segunda-feira, 9 de novembro de 2009

E a humilhação continua: PEC dos Vereadores será julgada na próxima quinta-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará na próxima quinta-feira ,12, a validade constitucional da PEC dos Vereadores. No início outubro, a ministra Carmen Lúcia decidiu liminarmente, atendendo requerimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), e ordenou a suspenção da posse dos mais de 7 mil suplentes de vereador no Brasil.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, argumenta que a chamada PEC dos Vereadores tem validade apenas para a próxima eleição, não podendo, portanto, retroagir para beneficiar quem não foi eleito em 2008.

O Congresso promulgou a PEC em 23 de setembro e milhares de suplentes de vereador torcem para que a lei tenha aplicação imediata.

Homicídios contra mulheres voltam a crescer no Ceará

Faltando pouco mais de um mês para o fim do ano, o número de mulheres assassinadas em 2009 já superou os registros de 2008. No ano passado, 93 mulheres foram vítimas de homicídio em todo o Estado. Em 2009, já são 113 casos em menos de 11 meses completos, o que representa uma elevação da ordem de 21 por cento.

A estatística aponta uma retomada dos índices de violência contra a mulher após um período de trégua ocasionado pela entrada em vigor, em 2007, da Lei Maria da Penha. Entre 2007 e 2008 houve uma queda de quase 20 por cento das mortes violentas entre mulheres.

Recursos do Fundef pagavam festas em município do Ceará

O Ministério Público Federal (MPF) do Ceará entrou com ação de improbidade administrativa contra duas construtoras, a ex-secretária de Educação e o ex-prefeito do município de Senador Sá, acusados por irregularidades na gestão dos recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

As fraudes foram confirmadas após fiscalização pela Controladoria Geral da União (CGU), segundo o MPF. O ex-prefeito de Senador Sá, Sancho Rodrigues de Oliveira, a Épura Engenharia Ltda, a ex-secretária de Educação de Senador Sá, Maria de Jesus da Silva e a V&J Construções e Engenharia Ltda têm o prazo de 15 dias para se manifestarem, após notificação da Justiça Federal.

Durante as investigações foi observada a utilização dos recursos do Fundef para pagamentos de despesas não relacionadas à manutenção do ensino fundamental, em um valor total de R$ 60.166,58. Entre esses pagamentos distantes da natureza a que se destina o Fundef, estão os honorários advocatícios, remuneração de Secretária de Educação, reforma de creche, diárias de viagens de servidores municipais e até custeio de festas municipais.

Além disso, o MPF identificou que na gestão do ex-prefeito de Senador Sá não foi feita licitação para compra de materiais escolares com a utilização dos recursos do Fundef. Segundo a ação, o ex-prefeito alegou não possuir documentos para atestar a licitação.

A investigação também observou um descompasso entre os valores das notas de pagamento aos fornecedores e as quantias sacadas nos bancos credenciados com o município de Senador Sá, sem que houvesse uma relação direta entre os saques e os pagamentos feitos aos credores.

PR do Ceará lança durante café da manhã a “Caravana 22″


O Partido da República no Ceará está promovendo um café da manhã nesta segunda-feira, no Hotel Marina Park. Sob o comando do seu presidente regional, o ex-governador Lúcio Alcantara, trata sobre as eleições do próximo ano e acerta estratégias que viabilizem a candidatura do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, ao Governo do Estado.

Os parlamentares federais Leo Alcântara e Marcelo Teixeira (Gorete Pereira e Vicente Arruda foram ausência), e o deputado estadual Adahil Barreto 9Vasques Lnidm nãom compareceu) participam do encontro, além de prefeitos e pré-candidatos às próximas eleições.

O café da manhã marca principalmente o lançamento da “Caravana 22″, uma campanha, com orientação da direção nacional do PR, que tem o objetivo de conquistar novos filiados no Interior. Segundo Lúcio Alcãntara, a iniciativa vai começar a partir do dia 15 próximo em dois municípios da Região Metropolitana de Fortaleza: Horizonte e Pacajus.

Eliomar de Lima

Vândalos depredam patrimônio público em Acopiara

Recentemente os vândalos depredaram o Posto de Saúde da Rodoviária causando prejuízos ao patrimônio público.

Em nota publicada no site da Prefeitura de Acopiara, a secretária de Saúde do Município Teresa Cristina relatou através de Boletim de Ocorrência que esta ação deu-se por conta da falta de vigilância no PSF, já que por decisão da justiça local, todos os funcionários prestadores de serviços deveriam ser demitidos, inclusive os vigilantes.

Há quem diga que esse é mais um motivo para a Prefeitura de Acopiara acelerar a realização do concurso público.

Detalhe: A secretária só faltou dizer que a culpa pela depredação é da justiça que afastou os servidores irregulares. 

Esporte: time de São Paulinho vence Copão de Acopiara


Foi realizada ontem no distrito de São Paulinho, em Acopiara, a final do Copão 2009 promovida pela Liga Desportiva com apoios de Dr. Vilmar, deputado Sarto e vereador Afrânio.

Os times de São Paulinho e Isidoro foram os finalistas da competição.

No tempo normal o jogo terminou empatado em 1 a 1. Os gols foram marcados por Pedro (Isidoro) e Joel (São Paulinho). Na disputa nos pênaltis a equipe de São Paulinho venceu pelo placar de 4 x 2 e foi a grande campeã.


 A entrega da premiação aconteceu no balneário Beira-Rio que ficou superlotado.O time campeão recebeu troféu e mais a quantia de R$ 600,00 em dinheiro. Já o vice-campeão também recebeu troféu e R$ 300,00.

O evento contou com presenças de vários políticos de Acopiara, dentre eles, o médico Vilmar Félix, Gaspar do Vale, Jurdan Teixeira, Afrânio Luiz, Edmilson Alves, José de Júlio e esse Blogueiro.

Intermunicipal sub 23: Vasco de Iguatu é derrotado pela equipe de Reriutaba

 
 
Com um futebol tímido e com a ausência da torcida no estádio Morenão, o time do Vasco de Iguatu foi derrotado pela equipe da cidade de Reriutaba pelo placar de 3 x 0.

Agora, espera-se que na partida de volta a ser realizada no próximo domingo, o time consiga se recuperar, afinal, está em jogo, o título de campeão do intermunicipal sub 23.

