segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MP exige paralisação nas obras do Metrô do Cariri

O Ministério Público do Estado do Ceará ingressou com uma ação civil pública em caráter de urgência requerendo que seja determinado ao Estado do Ceará a obrigação de não inaugurar a operação "Metrô do Cariri".

De acordo com o MP, a sinalização horizontal - especificamente as pinturas das caixas e “cruzes de Santo André” e dizeres respectivos (obedecendo a legislação de trânsito), em todas as passagens de nível ao longo da via férrea ainda não foram concluídas.

Promotores pretendem que a Justiça ordene campanha educativa 
Os promotores pretendem que a Justiça ordene que o Estado realize ainda campanha educativa de segurança no trânsito especificamente voltada para a orientação da população quanto à próxima entrada em operação do “Metrô do Cariri”, a ser iniciada no prazo de 15 dias.

Solicitada multa diária de R$ 50 mil por dia
Em caso de descumprimento, os promotores solicitam que seja cominada multa diária de R$ 50.000,00, pro rata, para cada dia em que houver a circulação de composições ferroviárias referentes ao “Metrô do Cariri” e para cada dia de atraso na execução da campanha educativa.

Portal Verdes Mares

Mulher é morta após tentar mudar religião do companheiro

Após uma discussão iniciada por divergências religiosas, um homem matou a companheira com um tiro, na tarde desta segunda-feira (23). A vítima, a evangélica Tânia Maria Alves da Silva, de 40 anos, estava na casa de Wellington Cardoso de Oliveira, 28 anos, na Rua Taquari, Granja Portugal, em Fortaleza.

Segundo informações de policiais militares que foram ao local, Tânia tentava converter o namorado, que frequentava o candomblé. Houve uma discussão entre os dois e em seguida o homem sacou um revolver 38 e atingiu Tânia na cabeça.

Wellington saiu de casa e foi até o 12º Distrito de Polícia, no Conjunto Ceará, onde se apresentou.

A perita Sônia Silva, do Instituto de Criminalística, informou à equipe do Barra Pesada que próximo ao corpo da vítima havia uma arma e uma bíblia. Já os familiares do acusado disseram que ele teria problemas mentais.

Jangadeiro Online

Prefeitura de Acopiara se prepara para contratar empresas de prestação de serviços

Conforme informações abaixo colhidas no Tribunal de Contas dos Municípios, a Prefeitura Municipal de Acopiara vai realizar dois pregões presenciais no próximo dia 01 de dezembro.

O primeiro deles vai acontecer às 09 horas da manhã e trata sobre a contração de uma empresa para a prestação de serviços de planejamento e execução do Concurso Público do Município que deverá acontecer em janeiro de 2010.

O segundo pregão, previsto para acontecer às 13 horas, trata sobre a contração de outra empresa para prestação de serviços terceirizados nas áreas, de vigilante e auxiliar de serviço.

Pelo jeito os funcionários que foram demitidos recentemente pelo prefeito devem retornar aos trabalhos através dessa empresa de terceirização.

Como o projeto enviado a câmara de vereadores não especificou a quantidade de servidor que o município necessita, leva-se a crer que todos os demitidos retornarão aos trabalhos.

Confira os dados dos pregões:

4
01/12/2009
09:00h

Prefeitura Municipal
Pregão Presencial
2009.11.17.1

PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO NO MUNICÍPIO

OBSERVAÇÕES:
INF: 88 3565-1999 - O ESTADO 17.11.09 - INFORMATIVO 246/09

5
01/12/2009
13:00h

Prefeitura Municipal
Pregão Presencial
2009.11.17.2

PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE VIGELANTES E AUX. DE SERVIÇOS PARA O MUNICÍPIO

OBSERVAÇÕES:
INF: 88 3565-1999 - O ESTADO 17.11.09 - INFORMATIVO 246/09

Declarações do governador Cid Gomes abalam o cenário político no Ceará

Correligionários do governador Cid Gomes aqui na cidade de Iguatu estão preocupados. E o motivo é justo.

Cid Gomes, durante uma entrevista em Tauá, no último final de semana, afirmou que desistirá da sua reeleição caso o PSDB lance a candidatura do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ao Planalto em 2010. Nessa situação, Cid seria candidato ao Senado e o senador Tasso Jereissati concorreria com o apoio do PSB ao Governo do Ceará.

E mais: Durante a inauguração de uma quadra de skate, no seu discurso, Cid repetiu ser Tasso Jereissati o maior governador da história do Ceará. " Tasso é o maior governador do Ceará. Já declarei isso e não mudo de opinião".

Portanto, nada melhor do que um dia atrás do outro. Com o dinamismo da política, "quem rir por último rir melhor".

Iguatu Notícias

Acopiara mantém viva a tradição do cordel

A literatura de cordel, que veio junto com os portugueses para o Brasil, teve grande importância para a cultura nordestina. Antigamente considerado o jornal do sertanejo, além de poesia trazia em suas estrofes informação, noticiando grandes acontecimentos do país e do mundo.

No ABCD, o poeta popular Moreira de Acopiara, cujo sobrenome faz homenagem à sua cidade natal, Acopiara, no Ceará, mantém viva a literatura popular do cordel na região.

Já publicou mais de 100 cordéis e oito livros sobre a poesia popular. Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, desenvolve um trabalho como representante do cordel no ABCD realizando eventos com apoio das prefeituras da região.

Inspirado em “causos” de infância, Moreira escreve sobre suas aventuras no Nordeste. “Escrevo sobre diversos temas, conto histórias da minha vida, algumas contadas por amigos, mas sempre procuro tratar tudo com muito humor”, diz Acopiara.

Sobre o começo de sua carreira como escritor, explica que teve a ajuda de um dos grandes nomes do cordel, o escritor Patativa do Assaré. “O Patativa foi uma grande influência para minha carreira como escritor. Com 16 anos datilografei dois poemas e fui apresentar para ele. Na hora ele me disse que os poemas não eram bons, mas que pela minha idade, eu estava acima da média,” lembra o escritor, sorrindo.

Acopiara diz que o cordel hoje está em alta, com grande incentivo de órgãos públicos, mas salienta que a qualidade é algo essencial. “Vejo muitos ‘escrivinhadores’ que não fazem trabalho de qualidade e prejudicam os poetas que fazem um trabalho sério,” finaliza.

