segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pimentel anuncia 57 novas agências do INSS para o Ceará

O Congresso Nacional já aprovou um crédito suplementar para o Ministério da Previdência Social no valor de R$ 605 mil. Essa verba, segundo o ministro José Pimentel, será aplicada no plano de expansão das agências do INSS no Interior do País. O Ceará, de acordo com Pimentel, ganhará 57 novas agências – hoje são 43, no que ampliará o atendimento dos aposentados. Essas unidades priorizarão locais que registram maior fluxo de aposentados e pensionistas. Do total de 57 agências programadas para o Ceará, quatro já estão com obras em andamento: Tauá, Bela Cruz, Coreaú e Ipu.O ministro deixa Fortaleza hoje, após cumprir agenda bem movimentada.

Coluna Vertical, do O POVO

Loja Maçônica de Acopiara em parceria com outras entidades buscam nova agência bacária para o município


A loja Maçônica de Acopiara, Irmão Raimundo Teixeira Lima Nº 26 comprou uma causa justa que visa beneficiar a população.

A ideia dessa instituição é buscar outros parceiros para tentar implantar em Acopiara em regime de urgência uma nova agência bancária.

Os maçons garantem que a cidade cresceu muito ao longo dos anos  e que apenas um banco não dar para  atender a demanda.

A loja maçônica irá concluir nos próximos dias um levantamento onde será mostrada a viabilidade financeira para que nova agência seja implantada.

Os bancos privados terão prioridades nesse trabalho que está sendo feito pela maçonaria em parceria com outras entidades.

Botafogo surpreende e derrota o Inter no Beira Rio

O Botafogo deu um passo muito importante para se afastar da zona de rebaixamento. Em partida disputada neste domingo (1/11), no Beira Rio, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe de General Severiano derrotou o Internacional por 1 x 0, gol marcado pelo zagueiro Juninho, de falta, aos dois minutos do primeiro tempo.

Pec dos Vereadores

As atenções dos 7.343 suplentes de vereadores de todo o País estarão voltadas para o Supremo Tribunal Federal que, na próxima quinta-feira, decidirá sobre a liminar que impediu o aumento do número de cadeiras nas câmaras municipais nesta legislatura. Os suplentes irão a Brasília no sentido de pressionarem os ministros para que sejam favoráveis a que eles assumam já.

Papa promete acelerar processo de reabilitação do Padre Cícero


Um mês depois da visita "ad limina", que os bispos do Nordeste fizeram ao Vaticano, o bispo da diocese do Crato, dom Fernando Panico (foto), quebrou o silêncio em torno da conversa com o papa Bento XVI, durante a qual, foi solicitada formalmente a reabilitação do Padre Cícero. Dom Panico reproduziu textualmente a resposta de Bento XVI: "Eu vou pedir à Congregação da Doutrina da Fé para acelerar este processo".

Diário do Nordeste

FAB encontra corpo de última vítima de queda de avião


O Comando da Aeronáutica informou que foi localizado hoje (1º) o corpo do suboficial Marcelo dos Santos Dias, o único que continuava desaparecido depois do acidente com a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O corpo foi localizado próximo do avião.

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que levava servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e militares que trabalhavam na vacinação de índios fez um pouso forçado em um igarapé da Amazônia na última quinta-feira (29). Das 11 pessoas que estavam na aeronave, nove sobreviveram. O corpo do funcionário da Funasa João de Abreu Filho foi encontrado ontem (31).