* Quando se fala em ausência de torcida, queremos dizer que realmente os desportistas iguatuenses não compareceram ao estádio para apoiar a equipe da casa. Como sempre, a grande maioria preferiu ficar em casa assistindo outros jogos pela televisão, ao invés de prestigiar o futebol local. E o mais interessante nisso tudo: depois da derrota, as aves de mau agouro com certeza irão criticar o fato ocorrido. Deveriam pelo menos, terem a hombridade de participarem do evento, afinal, não existe futebol sem torcida.

Iguatu Notícias

Teatro Pedro Lima Verde em Iguatu


A implantação do Teatro Pedro Lima Verde, nesta cidade, proporcionou um espaço adequado de prática e apresentação da arte cênica para os grupos de teatro amador. Os artistas locais estão mais motivados, peças antigas foram refeitas, adaptadas e novos textos começam a ser debatidos. As companhias esperam mais apoio e a implantação de políticas públicas de valorização e apoio à produção teatral.

Durante as duas últimas décadas, artistas amadores locais reivindicaram a construção de um teatro moderno. No início dos anos de 1990, surgiu a ideia de implantação de um teatro no bairro Prado, a partir da adaptação do antigo prédio do mercado público. Um novo projeto ganhou a prancheta do arquiteto e há um pouco mais de um ano foi, finalmente, implantado o primeiro teatro moderno de Iguatu, que homenageia o ator Pedro Gomes de Araújo Neto, com nome artístico, Pedro Lima Verde.

A secretária de Cultura de Iguatu, Diana Mendonça, disse que o município apoia as atividades artísticas. Há um esforço para melhorar cada vez mais o teatro e projetos estão sendo elaborados para serem implantados a partir de 2010.

Honório Barbosa
Repórter

TAC obriga prefeitura de Milagres a respeitar piso salarial a servidores

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da comarca de Milagres, Emílio Tahim, obteve êxito numa Ação Civil Pública (ACP) para obrigar aquele município a remunerar seus servidores com quantia não inferior a um salário mínimo, independentemente do regime de horas trabalhados.

Em audiência realizada com o Prefeito Municipal, no último dia 04, foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no qual o Município desistiu de todos os recursos interpostos e, em contrapartida, o Ministério Público abriu mão de executar a sentença até 1o. de março de 2010.

O benefício para o Ministério Público foi o de que a sentença vai transitar em julgado, isto é, não poderá mais ser modificada. O benefício para o Município foi o de que ele terá um prazo de pouco mais de tres meses para organizar suas contas e planejar a remuneração dos seus servidores nos termos determinados pela sentença proferida na ACP.

domingo, 8 de novembro de 2009

Goleiro cearense é o melhor no futebol de salão do Brasil

Chegar aos 35 anos sendo apontado como craque da temporada do futsal pela imprensa , faz do cearense de Ocara, Lavoisier Freire Martins ser mais um ´´cabeça-chata´´ que deu certo, graças a seu talento que o coloca entre os ´´monstros sagrados ´´no salonismo no País.

SAIBA MAIS

NO SUMOV

Como atleta sumoveano o melhor goleiro do País sagrou-se hexacampeão Estadual, de (91 a 96); bicampeão metropolitano (92 e 93) e campeão da Taça Brasil de Clubes de Futsal (93), categoria juvenil e campeão do Norte e Nordeste (95).

SELEÇÃO BRASILEIRA
O goleiro Lavoisier, durante 10 anos, defendeu a Seleção Brasileira. Foram 150 jogos com a camisa verde-amarela. Entre os títulos internacionais conquistados, estão os quatro da Copa América de Futsal (95,96, 98 e 99) e o tricampeonato do Mundialito nos anos de (96, 98 e 2001).

HOMENAGENS
Lavoisier teve o reconhecimento de sua performance como goleiro de futsal por parte de várias entidades e órgãos. Entre as homenagens que estão a de melhor atleta de futsal do Brasil, em 2002, eleito que foi pelo COB. Também foi escolhido como o melhor goleiro da I Copa das Nações, em 2001, defendendo o Brasil.

OUTROS CLUBES
Além do Sumov, Lavoisier defendeu ainda equipes do Tio Sam/RJ, Vasco /RJ, ACBF/RS, Intelli/SP e Ulbra/RS.

Pai de Susana Vieira morre aos 92 anos

A atriz Susana Vieira perdeu o pai, Marius Lúcio Gonçalves de 92 anos, que faleceu por volta das 10h da manhã deste domingo (08).
Ele estava internado há cerca de um mês no hospital Bandeirantes, zona central da cidade de São Paulo.
Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital, a morte aconteceu por causa de complicações gerais em múltiplos órgãos, provocadas pela própria idade avançada.

PR discute Eleições 2010 em café da manhã nesta segunda (09)

Os partidos políticos esquentam as conversas sobre as Eleições 2010. Nesta segunda-feira (09), por exemplo, é a vez do Partido da República (PR) realizar um café da manhã, às 8 horas no hotel Marina Park, com a presença dos seus deputados federais (Gorete Pereira, Leo Alcântara, Vicente Arruda e Marcelo Teixeira) e estaduais (Adahil Barreto e Vasques Landim), além dos pré-candidatos às próximas eleições. Na linha de frente, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que já disse ser candidato do PR ao Governo do Ceará.

Enade ocorre com tranquilidade, avalia MEC. Veja os gabaritos

O Enade aconteceu com tranqüilidade. Assim o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, avaliou o processo de realização das provas do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), aplicadas neste domingo (08) para mais de 1,1 milhão de estudantes em 997 cidades brasileiras.  Veja o gabarito aqui.

Fluminense derrota o Palmeiras, e o sonho de ficar na elite continua vivo

Foi suado, disputado e polêmico, mas o Fluminense superou todas as adversidades e derrotou o Palmeiras por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fred, de cabeça, marcou o único gol validado da partida. Isso porque Obina também balançou a rede, quando o confronto estava empatado em 0 a 0, mas o árbitro viu falta inexistente do atacante alviverde.

Confira a classificação dos times 

G1

Em 'revival' de emoção dos anos 80, Fla bate o Galo por 3 a 1 e pula para 3º lugar


Pode ter faltado a técnica mais refinada dos tempos de Zico e Reinaldo. Mas a partida deste domingo apresentou outros ingredientes de um revival dos anos 80 - com o adicional de um gol olímpico. Atlético-MG e Flamengo repetiram a forte tensão da bela rivalidade e, sobretudo, a emoção. E diante de um Mineirão lotado, mas não na totalidade dos 64.800 ingressos vendidos - pouco mais de 1.000 ficaram nas mãos dos cambistas -, a equipe rubro-negra, mais consistente e com os principais jogadores aparecendo nos momentos decisivos, obteve vitória importante na luta pelo título brasileiro e/ou vaga na Libertadores.