Tese de doutorado criou a Peleja Virtual do cordel
A jornalista Maria Alice Amorim teve a ideia de criar uma “Peleja Virtual” para sua tese de doutorado. O objetivo era que o poeta popular Moreira de Acopiara e o poeta Glauco Mattoso escrevessem um cordel utilizando o computador como meio de comunicação, onde cada um escrevia uma estrofe.

Durante um mês, os escritores trocavam estrofes pelo MSN ou por e-mail. Acopiara afirma que a internet é uma grande ferramenta para o cordel. “Temos que saber usar a internet, pode ser uma grande aliada” diz.

Rede Bom dia Bauru
São Paulo

Municípios do Ceará participam de programa de construção de cisternas

Agricultores do sertão do Ceará aceleram a construção de cisternas. Mais de 60 municípios do estado participam de um programa para construção de reservatórios. A previsão é que sejam construídas mais de 13 mil cisternas.



G1

Luizianne é a nova presidente estadual do PT. Em Fortaleza, Raimundo Ângelo é reeleito

Apesar de a apuração dos votos do Processo de Eleição Interno (PED) não ter sido concluída, Luizianne Lins já é a nova presidente do PT no Ceará. Isso porque é grande a diferença de votos entre ela e a única candidata de oposição, Zezé Moraes.

Os maiores desafios para Luizianne são, agora, garantir no Ceará o palanque de Dilma Roussef, ministra pré-candidata à Presidência da República pelo PT, e a aliança com o governador Cid Gomes (PSB) na sucessão estadual do próximo pleito.

As seis chapas que se uniram para apoiar a candidatura de Luizianne agora disputam o comando da executiva da legenda. Cada um dos líderes dos quatro principais grupos no Ceará – Luizianne, Ilário Marques, José Airton e José Guimarães – encabeça uma chapa.

Segundo informou a Assessoria de Imprensa do PT estadual, o processo de apuração dos votos deve ser concluído até o fim da tarde de hoje e o resultado oficial provavelmente sai no fim da tarde de amanhã (24).

Jangadeiro Online

Serra lidera pesquisa para 2010, mas adversários crescem, diz CNT/Sensus

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece em primeiro lugar na pesquisa estimulada de intenções de votos para a eleição presidencial de 2010, divulgada nesta segunda-feira (23) pelo CNT/Sensus. De acordo com o levantamento, no cenário mais provável Serra lidera com 31,8%, seguido pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 21,7%, e pelo deputado Ciro Gomes (PSB), com 17,5%. Em quarto lugar, aparece a senadora Marina Silva (PV), com 5,9% das intenções.

Na última pesquisa, divulgada em setembro, não aparecia o cenário com a presença de Ciro Gomes. No entanto, na primeira lista desenhada nesta pesquisa, com Ciro no lugar em que na pesquisa anterior aparecia a vereadora Heloísa Helena (PSOL), Serra registrou queda de 7,7 pontos percentuais, caindo de 39,5% para 31,8%. Já Dilma, subiu de 19% para 21,7%. Marina Silva, por sua vez, cresceu de 4,8% para 5,9%. Os dados apontam a tendência clara de segundo turno.

Defensoria Pública lança manual para o público feminino

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE) demonstra o seu compromisso e a sua preocupação com a efetivação dos direitos humanos das mulheres. Na próxima quarta-feira, 25 de novembro, a Defensoria Pública, através do seu Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, irá lançar na praça José de Alencar o manual voltado, exclusivamente, para o público feminino.

O Manual da Cidadania, edição Direitos Humanos das Mulheres é uma publicação da Defensoria Pública do Estado do Ceará em parceria com o Ministério da Justiça (Pronasci), que traz a proposta de esclarecer, de uma forma simples e objetiva, o que é violência doméstica e familiar, quais os tipos de violência, qual deve ser o procedimento da mulher que acaba de ser agredida, quem pode denunciar, o que diz a Lei Maria da Penha, como a Defensoria Pública do Estado pode ajudar essas mulheres, para onde recorrer nesses casos, enfim, uma série de informações que irá ajudar a nossa população num trabalho de conscientização, orientação e prevenção contra a violência doméstica e familiar.

domingo, 22 de novembro de 2009

Adolescente de 12 anos é encontrada morta em Ibaretama

Uma suspeita de homicídio foi registrada na madrugada deste domingo (22), no município de Ibaretama, a 134 quilômetros de Fortaleza. Segundo informações do sub-tenente da PM da cidade, Raimundo Cleto Soares Bulcão, ao Jangadeiro Online, a adolescente de iniciais C.L.F., de 12 anos, foi encontrada morta na CE-359 – estrada do Algodão. Ainda segundo o policial, a jovem era irmã do Secretario de Serviços Públicos da cidade.

Quatro adolescentes prestaram depoimento sobre o caso na delegacia da cidade, na manhã de hoje.

Segundo eles, o suposto namorado da vítima, já identificado pela polícia, saiu com a garota no meio de uma festa ocorrida ontem à noite em um clube, e só retornou no final, dizendo que teve um problema. O acusado e a adolescente teriam saído, segundo as testemunhas, de moto. Ainda de acordo com os depoentes, o suspeito planejou o crime, pois teria tido um desentendimento com a vítima.

O sub-tenente Bulcão informou, também, que o corpo da adolescente foi encontrado com várias escoriações, como se tivesse sido vítima de acidente de trânsito. No entanto, a calcinha da vítima estava rasgada em duas partes, o que levanta a suspeita de estupro. O IML esteve no local e levou o corpo para exame cadavérico e de conjunção carnal. O resultado deve sair em 15 dias.

Um inquérito policial foi instaurado para solucionar o caso. O acusado encontra-se foragido.

Jangadeiro Online

Fla desperdiça tropeço do líder, empata com o Goiás e não assume a ponta

O roteiro não poderia ser mais perfeito para o Flamengo alcançar a liderança do Brasileirão. A vitória do Botafogo sobre o São Paulo abriu as portas do primeiro lugar para o time de Andrade. Bastava vencer o Goiás, no Maracanã lotado, e assumir a ponta. Só que o que parecia provável não aconteceu. Nervoso em campo e com a pontaria bem distante da ideal, o Rubro-Negro não passou de um empate sem gols com o Esmeraldino. O resultado mantém o time na vice-liderança, com 61 pontos. O Tricolor Paulista tem 62. Os goianos, que não sonham com mais nada no Nacional, chegam a 51, em nono. A partida frustrou 78.639 torcedores, novo recorde de público pagante do futebol brasileiro nesta temporada.

