criação. Serão ofertados num mesmo espaço dezenas de cursos nas áreas de ciências humanas, exatas e tecnológicas.

Há uma expectativa de que na próxima terça-feira, dia 1º, o governador Cid Gomes, por ocasião do encontro regional e mensal do Governo Itinerante, na cidade de Acopiara, assine a ordem de serviço. O projeto do campus que vai abrigar os cursos da Uece, Urca e Fatec é do arquiteto Campelo Costa.

A implantação da cidade universitária surgiu a partir da proposta de implantação da Fatec nas antigas instalações da Cidao. A direção do campus da Urca, nesta cidade, apresentou ao governador solicitação de construção de uma sede própria anexa à Fatec. Em face dessa demanda, Cid Gomes resolveu ampliar o projeto, abrigando também os cursos da Fecli. Na próxima semana, o governador deverá assinar ordem de serviço para a construção do campus multi-institucional.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pesquisa de petróleo no CE pode ficar para 2010

Corre o risco de ficar somente para o ano que vem o início de novas pesquisas em bacias sedimentares do Ceará, em busca de campos de petróleo ainda não explorados. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou ontem que os estudos serão, sim, iniciados, mas que ainda está em andamento a licitação para a contratação da empresa que fará os trabalhos.

A agência investiria, somente neste ano, um montante de R$ 25 milhões a R$ 30 milhões em levantamentos geoquímicos nas bacias do Estado. Previsão anterior do presidente da ANP, Haroldo Lima, apontava para a realização dessa licitação ainda em julho ou agosto passados. O processo, entretanto, vem se estendendo, mas já foi garantida a disponibilidade financeira para tal.

As novas prospecções estão previstas para ocorrerem nas bacias do Ceará e Araripe, que foram incluídas no Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP. "(...) serão coletadas amostras de assoalho oceânico visando identificar e caracterizar a presença de geração de óleo e/ou gás na bacia", afirmou o presidente da agência através do Ofício IA nº 047-2009, no qual assegura investimentos para estas áreas no corrente ano.

Estudos na bacia já vêm sendo realizados no local por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Petrobras, para identificar a possibilidade de existência de óleo na área. O ponto de partida para estes pesquisadores foi a suspeita de que a bacia possa ter alguma correlação com a bacia Rio do Peixe, na Paraíba, onde foi identificada a presença e óleo sendo, inclusive, incluída na 9ª Rodada de Licitações da ANP.

Dos 19 blocos ofertados, 12 foram arrematados, comprovando a viabilidade econômica da exploração por lá.

Há a possibilidade da interligação ou, mesmo que sejam a mesma bacia. Acredita-se também que a Bacia de Iguatu, também no Ceará, reúna as mesmas características.

Carteira de Motorista Popular - Listagem dos candidatos selecionados - Brejo Santo

Clique aqui para a listagem dos candidatos selecionados.

COMPARECER DIA  - 29 e 30/11/09
LOCAL: EEF. PROF. JOÃO TELES DE CARVALHO
RUA: CEL. NICODEMOS, 282 / SÃO FRANCISCO

CIDADE: BREJO SANTO - CE

Serra não acredita em queda nas pesquisas e ganha elogios de Tasso

O governador de São Paulo, José Serra, que também é presidenciável pelo PSDB, afirmou, nesta manhã de sexta-feira, em Fortaleza, não acreditar que tenha caído nas pesquisas eleitorais como os institutos vem divulgando. Ao longo de um ano, o tucano perdeu 15 pontos percentuais, enquanto Dilma, a presidenciável de Lula, subiu 11 pontos percentuais. 

Serra disse que pesquisa não reflete muitas vezes a realidade e acabou criticando o governo federal por ter, segundo disse, antecipado a campanha eleitoral “o que é muito ruim”.

O candidato deu essa declaração após dar palestra, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará, sobre Conjuntura Econômica e Política Nacional e Internacional. Isso, dentro do ciclo de debates que o Centro Industrial do Ceará (CIC) promove em comemoração aos seus 9o anos de fundação.

Ainda nesta sexta-feira, Serra irá até Canindé, onde participará do seminário Ceará em Debate, a última edição deste ano.

Eliomar de Lima

Ciro ironiza visita de Serra ao Ceará e deixa recado para Dilma

Ainda sem definir o seu futuro político em 2010, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) comentou hoje (27), em Fortaleza, a postura de seus eventuais adversários ao Planalto.

O deputado atacou o governador paulista José Serra (PSDB), que hoje (27) visita o Ceará, colocando em dúvida suas intenções. "É evidente que a campanha está em marcha, dentro do ritmo do que ela pede ou até mais acelerado do que eu jamais vi. Evidente que alguns são francos, sinceros, que afirma que estão sim num esforço de se candidatar, de viabilizar sua candidatura que é o meu caso. Outros preferem insultar a inteligência alheia dizendo que não são candidatos que estão só quem sabe passeando", disse.

Ciro deixou também um recado para a potencial candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff: "Acho que a ministra Dilma precisa ter um pouco mais de calma, porque tem muita gente ai se valorizando para não lhe entregar a mercadoria depois. Especialmente o PMDB. Eu duvido que o PMDB entregue essa mercadoria."

Sobre uma possível candidatura a presidente do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), o cearense frisou: "Eu reafirmo numa imensa esperança que vocês sejam fiéis ao que eu digo. Eu sou candidato a presidente da República. A definição da minha candidatura à Presidência da República é do meu partido.

E dito isso eu afirmo e essa parte sempre escondem, se o Aécio conseguir se impor dentro do PSDB, isso é tão importante para o Brasil, que a minha candidatura não fica tão agudamente necessária quanto é hoje. Ponto final. É isso que eu digo, reafirmo e repito na esperança de um dia serem fiéis ao que eu digo.".