Revista Veja questiona novas viagens da primeira-dama do Ceará


A revista nacional Veja volta a questionar as viagens da primeira-dama do Ceará, Maria Célia Habib, ao exterior. Na edição que chega às bancas de Fortaleza neste domingo (08), uma nota na coluna Holofote fala que, há 15 dias, ela voltou a Portugal e deu uma “esticadinha” até a Espanha para divulgar o artesanato e uma ONG que trata de deficientes. Segundo o texto, a viagem, que teve mais dois acompanhantes, foram gastos mais R$ 25.700,00. A revista ironiza dizendo que “ Ainda bem que o Ceará dos Gomes é um estado rico”.

Segundo a revista, “desde que o marido, Cid Gomes, tomou posse no governo do Ceará, a primeira-dama, Maria Célia Habib, não perde oportunidade de dar uma voltinha no exterior por conta do Erário estadual”. Como Maria Célia não é funcionária pública, o Tesouro cearense paga suas contas como se ela fosse “técnica convidada do governo”. Nessas “missões técnicas”, ela foi a Portugal e ao Egito para “divulgar o artesanato cearense”.

Revista Veja

Com muita festa no Maracanã, Vasco vence o Juventude e volta à Série A


O Vascão voltou...o Vascão voltou... o Vascão voltou... o grito da torcida veio em uma mistura de alívio e desabafo neste sábado, no Maracanã. Em uma grande festa, mais de 80 mil cruzmaltinos comemoraram o retorno para a elite do futebol brasileiro em 2010 com quatro rodadas de antecipação com a vitória por 2 a 1 sobre o Juventude. Após a partida, os jogadores vibraram bastante no gramado e mostraram para a torcida duas faixas: "O sentimento nos trouxe de volta" e "Obrigado pelo amor infinito". No fim, houve até volta olímpica com o capitão Carlos Alberto carregando um enorme número 1 simbolizando a volta para a Primeira Divisão.

Prêmio da Mega-Sena acumulou para R$ 20 milhões

O prêmio sorteado neste sábado (7) acumulou: ninguém acertou as seis dezenas sorteadas em Santa Maria (RS) do concurso número 1.124 da Mega-Sena. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor estimado para o próximo prêmio é de R$ 20 milhões.

Confira as dezenas sorteadas:

07-11-16-18-33-49

Segundo a Caixa Econômica Federal, 122 bilhetes acertaram cinco números (quina) e vão receber, cada um, R$ 12.110,47. Outras 7.528 apostas acertaram quatro números (quadra) e receberão R$ 280,37.

sábado, 7 de novembro de 2009

Acopiara: Rádio Vale do Quincoê estréia novo programa jornalístico


Vai estrear no próximo sábado (14), na rádio Vale do Quincoê de Acopiara, a partir do meio-dia, o programa "Acopiara Urgente - Jornalismo Verdade".

Com um aspecto inovador e criativo o programa visa informar melhor a população da região Centro Sul sobre os últimos acontecimentos.

Além de denúncias, reclamações e reivindicações, o programa "Acopiara Urgente" contará também com entrevistas ao vivo, plantão de polícia e a participação do ouvinte por telefone.

O novo jornalismo da rádio Vale do Quincoê será de inteira responsabilidade dos seus idealizadores, no caso, Lindomar Rodrigues e Pinheirinho, ambos da rádio Liberdade AM de Iguatu.

Futebol: Empate que dá esperança


Como já havia acontecido em sete ocasiões na atual Série B do Brasileiro, o Fortaleza abriu o placar, mas cedeu o empate, agora para o Bahia, em 2x2, ontem à noite, no Estádio Pituaçu, em Salvador.

O resultado manteve o Leão na zona de rebaixamento, e para se garantir, o Leão terá que vencer os próximos quatro jogos, para não depender de ninguém. O Tricolor cearense agora recebe a Ponte Preta, na próxima terça-feira às 20h50 (hora cearense), no Castelão.

Audiência pública discute problemas com a telefonia em Iguatu


A Câmara Municipal deste município realizou audiência pública com o objetivo de discutir os transtornos enfrentados pelos usuários de telefonia móvel e fixa. Há quase dois meses, no período da noite, os iguatuenses reclamam enormes dificuldades para completar uma chamada via celular. Sinal da rede ocupada, a ligação que cai mesmo após ser completada ou feita para número diverso do digitado quando se liga para putra região, são as principais reclamações dos usuários.

Representantes de entidades de classes, clubes de serviço, Ministério Público estadual, seccional da OAB e empresários da região participaram da audiência que expôs os transtornos enfrentados pelos usuários.

O vereador que fez a proposta da reunião na Câmara, Aderilo Alcântara, solicitou do representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), engenheiro Tales Esmeraldo, fiscalização rigorosa e, ainda, solução rápida para o problema.

Serviço congestionado

A maior dificuldade ocorre com a operadora TIM. O representante da Anatel disse que já havia identificado o congestionamento do serviço em outros municípios, mas em Iguatu a denúncia era uma novidade e que providências seriam tomadas. "Acredito que esse problema é decorrente de promoções, que congestionam a rede", disse Esmeraldo. "Vamos fiscalizar num prazo de até 90 dias, em caráter de prioridade, em face da denúncia pública, e exigir da operadora um projeto de solução para esse problema que estou percebendo ser grave".

Iguatu Notícias

Artesão de Juazeiro do Norte, no Ceará, usa a cabaça para fazer instrumentos musicais

Uma inovação na arte de tocar e fazer instrumentos de corda. Tudo é feito com cabaças. Um fruto que não se come, mas é muito utilizado como cantil e vasilhas. Já tem gente interessada em aprender.



G1

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 6 milhões neste sábado

O concurso 1.124 da Mega-Sena pode pagar R$ 6 milhões na faixa principal, para seis acertos, neste sábado (7). O sorteio acontece às 20h (horário de Brasília) em Santa Maria (RS).

Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor pode render aproximadamente R$ 31 mil mensais, se aplicado na poupança.

As apostas podem ser feitas até as 19h, em qualquer casa lotérica do país, e custam R$ 2 para seis dezenas.