No próximo domingo, o Fla encara o Corinthians, às 17h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. No mesmo horário, o Goiás recebe o São Paulo, no Serra Dourada, em Goiânia.

Botafogo vence no fim e deixa São Paulo ameaçado de perder liderança

Uma vitória dramática, que faz jus ao ditado de que há coisas que somente acontecem com o clube. Com um gol de Jobson aos 44 minutos do segundo tempo, o Botafogo se manteve fora da zona de rebaixamento ao vencer por 3 a 2 o São Paulo, neste domingo, no Engenhão. Com o resultado, o time alvinegro permanece em 16º lugar, e o Tricolor Paulista corre o risco de perder a liderança da competição.

29 mortes por dengue no CE em 2009

Foram registradas sete mortes por dengue hemorrágica e 22 por dengue com complicação no Ceará em 2009. Os números são do boletim semanal da dengue, divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Este ano, foram notificados 13.495 casos suspeitos de dengue. Destes, 4.624 casos foram confirmados.

As mortes por dengue com complicação ocorreram em Fortaleza (13), Pentecoste (2), Aquiraz (1), Boa Viagem (1), Trairi (1), Ubajara (1), Ibiapina (1), Campos Sales (1) e Pedra Branca (1). E por dengue hemorrágica, em Fortaleza (4), Aquiraz (1), Canindé (1) e Russas (1). Uma morte em Maranguape está em investigação.

Iguatu Notícias

Aposta de Minas Gerais acerta as seis dezenas da Mega-Sena

Uma aposta do município de Sete Lagoas (MG) acertou as seis dezenas do concurso 1.128 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (21) pela Caixa Econômica Federal na cidade de Rio Negro (PR).

Confira os números sorteados: 08 - 16 - 24 - 39 - 52 - 60

A aposta vencedora da Mega-Sena receberá R$ 1,9 milhão, enquanto os 43 cartões que acertaram a quina vão receber R$ 24 mil cada um. A quadra vai ser dividida entre 3.389 apostas, com prêmio individual de R$ 435,65.

Centro Sul: bens na posse de terceiros


Iguatu - Moradores de imóveis urbanos construídos pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e de casas de veraneio construídas na beira de açudes públicos federais vivem a expectativa do desfecho de determinações administrativas adotadas pelo órgão nos últimos três anos, mas que não foram executadas. A incerteza e as mudanças deixam as famílias preocupadas e a maioria defende uma solução definitiva e favorável.

Na região Centro-Sul, há duas situações distintas. Uma refere-se aos moradores de casas de veraneio construídas irregularmente no Açude Trussu, localizado na zona rural de Iguatu. Outra diz respeito às famílias que moram em antigas casas urbanas construídas há mais de seis décadas pelo Dnocs nas cidades de Cariús, Icó e no distrito de Lima Campos, para servir de apoio aos servidores que trabalharam na construção de açudes e depois no órgão.

Diário do Nordeste

INSS paga 2ª parcela do 13º dos aposentados a partir de terça

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, confirou, neste sábado, que, a partir da próxima terça-feira, o órgão dará início ao pagamento da segunda e última parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas de todo o País.

Segundo Pimentel, que concedeu entrevista ao jornal Alerta Geral, da Rede Som Zoom Sat de Rádio, o INSS vai liberar no Ceará cerca de R$ 900 milhões. Ou seja, mais injeção financeira na economia do Estado.

sábado, 21 de novembro de 2009

Médico Vilmar Félix agradece as orações da população acopiarense em prol de sua recuperação


No programa "Acopiara Urgente" de hoje, na rádio Vale do Quincoê, o médico Vilmar Félix participou e agradeceu as orações dos moradores acopiarenses em prol de sua recuperação.

Na foto acima Vilmar aparece ao lado de João Uchôa de Albuquerque a maior liderança política viva de Acopiara.

No início de semana o médico passou mal após ingerir uma cachaça evenenada.

Vilmar Félix pediu saúde e paz para as pessoas que torceram contra a sua recuperação e finalizou dizendo que não deseja para o seu pior inimigo, se é que tem os momentos terríveis que passou por conta dessa bebida.

Com um a menos, Náutico vence Corinthians e respira

O Corinthians esteve perto de deixar Náutico à beira da Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado, mas no final quem comemorou foi o time pernambucano. Depois de abrir o placar e ver Ronaldo liderar uma virada alvinegra no Pacaembu, com um gol e uma assistência, a equipe alvirrubra foi para o ataque, fez 3 a 2 e manteve viva a sua chance de escapar do rebaixamento para a segunda divisão do ano que vem.

Confira os números sorteados da Mega-Sena

A Caixa Econômica Federal sorteou neste sábado (21), em Rio Negro (PR), as dezenas do concurso número 1.128 da Mega-Sena. Confira os números sorteados: 08 - 16 - 24 - 39 - 52 - 60

O prêmio estimado para o concurso 1.128 é de R$ 2 milhões para o acertador das seis dezenas. Se aplicado na poupança, o valor do prêmio renderia cerca de R$ 10 mil por mês.

A Caixa ainda não divulgou se houve ou não ganhadores do prêmio principal.

Confira os eleitos da OAB/Iguatu - Chapa: “OAB PRA VALER”.


Diretoria para o mandato de 03 anos:

PRESIDENTE: Romualdo José de Lima - OAB/CE - 9.130;

VICE-PRESIDENTE: Fabrício Moreira da Costa - OAB/CE - 10.373;

SECRETÁRIO-GERAL: Alan Bezerra Oliveira Lima, OAB/CE - 15.653;

SECRETÁRIO–GERAL ADJUNTO: José Martins Oliveira, OAB/CE - 5.594;

TESOUREIRO: Marco Antonio Sobreira Bezerra, OAB/CE - 9.414;

SUPLENTES: Maria Sudete de Oliveira, OAB/CE: 4.792 e Francisco Florentino Teixeira - OAB/CE: 2.984.

Blog do Fabrício Moreira

Corpo de Celso Pitta é enterrado em São Paulo


O corpo do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (PTB) foi enterrado por volta das 17h30 deste sábado (21) no cemitério Getsêmani, na capital paulista.

Pitta morreu às 23h50 de sexta-feira (20), no Hospital Sírio-Libanês em decorrência de um câncer disseminado no intestino.