Quanto a um eventual retorno de Luiz Inácio Lula da Silva em 2014, Ciro disse que "o Lula recusou o terceiro mandato Mas será irresistível na minha opinião com a memória que o povo terá com muita razão do governo que ele fez. Ele é queridíssimo pelo povo. O presidente é um fenômeno originalíssimo na vida brasileira que poderia ter tido no passado e a ditadura interrompeu. É um presidente jovem e será uma importante referência para o debate nacional brasileiro".

Agência Estado

Último dia: Prefeitura de Acopiara está realizando inscrição para a seleção de Agente de Saúde

O blog foi informado que está acontecendo hoje inscrição para a seleção de Agentes de Saúde em Acopiara. Hoje é o último dia para o interessado fazer a sua inscrição. Maiores informações na Prefeitura Municipal.

Em tempo

Pouca gente tomou conhecimento dessa inscrição "relâmpago" para a seleção de Agente de Saúde, tendo em vista não ter sido divulgado nos meios de comunicação de massa.
O Ministério Público de Acopiara deve ficar atento em relação a esse assunto.

No programa "Acopiara Urgente" de amanhã, a partir das 12 horas, na rádio Vale do Quincoê, todos os detalhes.

Sai lista de selecionados para Colégio da PM do Ceará

O Colégio da Polícia Militar divulgou, nesta sexta feira, a lista dos aprovados no último concurso, realizado dia 31 de outubro. O nome dos alunos aprovados no 1º, 2º, 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio, inclui dependentes e não dependentes de policiais militares.

Confira o resultado aqui

Fortaleza será palco de reunião nacional de prefeitos na próxima semana

O impacto da crise econômica internacional nos municípios brasileiros, as perspectivas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) paras as cidades e os royalties do pré-sal, são alguns dos temas que serão abordados na 56ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece em Fortaleza na próxima segunda (30) e terça-feira (1º). O evento vai reunir gestores, secretários e dirigentes municipais das grandes cidades, além de representantes do Governo Federal, em debates acerca dos desafios dos municípios, especialmente das capitais e regiões metropolitanas brasileiras.

O encontro é promovido pela Frente Nacional de Prefeitos em parceria com prefeituras de todo País. A palestra sobre o marco regulatório e a destinação dos royalties do pré-sal aos municípios, contará com a presença do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e do deputado Henrique Alves, líder do PMDB. Outro tema previsto para discussão é o financiamento do ensino básico (avaliação do Fundeb).

Em Ipu, filho é morto e pai sai ferido após discussão durante bebedeira

Pai e filho foram baleados na noite desta quinta-feira (26), por volta das 21h45min, na cidade de Ipu, distante 294 quilômetros de Fortaleza.

Eles estavam bebendo com mais dois homens da Comunidade Cigana, no bairro Boa Vista, quando uma rixa antiga gerou uma discussão e Messias Pereira da Silva, 43, foi atingido com dois tiros – um no abdômen e outro no tórax – e o filho, Juan Pereira dos Santos, 18, com um tiro abaixo da axila, perto do coração. As vítimas ainda foram socorridas, mas o jovem morreu. O pai encontra-se em estado grave na Santa Casa de Sobral.

Segundo informou o comandante do pelotão da Polícia de Ipu, M. Neto, os acusados foram identificados por José Maria e Gilberto, ambos da cidade de Tianguá. Ainda de acordo com o comandante, a mãe da vítima informou que eles bebiam desde as 19 horas no bar.

A Polícia de Tianguá já está ciente do caso e também trabalha nas investigações para capturar os criminosos, que estão foragidos.

Jangadeiro Online

Vestibular da Uece de 2010.1 começa neste domingo, dia 29

Com 26.746 candidatos, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza neste domingo (29), a primeira fase do Vestibular de 2010.1. Ao são  oferecidas 1.945 vagas, sendo 1.280 para os cursos da capital e 665  para as unidades da UECE no interior do Estado. Em Fortaleza estão  inscritos 21.741 candidatos e no interior 5005. A primeira fase do  Vestibular consta de uma prova de Conhecimentos Gerais de múltipla  escolha, que engloba Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia,  História, Matemática, Física, Química e Biologia, acontecerá das 9h às  13h. Neste Vestibular, a UECE recebeu 17.208 pedidos de isenção de sua  taxa.

A concorrência tem como média geral 13,75 candidatos para cada vaga.  No ranking dos cursos mais procurados, o campeão é Medicina, com 65,40  para cada vaga das 40 ofertadas, com 2.616 candidatos inscritos. O  curso de Psicologia vem em segundo lugar com 40,75 para cada vaga. O  terceiro mais concorrido é o de Nutrição com 1.006 inscritos para  33,53 por vaga.

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), professor José  Maria Santiago, recomenda ao candidato chegar às 8h, ou seja, uma hora  antes do início da prova, munido de caneta esferográfica de tinta  preta ou azul e do documento oficial e original de identidade. Quanto  ao Celular, conforme Edital, a CEV sugere ao candidato que não traga,  pois o mesmo poderá eliminá-lo do certame.

A segunda fase acontecerá nos dias 20 e 21 de dezembro, domingo e  segunda-feira, respectivamente, no horário das 9h às 13h, com quatro  provas: uma de Redação e três Específicas, com 60 questões de múltipla  escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.  Além do Campus do Itaperi, as provas serão realizadas no Centro de  Humanidades, nas seis unidades da UECE no Interior do Estado: Quixadá,  Tauá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Itapipoca, bem como em 33  locais, entre Colégios Públicos e Privados de Fortaleza. Mais  informações nos telefones: 3101.9710 ou 3101.9711