Ministro anuncia investimentos para municípios cearenses



O Bom Dia Ministro desta semana troxe uma entrevista especial com o ministro da Cultura, Juca Ferreira. O ministro falou sobre o Plano de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. Com o objetivo de restaurar e conservar o patrimônio histórico no Brasil, o projeto investirá R$ 150 milhões por ano em 124 cidades históricas - entre elas, Icó, Sobral e Viçosa, no Ceará, que estão na primeira leva das beneficiadas, com obras de requalificação urbanística, infraestrutura urbana, financiamento para recuperação de imóveis privados, restauro de monumentos e promoções do patrimônio cultural.

O objetivo do PAC Cidades Históricas é promover a recuperação e a revitalização de 173 cidades históricas do País, em parceria com instituições federais e estaduais. Todas as 27 capitais brasileiras e as cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 serão atendidas pelo Programa, que contará com investimentos de R$ 140 milhões do governo federal. Inicialmente, o Programa vai beneficiar 32 cidades históricas até o fim deste ano, e outras 141 até o final de 2012. Serão recuperados 5.200 imóveis privados e 200 monumentos e imóveis públicos.

As primeiras 32 cidades atendidas são: Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas, em Alagoas; Cachoeira, Cairu e Salvador, na Bahia; Icó, Sobral e Viçosa, no Ceará; Pirenópolis, em Goiás; São Luís, no Maranhão; Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto e São João del Rei, em Minas Gerais; Corumbá, no Mato Grosso do Sul; Belém, no Pará; Areia e João Pessoa, na Paraíba; Olinda, Recife e Serinhaém, em Pernambuco; Parnaíba e Pedro II, no Piauí; Rio de Janeiro; Natal, no Rio Grande do Norte; Jaguarão e Piratini, no Rio Grande do Sul; Laguna e São Francisco do Sul, em Santa Catarina; Santos, em São Paulo; e São Cristóvão, em Sergipe.

Prefeitura de Iguatu quer consolidar turismo religioso


Iguatu ganhará em breve um monumento Cristo Luz, que deve ter 32 metros e será construído no topo do Morro do Cocobó, ponto mais alto da cidade. A intenção é que o monumento seja semelhante ao que existe em Balneário Camboriú (SC). De acordo com o prefeito Agenor Gomes de Araújo Neto, a ideia surgiu pela forte característica religiosa do Município. Além disso, o projeto considera o benefício turístico que o monumento pode trazer. “A gente está procurando formas de consolidar o turismo religioso em Iguatu”, explicou o prefeito.

De acordo com ele, o objetivo é instalar, numa das mãos do Cristo, um farol com iluminação computadorizada mudando de cor a cada dez minutos. “A luz vai ter um alcance muito bom, pois as pessoas vão poder ver de vários pontos da cidade”, reforçou. A Prefeitura de Iguatu já está trabalhando no estudo sobre o solo, para determinar a melhor forma de construção. Só após o estudo será possível estimar o valor da obra.

A ideia inicial é que o monumento tenha 32 metros, mas isso também ainda está sendo estudado. “Para o trabalho arquitetônico, vamos abrir a licitação na próxima semana”, adiantou. De acordo com Agenor Neto, a construção do Cristo Luz faz parte da urbanização de todo o Morro do Cocobó, que já passou por duas etapas. A primeira incluiu a construção de quadra de vôlei, futebol, equipamentos para ginástica. A segunda etapa, já iniciada, conta com uma fonte que agora passará por um trabalho de iluminação especial.

Conforme o prefeito, a ordem de serviço foi assinada nesta semana. “Vai se tornar mais um ponto turístico”. A terceira e próxima etapa inclui a construção do Cristo Luz. Os recursos serão pleiteados com o Ministério do Turismo e o projeto será apresentado ao Governo do Estado, na tentativa de obter parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará. Mas, conforme o prefeito, a obra contará com recursos também municipais.

Para isso, outras ações também estão sendo realizadas. Uma delas é a iluminação da ponte Demócrito Rocha, em uma das entradas de Iguatu, que está em processo licitatório, compreendendo a pintura de toda a ponte e a iluminação. “O custo deve ser em torno de R$ 8 mil a R$ 10 mil. A iluminação terá cinco cores, mudando a cada três minutos”.

Jornal O Povo

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Se a moda pega: aparelho de celular é encontrado dentro de um pão no presídio de Iguatu


Durante uma revista de rotina no presídio da cidade de Iguatu, a Polícia encontrou um aparelho de telefone celular da marca Siemens A52, o qual estava escondido dentro de um pão.

O aparelho foi encaminhado ao diretor da cadeia, onde serão tomados os procedimentos cabíveis.

Iguatu Notícias

Municípios serão fiscalizados pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, dando continuidade às inspeções nos municípios cearenses, estará no período de 09/11 à 13/11, fiscalizando a Prefeitura e Câmara dos municípios listados abaixo. Caso tenha denúncias ou informações, ligue para (85) 3230 5158 ou acesse www.tcm.ce.gov.br
 
Ernesto Saboia
Conselheiro - Presidente do TCM

Lista dos municípios a serem fiscalizados de 09/11 a 13/11:

1) Acarape
2) Altaneira
3) Aratuba
4) Aurora
5) Beberibe
6) Cariré
7) Ibicuitinga
8) Ipaporanga
9) Jaguaribe
10) Marco
11) Miraíma
12) Missão Velha
13) Morrinhos
14) Mucambo
15) Novo Oriente
16) Ocara
17) Pacajus
18) Palhano
19) Santana do Acaraú

Governadores do NE discutem apoio a Ciro Gomes e dupla candidatura em 2010


Fortaleza sediou na manhã desta sexta-feira (06) o 11º Fórum de governadores do Nordeste e reuniu forças políticas da região em prol do desenvolvimento do Nordeste. Entre as pautas do evento, não podia ficar de fora a disputa eleitoral em 2010 para tratar de alianças e coligações de partidos tanto nos estados como em nível federal.

O presidente do PSB nacional, Eduardo Campos, falou que, a preço de hoje, Ciro é sim candidato a Presidência da República. O partido, conforme o governador, pretende mostrar ao presidente Lula, até o próximo ano, que a tese de duas candidaturas apoiadas pelo governo, com Ciro e Dilma na disputa, seria mais seguro para evitar a vitória de José Serra ainda em primeiro turno. Eduardo Campos, aliás, ao tocar no assunto Ciro Gomes, lembrou que hoje o deputado federal faz 52 anos de vida.

“A gente vem trabalhando a nosso modo, expondo o candidato na TV, na internet, mas temos que construir a candidatura dentre do campo de sustentação do governo Lula”, disse. Eduardo Campos reforçou que não quer simplesmente ter um candidato, mas quer um que se torne efetivamente presidente.