O corpo do ex-prefeito foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo até 16h15. Dois filhos de Pitta, Roberta e Vítor, chegaram à Assembleia por volta de 15h45 e acompanharam o fim do velório. A mãe do ex-prefeito, Zuleica Pitta, de 89 anos, a mulher, Rony Golabek, e uma sobrinha também acompanham o velório.

Vasco perde, mas recebe a taça de campeão

Campeão antecipado da Série B, o Vasco se despediu da torcida neste sábado (21) ao realizar o último jogo da temporada em casa.

Com clima festivo diante de quase 30 mil pessoas no Maracanã (RJ), o time não correspondeu e acabou derrotado pela Portuguesa, por 1 a 0. Com o resultado, o Vasco continua com 76 pontos, enquanto a Lusa vai a 61. Na última rodada, o Vasco visita o Ipatinga, enquanto a Portuguesa recebe o Campinense.

A derrota vascaína não atrapalhou a festa da taça. Os jogadores levantaram o troféu e deram a volta olímpica, para delírio da torcida. Além do Ceará e do time de São Januário, os outros confirmados na Série A do ano que vem são Guarani e Atlético-GO.

Fortaleza perde de virada para o São Caetano, por 2 a 1, e cai para a Série C


No dia da festa do retorno do Ceará para a elite nacional, o torcedor do Fortaleza tem motivos de sobra para lamentar a temporada 2009. Depois de disputar a Série A por três anos neste século – 2003, 2005 e 2006 – o Fortaleza fará parte da Série C de 2010. O time perdeu por 2 a 1 para o São Caetano, em casa, e não tem mais chances de escapar da queda. A equipe terminou a rodada na 18ª colocação, com 37 pontos. O 19º é o Juventude, com 44. O São Caetano não vencia há seis jogos. O time está em 9º, com 51.

Confira os gols que rebaixaram o Leão: Fortaleza 1 x 2 São Caetano

Ceará vence a Ponte Preta e está de volta à Série A


Foram 16 anos de espera, mas o Ceará carimbou neste sábado o passaporte para retornar à divisão de elite do Campeonato Brasileiro. Comandante do elenco, o técnico Paulo César Gusmão não esconde a satisfação por colocar o Vovô novamente na primeira divisão.

"Devemos curtir esse momento. Agradeço a todos que nos ajudaram nessa campanha maravilhosa, a diretoria e a torcida, recordista nas arquibancadas. Será, certamente, o melhor fim de ano da minha vida", destacou.

Contudo, o Ceará promete manter a seriedade para a última rodada da Série B, no confronto em casa contra o América-RN, que luta contra o rebaixamento. O clube de Fortaleza quer assegurar o vice-campeonato da segundona.

O Ceará encerrou a 37ª rodada com 67 pontos. O Guarani está logo atrás, com 66. Na despedida da Série B, o Bugre vai medir forças com o Juventude, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

"Vamos lutar pelo vice-campeonato", confirmou PC Gusmão, que também analisa a chance de renovar contrato com o Ceará para a temporada 2010. "Vamos sentar e conversar", emendou.

Confira os gols que levaram o Vovô à Série A: Ceará 2 x 1 Ponte Preta

Médico Vilmar Félix participa do programa "Acopiara Urgente" na rádio Vale do Quincoê

Logo mais, meio-dia, na rádio Vale do Quincoê, mais um programa "Acopiara Urgente". Na pauta de hoje, entrevista com o médico Vilmar Félix que explica o seu envenenamento com cachaça, e ainda denúncias em relação a saúde do Município, dentre outras.

O programa será apresentado por Pinheirinho e Lindomar Rodrigues com reportagens de Ozemar Rodrigues.

Depois de 16 anos, Ceará pode confirmar acesso diante da Ponte Preta

Depois de 16 anos, o Ceará poderá, enfim, confirmar o acesso à elite do futebol brasileiro de 2010 neste sábado, depois de enfrentar a Ponte Preta, às 17 horas, no estádio Moisés Lucarelli, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Em terceiro lugar, com 64 pontos, o time cearense sobe, sem depender de ninguém, apenas com uma vitória. Se empatar, precisará torcer para que o Figueirense não ganhe do Duque de Caxias, em Florianópolis. Até se perder, os cearenses poderão subir. Mas, para isso, o rival catarinense também deverá ser derrotado e a Portuguesa não poderá bater o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

Morre ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta


O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (PTB) morreu neste sábado aos 63 anos. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês, onde fazia tratamento contra um câncer no intestino.

Celso Pitta foi prefeito de 1997 a 2000 e sua gestão foi marcada por várias denúncias.

Em janeiro deste ano, o ex-prefeito foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino e, desde então, fazia tratamento com quimioterapia no hospital.

Afilhado político do deputado Paulo Maluf (PP), Pitta administrou a Prefeitura de São Paulo no período de 1997 a 2000. Sua gestão foi marcada por uma série de denúncias. A principal delas foi o esquema de corrupção batizado de “escândalo dos precatórios”.

Ele acabou afastado do cargo por 18 dias –sendo substituído por seu vice-prefeito, Regis de Oliveira–, mas retomou o cargo em seguida. Concorreu a deputado federal e perdeu em duas ocasiões, mas manteve sua filiação ao PTB.

Em julho do ano passado, Pitta foi preso pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Satiagraha, que investiga crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. O ex-prefeito e os demais investigados presos foram soltos depois.

A investigação da PF resultou em uma denúncia do Ministério Público Federal, que acusou Pitta por corrupção passiva, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e organização criminosa. Todos os pedidos foram integralmente aceitos pela Justiça Federal.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CE-060: Homem tem cabeça esmagada por caminhão

Um acidente ocorrido há poucos instantes, no bairro Moreira, em Acopiara, próximo ao posto policial, vitimou de forma fatal um homem identificado apenas por Zé da Madelena.

O caminhão Mercedes, carregado com madeira, placas: KDL 4298, inscrição do Pernambuco, passou sobre a vítima deixando a sua cabeça completamente esmagada. A vítima conduzia uma bicicleta e aparentemente tinha ingerido bebida alcoólica.

O motorista evadiu-se do local e deixou o caminhão.

A polícia está no local tomando as primeiras providências.