Jangadeiro Online

Delegada afastada faz acusações contra superintendente da Polícia Civil

A delegada Alexandra Medeiros, que foi afastada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, deu entrevista coletiva, nesta manhã de sexta-feira, na sede do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado (Sindepol), no Centro de Fortaleza.

Alexandra, então titular da Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito (DADT), investigada sob acusação de envolvimento em tortura dos assaltantes Otacílio Siqueira e os irmãos Lopes e Gilson Justino, não poupou o superintendente da Polícia Civil do Estado, Luiz Carlos Dantas. Ela disse que Dantas alterou o local de crime quando homens tentaram matá-la em agosto deste ano. Também afirmou que o superintendente coagiu uma testemunha a mudar o depoimento sobre o caso. Alexandra investigava o crime organizado no Estado e que teria participação de policiais.

Sobre seu afastamento da função, ela disse que o secretário Roberto Monteiro foi induzido ao erro. Também foram afastados o delegado Francisco Cavalcante, da Assessoria Jurídica da Superintendência da Polícia Civil, e o inspetor Fernando Cavalcante.

Gabinete de Segurança investigará entrevistas de 'falso Lula'

A Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República encaminhou nesta sexta-feira pedido para que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), coordenado pelo general Jorge Félix, adote "providências" contra um "falso presidente Lula", que, por telefone, tem concedido entrevistas a veículos de comunicação do exterior.

As declarações do "falso Lula", feitas em português para a rádio SBS da Austrália e para uma emissora estatal do Timor Leste, incluem garantias de segurança para turistas que visitem o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos de 2016 e até referências ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como "meu amigo escurinho".

O GSI, responsável pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), irá verificar se as entrevistas consistiram apenas em um trote isolado ou se têm sido repetidas em diversos países. Também avaliará se é o caso de rastrear os e-mails que um falso assessor da presidência, que se identifica como Caio Martins, utiliza para agendar as entrevistas.

Brejo Santo-CE: Oposição quer a cassação do mandato do prefeito Guilherme Landim


A eleição parece ainda não ter acabado mesmo os atuais prefeitos já estando há onze meses gerindo os municípios para os quais foram eleitos. Em muitos casos, fatos concretos que até recomendariam de fato a revisão do resultado final. Noutros, picuinhas políticas medidas pela insatisfação de quem não logrou êxito nas urnas. Desta forma, são vários os processos aguardando análise pela Justiça Eleitoral, bem como existem outros que só agora estão chegando ao tribunal.

É o caso, por exemplo, do município de Brejo Santo aonde o bloco de oposição ao prefeito Guilherme Landim, formado pelo PSDB, PPS e PR, impetrou uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) na 1ª Vara da Comarca daquela cidade. O documento pede a cassação de mandato do prefeito sob a acusação da compra de votos durante a campanha do ano passado. Guilherme é acadêmico de Medicina e pertence aos quadros do PSB tendo vencido o pleito com 59,52% dos votos.

Miséria

Biblioteca pública é instalada em Saboeiro

"Um país se faz com homens e livros". A frase do escritor Monteiro Lobato revela-se presente quase um século depois de sua criação. Acreditando nesta afirmação e com o objetivo de incentivar a leitura entre os moradores, a pesquisa escolar entre os estudantes, a Secretaria de Educação deste município implantou a primeira biblioteca pública da cidade.

A unidade é denominada Mileno Torres Bandeira, em homenagem a um filho ilustre da cidade, que viveu já mais de 100 anos e escreveu o livro "Origem da Família Carcará". A biblioteca oferece um acervo de mais de três mil livros. Dispõe de sala de leitura, cujo nome é um reconhecimento póstumo ao trabalho da professora Maria Dolores Leal Martins. Existe, também, sala de pesquisa, que homenageia o professor Raimundo Idelir Moreira, além de laboratório de informática.

Fardas da PM cearense ´sumiram´ no Paraná


Cerca de 800 fardas novas da Polícia Militar do Ceará desapareceram, no início desta semana, quando eram transportadas em um caminhão, no percurso entre a fábrica onde haviam sido confeccionadas e o setor de transportes de cargas no aeroporto, no Estado do Paraná.

O caso não foi divulgado pela Imprensa local e só chegou ao conhecimento das autoridades cearenses nos últimos dias, depois de constatado um atraso na entrega do material para a PM do Ceará.

Por conta do descumprimento do prazo de entrega do novo fardamento, a PM do Ceará procurou a empresa responsável pela entrega e a informação obtida foi a de que tinha havido um ´extravio´ do material durante o transporte, depois de ter saído da fábrica.

Coincidentemente ou não, na manhã da última terça-feira, três homens, supostamente usando fardas de policiais militares, atacaram um caminhão que transportava uma carga de fraldas descartáveis e de shampoo, no quilômetro 125 da BR-116, no Município cearense de Palhano.

O coronel Francisco Araújo de Andrade, comandante de Policiamento do Interior (CPI), que está coordenando as diligências em busca dos assaltantes, não encontrou relação entre os dois casos.

DN

Noel 4×4 – Deputado protesta contra jipes comprados por R$ 4,5 milhões


O deputado estadual Adahil Barreto (PR) protestou, nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa, contra a compra de 40 jipes Tröller pelo Governo do Estado. Esses jipes, segundo a administração estadual, vão ser entregues à Polícia Militar para apoiar no trabalho de fiscalização das praias.

O que o parlamentar reclamou foi do preço. Cada um custando R$ 90 mil quando, na sua avaliação, o Governo Cid Gomes adota mais uma megalomania quando poderia adquirir buggys fabricados em Fortaleza e que custam, cada um, R$ 27 mil. A compra dos jipes ficou em R$ 4,5 milhões.

“Por que esses jipes caros, quando o buggy é ágil, tem amnutenção barata e muito a ver com nossas praias? O Governo Cid Gomes já comprou Hilyx, Corola, patinete ao preço de carro popular e agora investe em jipe caro. Isso é brincar com a cara e o dinheiro do contribuinte”, disse, em tom de revolta o parlamentar.

A licitação foi concluída em julho último e, segundo o secretário-executivo da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, coronel Joel Brasil, os jipes serão entregues à Companhia de Policiamento Turístico (PMTur) e outra parte ficará com o Corpo de Bombeiros. A expectativa é de que os jipes comecem a oprar em dezembro, mês da alta estação turística.

O POVO

Investigação do Ministério Público desarticula quadrilha no interior do Ceará

Quatro condenações, que somadas resultam em 35 anos de prisão, 22 pessoas denunciadas, 13 prisões em flagrante e 22 mandados de prisão preventiva. Esse é o resultado de cerca de dois anos de investigação contra uma numerosa quadrilha de traficantes de drogas que atuava no Sertão Central cearense, tendo como base o Município de Quixeramobim (a 206 quilômetros da Capital).

A operação, capitaneada pelo Ministério Público, por meio dos promotores Hugo Frota Magalhães Porto e Enéas Romero de Vasconcelos, em conjunto com as polícias Civil e Militar daquela região, teve início em 2007 e se estendeu até este ano.

Conforme o MP, durante esse período 22 pessoas foram denunciadas por tráfico de drogas e várias operações foram realizadas para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Com relação aos processos gerados por essas ações policiais e do MP, dois já foram julgados, com quatro réus condenados.

De acordo com os promotores Hugo Porto e Enéas Romero, as ações repressão ao tráfico e ao crime organizado irão continuar, contudo, o MP trabalha com o objetivo de buscar o reaparelhamento dos órgãos de Segurança Pública na região. Um dos pontos da luta do MP é o aumento do efetivo policial no Município de Quixeramobim e nas cidades próximas.

Interior

A expansão do tráfico e consumo de drogas nas cidades do Interior cearense é um dos fatores da violência. Operações policiais, com o apoio do Ministério Público, vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões. No Cariri (zona sul do Estado) a proximidade com Pernambuco é fator de preocupação, já que naquele Estado existe uma grande produção de maconha.

Outras áreas territoriais do Estado do Ceará, como a Norte e a jaguaribana, têm servido de porta de entrada para as drogas que chegam à Capital, procedentes das regiões Norte e Centro-Oeste do País.

Iguatu: ´Buchada´ de tilápia conquista consumidores


A "buchada" de tilápia conquistou a preferência de consumidores na região do Cariri e em Fortaleza. Produzida inicialmente por um projeto comunitário de criação e beneficiamento do pescado, no Sítio Jurema, nas margens do Açude Orós, na região Centro-Sul, as vendas são crescentes e garantem renda para as 25 famílias associadas, que também fazem bolinha de peixe, filé, linguiça, risole e "fishburguer".

"A ideia deu certo", comemora Maria Cândido, conhecida por Aurilene, que é coordenadora da unidade de processamento de pescado do Sítio Jurema. "Nos últimos três anos, a vida dos moradores melhorou muito". O exemplo do pioneirismo vem se espalhando para outras comunidades rurais que também passaram a criar tilápias em gaiolas e fazer o processamento do pescado para agregar valor ao produto final.

Honório Barbosa
Repórter

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Repasses: A Prefeitura de Acopiara já recebeu mais de 30 milhões de reais em 2009

De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal a Prefeitura Municipal de Acopiara já recebeu somente em 2009 a quantia de R$ 30.200.841,50 (trinta milhões, duzentos mil, oitocentos e quarenta e um reais e cinquenta centavos). No link abaixo você poderá acompanhar toda a movimentação. São três páginas: 01, 02 e 03. É muito dinheiro...

Ipu e Itapiúna terão novas Escolas de Ensino Médio

Os municípios de Ipu e Itapiúna receberão nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 5 e 6, respectivamente, o Governo do Estado e a Secretaria da Educação (Seduc) para a assinatura da ordem de serviço que autoriza a construção das Escolas de Ensino Médio que vão beneficiar as regiões. As novas unidades vão oferecer educação de qualidade aos estudantes do Interior em espaços com a mesma estrutura dos prédios construídos em áreas urbanas. As escolas terão quadra poliesportiva, laboratórios e demais dependências administrativas. O investimento será na ordem de R$ 3,8 milhões.

Nesta quinta-feira, dia 5, em Ipu, a assinatura será a partir das 19 horas. A inciativa contemplará a localidade de Várzea do Jiló, onde os jovens se deslocam até o Centro do município para cursar o Ensino Médio. A escola terá oito salas de aula funcionando nos turnos manhã, tarde e noite e terá capacidade para 1.080 alunos. O valor da obra será de R$ 1,9 milhão.

Iguatu: Agenor Neto assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no sítio Barreira dos Pinheiros


A Comunidade de Barreira dos Pinheiros, zona rural deste município, será contemplada com a construção de uma quadra poliesportiva coberta. Esse novo benefício, dará oportunidades para que a comunidade possa usá-lo não só para atividades esportivas, como também sociais e culturais.

E para concretizar a realização de mais um benefício de inclusão social para as pessoas mais carentes desse município, o prefeito municipal, Agenor Neto, assinou na noite desta quarta-feira (05), a ordem de serviço para a construção de mais um equipamento público.

Na solenidade de assinatura da ordem de serviço, estiveram presentes, além do prefeito Agenor Neto, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e moradores da localidade.

Vale ressaltar que a construção dessa quadra poliesportiva faz parte de um projeto que abrange no total a construção de 05 equipamentos com essas características em diversas localidades do município, através de um convênio firmado entre o Governo Federal (Ministério dos Esportes) e a prefeitura de Iguatu.

Fonte: www.iguatu.ce.gov.br

Conselheiros do Acopiara/Prev tomam posse


Na última sexta-feira, 30 de outubro, em cerimônia realizada no Gabinete do Prefeito, foram empossados pelo prefeito Antônio Almeida e o Vice-Prefeito Tião Mandu, o Presidente do Fundo Municipal de Previdência – ACOPIARA/PREV, Carlos Gean Pinheiro de Medeiros e os demais conselheiros que farão a gestão da nova previdência municipal.

O Fundo Municipal de Previdência – Acopiara/PREV foi criado por Lei votada e aprovada pela Câmara de vereadores após amplo debate junto os servidores municipais e representantes da sociedade.

Durante a posse compareceram também representantes do Poder Legislativo, servidores ativos, inativos e pensionistas e seus respectivos suplentes.

O Conselho terá por função gerir o fundo por um período de dois anos, onde após este período serão escolhidos novos representantes.