Valdetário Monteiro ganha eleições na OAB-Ceará por diferença de 22 votos

O advogado Valdetário Monteiro, presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (Caace), ganhou as eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, regional do Ceará. Ele venceu com diferença de cerca de 20 votos. Em segundo, ficou Erinaldo Dantas, o candidato situacionista. Valdetário cumprirá mandato de três anos.

Após quatro meses de campanha das mais acirradas, termina um pleito que foi marcado principalmente pelos gastos excessivos dos postulantes, além da troca de acusações.

Espera-se agora que vencedor e vencidos não se esqueçam de que a OAB, entidade que tem um passado de respeito e de luta em favor dos interesses da sociedade, está acima de questiúnculas e campanhas. Caberá, portanto, ao novo presidente buscar uma gestão de conciliação, já que o pleito mostrou a categoria dividida, rachada e com sérios desgastes e arestas que precisarão ser aparadas.

ATUALIZAÇÃO (18h56min) – Valdetário obteve 3.761, enquanto  Erinaldo Dantas ficou com 3.738 votos.

DETALHE 1 – O candidato Erinaldo Dantas informou que vai impugnar a urna de Crato porque votaram advogados que não estavam em dia. O caso deve ir para o tapetão.

DETALHE 2 – A vitória de Valdetário tem um peso significativo político para o ex-presidente da Ordem, Paulo Quezado, que foi um dos seus  articuladores de campanha.

DETALHE 3 – O bloco político PT-PCdoB-PSB, identificado com a chapa situacionista, articulava a chapa situacionista.

Eliomar de Lima

Morre no Rio Herbert Richers

Morreu nesta sexta-feira (20) o produtor de cinema Herbert Richers. Conhecido pela frase “versão brasileira Herbert Richers”, dita nos filmes dublados na TV, o produtor vai ser velado esta tarde no Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, e será cremado no sábado (21).

Ele estava internado desde o último dia 8 na Clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade. Ele sofria de problemas nos rins.

Herbert tinha 86 anos e nasceu em Araraquara, no interior de São Paulo e começou a produzir filmes em meados dos anos 50. Foram cerca de 60 filmes ao longo de sua carreira.

Ainda nos anos 50 fundou a empresa que leva seu nome e começou na distribuição de filmes. Mais tarde, ela se transformou numa das pioneiras na dublagem Brasil e ainda hoje é uma das maiores no ramo no país.

Alguém lembra?

"Sessão brasileira, Herbert Richers".

Ceará ocupa o 6º lugar no ranking dos piores salários para professor

O professor cearense tem o sexto pior salário de início de carreira do país. É o que revela a “Análise Comparativa Salarial dos Professores da Rede Estadual no Brasil”, realizada no início de setembro, por uma parceria entre o Sindicato Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O levantamento compara as remunerações de 25 Estados e do Distrito Federal. No ranking dos mais baixos salários, levando em consideração apenas os Estados nordestinos, o Ceará ocupa a quarta posição, ganhando da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Docentes do Piauí, de Sergipe, de Alagoas e da Bahia também estão em melhores condições salariais se comparados aos do Ceará. No Maranhão, por sua vez, o professor tem salário de R$ 2.810,36 – ganha mais do que o dobro do que recebe o profissional do Ceará.

Enquanto no Distrito Federal o professor de nível médio em início de carreira ganha R$ 3.227,87 por 40 horas semanais trabalhadas, o cearense recebe R$ 1.327,66. A diferença é de 143,12%.

"Herança Maldita"

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, durante uma entrevista esta semana, lamentou a dificuldade que vem encontrando para conseguir a liberação de recursos junto aos Ministérios em Brasília. De acordo com ele, a falta de prestações de convênios realizados ainda no período de 2001/2004 na gestão do ex-prefeito Edilmo Costa, tem prejudicado extremamente o município, que vez por outra fica inadimplente junto aos orgãos convenentes.

Agenor Neto ainda ressaltou a necessidade de que a sociedade iguatuense fique em alerta pelo fato de que, na ânsia de não ver o município de Iguatu avançar com maior celeridade para o progresso, vereadores de oposição ficam a fazer denúncias infundadas contra a sua gestão, e no entanto, quando os orgãos de fiscalização vem ao município para inspecionar, esses mesmos vereadores desaparecem ou inventam desculpas esfarrapadas para não acompanhar os trabalhos dos auditores.

Como exemplo disso, o prefeito citou o caso do Tribunal de Contas dos Municípios que esteve esta semana no município e no entanto nenhum vereador de oposição teve a coragem de aparecer para confirmar as inverdades que andam espalhando pelo município afora.

Iguatu Notícias

Comissão do DETRAN atenderá em Acopiara inscritos no Programa de Carteiras de Habilitação Popular do Governo do Estado


A comissão do DETRAN que atende ao Programa de Carteiras de Motorista Popular do Governo do Estado estará em Acopiara nos dias 20, 21 e 23 de novembro, a partir das 8 da manhã às  17 horas para atendimento exclusivo das pessoas que se cadastraram via internet.

Os inscritos devem comparecer na sede do Sindicato dos Servidos Públicos, ao lado da Secretaria da Assistência e Promoção Social levando os documentos originais e cópia da Identidade, CPF, comprovante do endereço no nome do titular ou declaração de residência; documento comprobatório referente ao segmento inscrito pela Bolsa Família – declaração de beneficiário; alunos do ensino público- declaração de matrícula ou certificado de conclusão de 2008.

Deficientes físicos- homologação do INSS ou atestado médico.

Egressos do sistema penal – Alvará de soltura emitido pela SEJUS.

Site da Prefeitura de Acopiara

Governador inaugura delegacia e autoriza construção de escola em Parambu

O governador Cid Gomes, na sequência de sua visita à região do Inhamuns, segue para o município de Parambu. Na ocasião Cid inaugura a Delegacia de Polícia Municipal. Totalmente equipada a unidade segue o padrão de identidade visual adotado pelo governo estadual, com linhas modernas e confortáveis, ofertando melhores condições de trabalho aos servidores e um atendimento eficiente ao público. A inauguração será às 19h30min.

Para a construção da nova unidade policial foram investidos R$591.759,85 (quinhentos e noventa e hum mil, setecentos e cinqüenta e nove reais e oitenta e cinco centavos) do tesouro estadual, além de R$ 338.817,47 (trezentos e trinta e oito mil, oitocentos e dezessete reais e quarenta e sete centavos) para a aquisição de equipamentos e utensílios. A obra vem atender a um antigo anseio da população local, que há décadas aguardava pelo equipamento. A nova unidade faz parte da meta traçada pelo Governo Estadual, no sentido de construir 50 delegacias até o ano de 2010.

Contribuintes podem renegociar dívidas com o Governo do Estado do Ceará

A partir de segunda-feira (23), os contribuintes que tiverem débitos com o governo estadual podem procurar a Secretaria da Fazenda para renegociar suas dívidas (Sefaz). É que a lei do Programa Estadual de Recuperação de Débitos Fiscais e Tributários foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

Mais de 140 mil empresas no Ceará serão contempladas com a medida. Segundo o secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Mauro Filho, "todas unidades da Sefaz estão preparadas para receber os beneficiados".

O secretário disse também que os débitos podem ser divididos em até 45 vezes, com parcela mínima de R$ 200. A negociação pode ser realizada em qualquer unidade da Sefaz. O pagamento deve ser efetuado nas várias agências bancárias credenciadas.

Umari-CE: Esmeraldo sepulta seu pai, mata o acusado de tê-lo assassinado e retorna ao Rio de Janeiro

Mais um homicídio foi registrado no município de Umari com forte evidência para vingança numa resposta dada em cerca de 40 horas. Por volta das 16h30min de terça-feira foi morto com dois tiros de revólver o agricultor aposentado, Francisco Julião Brasil, de 80 anos, que morava no Sítio Lagoa Seca. Quando soube da notícia, o filho dele, Esmeraldo Brasil, veio do Rio de Janeiro para os funerais de "Seu Fransquim", como era mais conhecido.

Ele esteve no velório e assistiu ao sepultamento na quarta-feira. No dia seguinte, armou-se com um revólver, apanhou uma motocicleta e saiu à procura do principal suspeito de ter assassinado o seu pai. Esmeraldo se acompanhou de um sobrinho identificado apenas como "Francisco". Na manhã desta quinta-feira, ele teria assassinado o agricultor José Zacarias da Silva, de 35, que morava na Rua 3 de agosto no município de Umari.

Miséria

Jovem é levada por bandidos na saída da escola

Uma adolescente de 12 anos foi levada no início da noite desta quinta-feira (19) por homens armados na saída de uma grande escola particular de Fortaleza, localizada na Av. Eng. Humberto Monte, Parquelândia. A jovem, acompanhada do irmão, estava indo embora no carro dos pais, um Renault. Quando dobraram na Rua Uruguai, dois carros, um pela frente e outro por trás, trancaram um veículo.
Quatro homens armados desceram dos carros afirmando serem da polícia. O irmão da garota, de 15 anos, saiu correndo e os homens atiraram contra ele.  Em seguida, eles retiraram a jovem do carro, e fugiram com ela. O rapaz não se feriu.
O delegado Andrade Júnior, diretor da Delegacia Anti-Sequestro (DAS) foi ao local e depois se dirigiu à residência da vítima. Caso seja confirmado como um sequestro, será o oitavo apenas este ano.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Novo presidente da OAB será escolhido amanhã

Depois de dois meses de campanha ostensiva, os membros da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) escolherão, nesta sexta-feira (20), quem será o novo presidente da entidade.
Advogados de todo o Estado poderão passar no Náutico Atlético Cearense e em outras sub-seções espalhadas pelo Ceará, entre 8h às 16 horas, para votar em um dos três candidatos que disputam o pleito: José Erinaldo, Edson Santana e Valdetário Andrade.
A expectativa é que o resultado saia até às 17 horas de amanhã (20).

Acidente com parapente deixa dois feridos em Quixadá

Um acidente com um parapente aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), na cidade de Quixadá (Sertão Central). O piloto e o passageiro, que ainda não tiveram identidades divulgadas, ficaram feridos. Um deles, o empresário carioca Francisco Alencar, foi transferido para Fortaleza no helicóptero do Ciopaer. O outro recebeu atendimento pelo Corpo de Bombeiros da cidade.

Segundo o major Maurício, do Corpo de Bombeiros, os feridos passam bem, mas ainda não se sabe o que causou o acidente no voo duplo.

Jangadeiro Online

Mais de 55 mil benefícios do Bolsa Família são bloqueados no Ceará

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou o pagamento de 55.769 benefícios do Bolsa Família no Ceará, neste mês, porque as famílias não atualizaram seus dados cadastrais até 31 de outubro. Em todo o país, 975.601 benefícios foram bloqueados.

Mesmo sem receber os valores referentes a novembro, os segurados devem procurar o gestor municipal do programa e regularizar a situação para que seu benefício seja desbloqueado, desde que se enquadrem no critério do Bolsa Família, ou seja, renda mensal per capita de até R$ 140,00. A partir de janeiro de 2010, o benefício que continuar bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado.

Chuvas voltam a banhar o Cariri, sendo a maior precipitação em Barbalha


Uma chuva média de 15 milímetros voltou a banhar diversos municípios da região do Cariri na madrugada de hoje. O tempo continua bom na manhã desta quinta-feira com possibilidade de novas precipitações na razão de 80% segundo o Instituto Clima Tempo. Ele aponta para os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha sol e aumento de nuvens pela manhã com pancadas de chuvas à tarde e à noite.

A temperatura média vai oscilar entre 18 e 32 graus e, até o momento, não há previsão de chuvas para o fim de semana no Triângulo Crajubar. A maior precipitação de ontem para hoje no Cariri ocorreu no município de Barbalha com 15,5 milímetros. Entretanto, em nível de Ceará, foi no município de Pacoti, no Maciço do Baturité, com 22 milímetros.

Não são chuvas sequer de pré-estação de inverno, mas as conhecidas como das frutas. Entretanto, motivam os produtores rurais a iniciarem o preparo de suas terras. Na zona urbana das cidades, populares voltam a temer inundações como a que aconteceu este ano na localidade denominada Buriti no município de Barbalha.

Miséria

Águas de março...


Assim como na boa música popular, não se fala noutra coisa no jargão político atual, do compasso de espera das lideranças políticas partidárias do interior e da capital, quanto ao quadro sucessório estadual vindouro.

Até o dia 30 de junho de 2010, os grêmios partidários poderão lançar ao certame eleitoral, candidatos a Deputado Estadual; Deputado Federal; Governador e Vice; Senador da República e dois Suplentes.

Como tudo ainda continua muito indefinido, a quem diga que as definições derradeiras ocorrerão somente em março de 2010.
“Espera-se as águas de março”, discursam os políticos eufóricos por resultados.