Os novos conselheiros são:

REPRESENTANTES DO EXECUTIVO MUNICIPAL

Carlos Gean Pinheiro de Medeiros
Tereza Cristina Mota de Souza Alves
Isabel Pessoa de Carvalho Vieira
Marta Alves Moreira

REPRESENTANTE DOS SERVIDORES ATIVOS

Franceli Gonçalves Bonfim Gurgel
Antonia Severino Isidorio
Jeruza Teixeira Costa
Alene Morais de Aquino

REPRESENTANTES INATIVOS

Silvana Maria da Silva Araújo
Maria Vanuzia Bezerra Ferreira

REPRESENTANTES DOS PENSIONISTAS

Antônia Marlúcia Gonçalves de Lima
Antonia Kátia Gomes Pereira

Site da Prefeitura

Projeto cria macrorregiões de saúde no Sertão Central e Sertão de Canindé

A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (05/11), três projetos de indicação. O primeiro indicativo, proposto pelo deputado Cirilo Pimenta (PSDB), dispõe sobre a criação das macrorregiões de saúde no Sertão Central e sertão de Canindé. O segundo, do deputado Vanderley Pedrosa (PTB), institui o auxílio-especial destinado à educação de dependente de servidor público estadual, civil ou militar, ativo ou inativo, portador de síndrome de down.

Acusações de tortura: Secretário de Segurança afasta policiais


Uma nota emitida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na tarde desta quinta-feira (05), confirma que o secretário de segurança, Roberto Monteiro, afastou temporariamente os policiais Francisco de Assis Cavalcante Nogueira (delegado), Maria Alexandra de Oliveira Medeiros (delegada) e Fernando Cavalcante Nogueira (inspetor, marido de Alexandra e irmão de Cavalcante). A justificativa são as acusações de suposta ação de tortura. O afastamento deles foi antecipado, com exclusividade, ao radialista Alex Mineiro, da Rede Jangadeiro FM, na manhã desta quinta-feira (05).

Pela manhã, o secretário já havia mandado elaborar uma portaria de afastamento. A decisão veio um dia depois das acusações de uma suposta tortura cometida por Cavalcante contra quatro suspeitos de tentar matar a delegada Alessandra Medeiros e do marido dele, o inspetor Fernando Cavalcante, irmão do delegado. “Os três estão, pelos menos, suspeitos de praticarem tortura. A Lei me obriga a afastá-los”, disse Roberto Monteiro.

Jangadeiro Online

Gerente do Banco Econômico de Tauá confessa golpe

O gerente do Banco Econômico de Tauá, no sertão dos Inhamuns, confessou, nesta quinta-feira (05), que fazia empréstimos pessoais utilizando dados de clientes da instituição.

O golpe aplicado por João Gineilson foi descoberto após uma das vítimas tentar fazer uma compra e ser informada que havia um empréstimo em seu nome.

Cerca de 30 clientes também foram à delegacia do município e registraram prejuízos que chegam a R$ 320 mil. Mesmo depois de prestar depoimento, João Gineilson foi liberado já que não foi feito o flagrante.

O Banco Econômico de Tauá pertence ao Instituto Palmas e é vinculado ao Banco Popular do Brasil. Em Fortaleza, o coordenador geral do instituto, João Joaquim, informou que todos os contratos das pessoas que foram comprovadamente lesadas já estão sendo cancelados e que ninguém vai ser prejudicado. O instituto também descredenciou a franquia em Tauá.

Portal Verdes Mares

Concursos: Prefeitura de Jaguaribe paga salários de até R$ 7 mil

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe-CE está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinados a selecionar candidatos para o provimento de cargos vagos, dos quadros permanentes de pessoal, da Prefeitura Municipal e da Autarquia Municipal - Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE. O Concurso Público de Provas e Títulos será organizado pelo Serviço de Acompanhamento e Assessoria Pública (SERAP).

O certame abre 248 vagas para todos os níveis de escolaridade.
    Aos interessados, as inscrições serão realizadas entre 8h e 12h e das 13h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, na Escola de Ensino Fundamental Alice Diógenes Pinheiro, situada na Rua Pe. João Bandeira, s/nº - Centro. O valor da taxa de inscrição para os cargos de Nível Superior será de R$ 100,00 ou R$ 60,00, para cargos de Nível Médio será de R$ 50,00, R$ 40,00 ou R$ 30,00, para cargos de Nível Fundamental será de R$ 40,00 ou R$ 30,00, e para os cargos de Nível Alfabetizado será de R$ 50,00 ou R$ 30,00, devendo ser efetuado no Banco do Brasil - Banco 001 - PMJ - Concurso Público - 2009 - Agência - 2199-7 - Conta Corrente - 15421-0, até a data do vencimento.
    A remuneração varia de R$ 465,00 a R$ 7 mil, de acordo com o cargo escolhido e nível de escolaridade.

    Vagas: 248
    Cargos: vários
    Nível: alfabetizado a superior
    Remuneração: até R$ 7 mil
    Edital: baixe aqui

    Em tempo

    E por falar em concurso, como anda o concurso da Prefeitura de Acopiara? Recentemente mais de 900 servidores foram afastados pelo Ministério Público por não serem concursados.
    Inclusive, o Blog tomou conhecimento, que os estudantes da rede municipal de ensino estão sem merenda por falta de servidores nas escolas.
    Pelo jeito o problema só será resolvido com a realização do concurso por parte da Prefeitura Municipal.

    Ruas esburacadas: uma triste realidade em Acopiara

    A falta de consevação da pavimentação das ruas é um sério problema em Acopiara. Apesar da cobrança de impostos, grande parte das ruas estão esburacadas causando um aspecto feio a cidade. O impasse, que aparentemente seria de fácil resolução, acaba se arrastando ao longo dos meses, impondo desafios diários aos moradores que trafegam pelos locais.
    O inverno se aproxima e a tendência é aumentar ainda mais a buraqueira.
    Praticamente todas as ruas estão precisando de reparos.
    Com a palavra a Prefeitura Municipal.

    Prefeito de Granja escapa mais uma vez da cassação

    O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral julgou, nessa noite de quarta-feira, o último processo contra a diplomação do prefeito de Granja, Esmerino Arruda (PSDB). Por 4 a 2, Esmerino ficou livre de questionamento.

    Durante a sesão, houve embate oral entre o advogado de Esmerino Arruda, Reno Ximenes, e o procurador regional eleitoral Alessander Sales. Reno Ximenes, no debate, chegou a interromper o julgamento, alegando, numa questão de ordem, a amizade desde os bancos de faculdade entre o procurador e o principal interessado na cassação do prefeito de Granja, no caso Romeu Aldigueri, candidato derrotado.

    Após esfriar o clima, veio a decisão favorável a Esmerino Arruda, acusado de abuso do poder econômico durante a campanha. Se para o bem de Granja ou não, só tempo dirá.