Ontem (17\11), no Salão Paroquial de Icó, participei na condição de convidado, do “encontro da caravana 22”, que reuniu dezenas de lideranças locais e estaduais. Dentre elas o ex-governador Lúcio Alcântara; Deputado Estadual Adahil Barreto; Prefeito Roberto Pessoa; Médico e Suplente de Deputado Estadual, Dr. Leonardo Pinheiro e o ex-prefeito de Morada Nova, Adler Girão.

Apenas para clarear o artigo, fui vereador efemeramente; vice-prefeito em duas oportunidades e candidato a prefeito de Icó, todos os mandatos exercidos e disputados pelo PL (atual PR). Portanto, revi os amigos e o aconchego partidário de então.

Fiquei surpreso, no entanto, com a disposição daquelas lideranças em realmente disputar (em) o Governo do Estado.

Mesmo sem compromisso com aquela caravana, fui solícito (a convite) em participar e manifestar, publicamente, todo o meu apreço por Lúcio Alcântara e Roberto Pessoa.

Todos sabem em Icó, que nossa família tem no decorrer de quase duas décadas, um enorme atenção pelo o ex-governador Lúcio Alcântara, homem elegante, capaz, correto e de extrema sensibilidade, de extraordinário trato pessoal com as pessoas.

Lamentavelmente, mesmo observando todas estas qualidades não pude apoiá-lo nas eleições pretéritas, já que na condição de Governador e membro do PSDB, Dr. Lúcio foi induzido ao erro político de fazer opção por Cardoso Mota, meu concorrente a prefeito em 2004.

Mesmo sem mágoas, fiz questão de registrar, em minha fala, a lembrança que fiquei sozinho nas eleições que disputei em Icó, afora a traição explícita de meus próprios companheiros.

Fui vencido, à época, mesmo obtendo do povo 46% dos votos válidos. Afinal, Cardoso Mota apresentava-se como esperança. Como profeta das boas novas. Infelizmente, o que se viu, foi um médico elevado a prefeito, que tristemente, foi afastado de seu efêmero mandato de prefeito por três vezes por corrupção e deixou como legado o retrocesso histórico e a impressão que o Icó não tem jeito.

O pior, Cardoso Mota “enterrou” a esperança e ressuscitou todos os “coveiros das instituições” públicas icoenses. Uma lástima!

Retornando ao evento da “caravana 22”, esclareço que foi um movimento plural, de boa interação com a sociedade, onde falaram a vontade pessoas do povo, lideranças do comércio e do campo; jovens; professores e políticos.

Igualmente ao evento que foi muito bom, ressalte-se que o radialista Rubens Brasil foi ovacionado por todos (lideranças locais e estaduais – pessoas do povo), como o homem do rádio icoense que imprime a liberdade de expressão, que não se cala diante da inércia do Governo Municipal.

O Prefeito Roberto Pessoa, meu amigo pessoal, simples e de bom caráter, foi lançado candidato pelo PR ao Governo do Ceará.

Agradeço o convite do valoroso deputado Estadual Adahil Barreto, que combativo e valente de idéias, tem se destacado como esperança na Assembléia Legislativa do Ceará.

Finalmente, vamos esperar ÁS ÁGUAS DE MARÇO!

Fabrício Moreira da Costa
Advogado.

" Peço que me deixem em paz ! "- diz Edilmo Costa

Durante a coletiva na Rádio Antena Sul FM, o ex-prefeito de Iguatu, Edilmo Costa, falou sobre boatos que colocam em dúvida a sua candidatura em Iguatu, “ infelizmente são pessoas que querem me prejudicar, são pessoas que querem atrapalhar minha campanha com esses boatos, já desmenti todos estes boatos, não sou candidato do governador, do prefeito, sou o candidato do povo de Iguatu, mas se algum eleitor do atual prefeito ou do governador quiser me apoiar faça isto porque irá nos ajudar e muito já que sou um pré-candidato a Deputado Estadual” afirmou.

Questionado pelo radialista Alex Santana sobre a sua decepção com o grupo político que apoiava o ex-prefeito Edilmo Costa destacou que “ tenho decepção com algumas pessoas, mas não posso dizer que tenho decepção com o grupo político que pertencia porque não posso generalizar, mas tem algumas pessoas, nomes que não posso citar por questão de ética que estão espalhando estes boatos, mas digo que a minha ida para o PR foi por dois motivos, primeiro porque nesta legenda posso atingir o coeficiente necessário para me eleger a deputado estadual, por isto sou pré-candidato, e o segundo motivo foi o meu amigo Roberto Pessoa e este foi o principal” destacou Edilmo Costa.

Para finalizar o mesmo mandou um recado para os que estão tentando atrapalhar a sua pré-campanha, “ Peço que aqueles que não votam em mim e muitos que até votavam e sempre me elogiavam e me defendiam e hoje são os que mais espalham estes boatos, trabalhem pelo candidato deles e peço que me deixem em paz” disse.

Fonte: Iguatu.net

Médico é internado após beber cachaça artesanal

Uma cachaça de fabricação artesanal e origem duvidosa levou o médico de Acopiara Francisco Vilmar Félix Martins, 56, a ser internado na madrugada de ontem, no Hospital da Unimed, em Fortaleza. A bebida já havia feito outras duas vítimas no município, há cerca de 15 dias. O médico, candidato a prefeito de Acopiara nas últimas eleições e que já foi vice-prefeito, passa bem e tem previsão de alta para hoje ou amanhã.

Há duas semanas, Vilmar Félix soube do caso das duas pessoas que teriam se sentido mal após tomar a cachaça. ``Um amigo comum meu e deles me procurou, dizendo que me entregaria uma porção da cachaça pra eu mandar fazer uma análise``, recorda. Na segunda-feira, o amigo lhe entregou a ``encomenda``. ``Veio numa garrafinha tipo -celular- e eu pus dentro da pasta, mas não lembrei mais da história dele (de que a cachaça fazia mal)``, conta.

Ao chegar em casa, na hora do jantar, acabou tomando cerca de 20 mililitros da bebida. ``Quando bebi, até disse: -Que cachaça ruim, passou rasgando tudo aqui-. Aquilo devia ter metanol diluído em cachaça ou em água``, acredita. Depois de um tempo, Félix começou a se sentir mal. ``Comecei a suar a camisa, foi uma loucura. Teve um momento que eu não mexia mais os braços nem as pernas``, lembra.

Na madrugada de ontem, o médico veio de helicóptero para Fortaleza e deu entrada no Hospital da Unimed. Agora passa bem e, segundo a médica da unidade, Sandra Belém, ele continua internado apenas por excesso de zelo. De acordo com ela, Félix apresentou sintomas como visão borrada, diarreia, suor frio e fraqueza geral no corpo.

``Ele se sentiu pior quando ainda estava no Interior. Quando ele chegou aqui, já estava bem. Está internado só por excesso de zelo``, garantiu a médica. Segundo ela, ainda é prematuro afirmar que ele se sentiu mal por causa da cachaça. No entanto, admite que existe a suspeita, já que ele tomou da amostra que já teria feito outras vítimas em Acopiara.

Para Félix, não há dúvidas de que se sentiu mal por causa da cachaça. Sua família já levou a amostra a um laboratório para que seja feita análise. ``Deve ser daquelas cachaças adulteradas, cachaças artesanais que se fazem em fundo de quintal. É preciso tomar cuidado``, comenta. ``Não devemos ingerir qualquer tipo de bebida em qualquer lugar``.

O POVO

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cid Gomes nega que Ciro Gomes tenha desistido da Presidência

O Governador do Ceará, Cid Gomes, negou que o irmão dele, Ciro Gomes, esteja desistindo da candidatura à Presidência da República. As especulações foram divulgadas na mídia nacional depois que Ciro se reuniu com o governador de Minas Gerais, aécio neves.
"O que ele disse é que, se houver duas candidaturas, sendo Dilma e Aécio, ele ficará descomprimido da imperiosidade de concorrer. Isso é diferente de dizer que ele vai desistir", disse o governador.

Prêmio da Mega-Sena sai para três apostas

Três apostas acertaram os seis números sorteados pelo concurso 1.127 da Mega-Sena, nesta quarta-feira (18). Os bilhetes vencedores, de acordo com a Caixa Econômica Federal, são do Rio de Janeiro, de Porto Alegre e de São Bernardo do Campo (SP).

Confira os números sorteados: 05 - 08 - 14 - 24 - 29 - 30

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os donos dos bilhetes vão receber, cada um, R$ 1.463.875,35.

No total, 152 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 8.083,07. Outras 7.135 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 245,99.

A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que ocorre no sábado (21), é de R$ 2 milhões.

Aluno de 10 anos de idade representará Iguatu na Conferência Nacional de Educação


A Conferência Nacional da Educação é um dos maiores eventos nacionais da educação planejados pelo Governo Federal dentro da atual administração democrática que o país está vivendo. Esta conferência é dividida em três etapas: a municipal – em cada município; a estadual – nas capitais dos estados; e a nacional – em Brasília.

O município de Iguatu será representado na Conferência Nacional por Breno Costa Figueiredo, aluno do 5º Ano da E.E.F. João Paulino. O garoto de apenas 10 anos de idade participou da etapa municipal em junho deste ano, e na etapa estadual nos dias 11, 12 e 13 de novembro em Fortaleza.

Graças ao seu desempenho e protagonismo conseguiu ser eleito nestas duas etapas e participará da etapa nacional, em abril de 2010. Um dos fatos que chamou mais a atenção foi o envolvimento e a desenvoltura do aluno nas discussões dos temas e a habilidade de defender as suas propostas. 

Breno foi o aluno mais jovem da conferência estadual e levará para a capital brasileira a responsabilidade de defender as propostas para melhorar a educação do nosso país nos próximos anos.

Prefeitura de Iguatu

Veja o gabarito da 1ª fase do vestibular da Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará divulgou o gabarito referente às provas da primeira fase do processo seletivo, que pode ser conferido pelos vestibulandos aqui.

A segunda fase do vestibular da UFC ocorre nos dias 13 e 14 de dezembro, após remarcação causada pela nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O vestibular 2010 registrou um total de 44.146 inscritos. Este ano, a UFC oferece 5.524 vagas - 1.020 a mais que no ano passado, distribuídas por 90 cursos de graduação em campi na Capital e no Interior do Estado.

Quadro clínico do médico Vilmar melhora consideravelmente

O blog entrou em contato há poucos instantes com familiares de Vilmar Martins, em Fortaleza, e foi informado que o médico passa bem e se recupera no Centro de Tratamento Intensivo, no hospital da Unimed.

Vilmar chegou sem mexer alguns órgãos do corpo, no caso, pernas e braços, mais o quadro melhorou e os órgãos voltaram a funcionar bem.

Mesmo sonolento por conta dos medicamentos tomados, o médico acopiarense está consciente e se recupera bem.

O médico Vilmar Félix Martins foi transferido de avião para Fortaleza, na madrugada de hoje, após ingerir uma bebida alcoólica.

Oito homens armados tentaram assaltar agência do Banco do Brasil em Potengi

O município de Potengi viveu uma madrugada de intensa movimentação policial com a tentativa de assalto contra a agência do Banco do Brasil daquela cidade. Um grupo armado chegou por volta da meia noite na agência do BB em dois veículos e renderam os vigilantes. Segundo a polícia, eram aproximadamente oito homens, sendo quatro num veículo Siena de cor prata e os outros quatro num Sedan de cor escura.

Os homens adentraram a agência e tentaram arrombar o cofre forte com um maçarico, mas não conseguiram. A quadrilha se assustou com o disparo do alarme e decidiu abandonar o estabelecimento bancário levando apenas os dois revólveres calibre 38 e mais dois coletes à prova de bala que pertenciam aos vigilantes. O grupo não conseguiu apanhar dinheiro da agência e fugiu na direção do estado do Pernambuco.

Segundo o Major Marcos Antonio dos Santos Nascimento, comandante da 4ª Companhia do 2º BPM (Batalhão Policial Militar) com sede em Brejo Santo, várias diligências foram feitas, mas a PM não conseguiu pistas da quadrilha. Ele foi pessoalmente a Potengi coordenar as operações quando solicitou reforço policial de municípios próximos. No dia 11 de janeiro de 2008, quatro indivíduos fortemente armados e que se conduziam em duas motocicletas tentaram assaltar a mesma agência e houve um confronto com a polícia. No tiroteio, o Soldado Iracildo foi alvejado com um tiro na testa e morreu no local.

Miséria