    Vasco de Iguatu disputa a final do campeonato intermunicipal Sub-23 neste domingo

    O Esporte Clube Vasco da Gama, mais conhecido como "Vasco de Iguatu", conquistou no último final de semana a vaga para disputar a final do campeonato intermunicipal cearense Sub-23.

    A conquista aconteceu na cidade de Quixadá, no estádio Abilhão, onde a equipe iguatuense jogou contra o time de Beberibe. No tempo normal, o jogo saiu empatado em 2 X 2. A disputa foi para cobrança de pênaltis, onde o time de Iguatu venceu pelo placar de 3 X 1.

    A primeira partida da decisão do campeonato intermunicipal Sub 23 vai acontecer no próximo dia 8, entre os times do Vasco de Iguatu e a equipe de Reriutaba, no estádio Morenão.

    Agora, espera-se que a torcida iguatuense, e principalmente aqueles críticos que vivem dizendo que a cidade de Iguatu não tem futebol, compareça ao estádio Morenão, às 15:45 do próximo domingo, para prestigiar o time da casa. Ficar só criticando, realmente não ajuda para que a coisa aconteça.

    Ressalte-se, nesse momento, o apoio da prefeitura Municipal de Iguatu, através do prefeito Agenor Neto, como também o apoio de algumas empresas da cidade, e tudo isso com um simples objetivo: ver o futebol iguatuense disputar a terceira divisão do campeonato cearense de futebol. 
     
    Iguatu Notícias

    Deputado estadual cassado há um mês permanece no cargo


    Nesta quinta-feira, cinco de novembro, completa um mês que o deputado estadual Perboyre Diógenes, do Partido Social Liberal (PSL), foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral. O TRE entendeu que a construção de açudes no município de Saboeiro, distante 460 quilômetros de Fortaleza, foi utilizada em troca de votos quando o deputado era prefeito da cidade.


    Um mês depois da decisão, Perboyre continua no cargo e aparenta tranquilidade. Segundo o parlamentar, seus advogados entraram com recurso com efeito suspensivo, enquanto o mérito é julgado em instâncias superiores como Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal.

    Sobre a possibilidade de seu caso não ser julgado até o fim do mandato, que termina no próximo ano, o deputado afirma que o cumprimentos dos prazos processuais é uma questão da Justiça, e que ele apenas exercerá, junto com seus advogados, o seu direito de defesa. “Eu sei que a Justiça tem que respeitar os prazos. Os advogados tem o direito de colocar recursos”.

    Ele ainda lembrou que numa próxima eleição para deputado estadual, caso seja reeleito, já não poderá ser punido quelo que foi feito no mandato anterior. “O crime é desse mandato”.

    Jangadeiro Online

    Cid Gomes apresenta ações de Governo em Icó


    O município de Icó, na região Centro-Sul, foi sede do Governo do Estado nesta quarta-feira (4). A ação, que faz parte do Programa Governo do Ceará na Minha Cidade, ou Itinerante, tem o objetivo de aproximar a administração estadual e municipal. “É a partir dessa iniciativa que podemos resolver os problemas dos cidadãos dos municípios do Interior”, explicou o governador Cid Gomes.

    Na ocasião, o Governador Cid e secretariado participaram de audiência pública com o tema: Infraestrutura, assunto que o governador avalia bastante amplo e fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “O Governo do Estado entende que, para trazer desenvolvimento a todas as regiões cearenses precisamos executar ações de infraestrutura”, disse.

    Para exemplificar essas ações o governador citou algumas obras que estão andamento no Estado. “Temos a construção de estradas, e isso garante o escoamento de nossa produção e fortalece o setor do Turismo. Temos também empreendimentos importantes como a construção de 21 Policlínicas, 21 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), dois Hospitais Regionais e 52 delegacias em todo território cearense, além de obras de infraestrutura hídrica com a construção dos trechos 4 e 5 do Eixão das Águas, o Cinturão das Águas, a Transnordestina e a construção de açudes, entre muitas outras”, relatou Cid.

    Durante a instalação do Itinerante, Cid Gomes ainda realizou diversas ações como: assinatura dos termos de Adesão ao Programa de Cooperação Federativa (PCF), no valor de R$ 1.722.537,53, beneficiando os municípios: Cariús, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari; entrega de certificados à  candidatos aptos a participarem do Programa Carteira de Motorista Popular do Detran; entrega de carta de crédito para aquisição de terras pelo programa Crédito Fundiário ao município de Lavras da Mangabeira, no valor de R$ 445.680,00 e entrega de certificados do Projeto Mandala, beneficiando os municípios de Iguatu, Lavras da Mangabeira e Cariús.

    Os secretários, no período da tarde, participaram de fóruns e reuniões que acontecem em vários pontos da cidade. Já a população é assistida com as ações de cunho social como corte de cabelo grátis, exames médicos e odontológicos, emissão de carteira de identidade e folha corrida e balcão de informações sobre o programa Bolsa Família, ProJovem Adolescente, além da ouvidoria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O Governo Itinerante prossegue neste sábado (07), na cidade de Russas, região do Vale do Jaguaribe.

    Iguatu.Net/Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

    quarta-feira, 4 de novembro de 2009

    STF marca julgamento sobre PEC dos Vereadores para o dia 11

    O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima quarta-feira (11) o julgamento da ação em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) pede que a PEC dos Vereadores não tenha efeito imediato. A emenda, promulgada pelo Congresso no fim de setembro, criou mais de 7 mil cargos de vereador em todo o Brasil e determinou a posse dos suplentes dentro das novas vagas.

    No começo de outubro, no entanto, a ministra Cármen Lúcia concedeu uma liminar (decisão provisória) que impede a Justiça Eleitoral de dar posse a qualquer suplente do país. Em plenário, no dia 11, os ministros deverão decidir se referendam ou não a liminar.

    No mérito do pedido, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pede que o Supremo considere inconstitucional o artigo 3º da emenda, que prevê o preenchimento imediato dos cargos. Para ele, os novos cargos deveriam ser ocupados somente a partir da próxima eleição municipal, em 2012. O mérito da ação será decidido em data ainda não marcada.

    A liminar da ministra Cármen Lúcia tem efeito retroativo ao dia 23 de setembro, data de promulgação da emenda. Em sua decisão, a ministra destacou que a emenda não pode mudar um processo eleitoral que já terminou. “A eleição é processo político aperfeiçoado segundo as normas jurídicas vigentes em sua preparação e em sua realização. As eleições de 2008 constituem, assim, processo político juridicamente perfeito”, destacou.