Agência Brasil

Fred faz dois, tira o Flu da lanterna e impede Cruzeiro de chegar ao G-4

Fred foi o algoz que não festejou ou tripudiou do derrotado na noite deste domingo. Mas os tricolores comemoraram como poucos a (improvável) virada do Fluminense por 3 a 2 sobre o Cruzeiro, no Mineirão. O jogo foi válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Palmeiras arranca empate com Corinthians e segura liderança

Depois de jogar mais da metade da partida com um jogador a menos, o Palmeiras marcou um gol no fim e arrancou um empate por 2 a 2 contra o Corinthians, em clássico disputado neste domingo (1º) na cidade de Presidente Prudente, no interior paulista, válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time do técnico Muricy Ramalho igualou em pontos o rival São Paulo, com 58, mas leva vantagem nos critérios de desempate e continua na primeira colocação da tabela ao fim desta 33ª rodada.

domingo, 1 de novembro de 2009

O dia em que o rio Jaguaribe virou rio Gavião


"Trafegando diariamente pela CE 282 (Rod. dep. estadual Tarcisio Monteiro), aqui na cidade de Iguatu, fiquei surpreso pela mudança das placas de orientação que estão sendo trocadas pelo governo do Estado. Boa iniciativa já que as outras estavam bem velhas e apagadas.

Em um percusso de aproximadamente 4 km todas as placas que antes indicavam o nome das pontes dos rios (braços do rio Jaguaribe) foram todas substituídas corretamente. Só que para minha surpresa no dia 31 de outubro de 2009 fiquei espantado com tamanho “erro” que prefiro chamar de engano ocorrido na placa sobre a famosa ponte Democrito Rocha, na entrada da cidade, o Jaguaribe passou a ser chamado de rio Gavião.

Como mostra a fotografia. Até que o engano seja desfeito o maior rio “seco” do mundo quando corta nossas terras por aqui recebeu uma nova nomenclatura".

By: Wandenberg Belém

Quixeramobim: TASSO promove discussão do Governo Cid

Embora não tenha descartado aliança com Cid Gomes em 2010, o Senador pôs lenha na fogueira ao estimular o desabafo de eleitores contra as blitzes da CPRV no Interior. Moradores reclamam de abuso de agentes do Órgão.


O senador Tasso Jereissati aproveitou ontem (30) mais uma edição do projeto tucano Ceará em Debate, no município de Quixeramobim, para pisar em uma das feridas do governador Cid Gomes (PSB) no Interior: a fiscalização da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV).

Após reclamação de um eleitor, Tasso incitou a polêmica: "quem mais quer falar sobre a CPRV?". Uma mulher chorou ao dizer que os trabalhadores rurais da região estariam sofrendo perseguição pelo órgão.

Outras três pessoas, dentre essas, a empresária Maria Luiza Rufino, de Acopiara, pegaram o microfone para protestar. Embora não tenha manifestado opinião, o Senador fez questão de prolongar o debate e medir a insatisfação do público. "Quem acha que a CPRV está agindo correto levanta a mão! Ninguém? E quem discorda?", questionou, ouvindo gritos e aplausos como resposta.

A Companhia intensificou as blitzes diante do crescente número de acidentes no trânsito, em algumas cidades cearenses. A população tem reclamado da quantidade de multas que passaram a ser aplicadas e, ainda, de abuso na abordagem dos agentes da CPRV.

 Blog do Thiago Carvalho

Fórmula 1: Vettel fica com vice


Com um carro muito rápido e contando com a sorte, Sebastian Vettel venceu o primeiro GP dos Emirados Árabes da Fórmula 1, disputado neste domingo no circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi. O alemão da RBR largou na segunda posição e viu Lewis Hamilton abrir vantagem no primeiro trecho da corrida, mas um problema no freio traseiro direito da McLaren, acabou com a corrida do campeão de 2008 e deu a liderança da prova ao alemão, que assegurou o vice-campeonato da temporada 2009.

O australiano Mark Webber, companheiro de Sebastian Vettel na RBR, chegou na segunda posição, após resistir a uma forte pressão de Jenson Button nas voltas finais da corrida. O inglês da Brawn GP, campeão de 2009 com uma prova de antecipação, completou na terceira posição e fechou seu melhor ano na Fórmula 1 com um pódio.

Rubens Barrichello, companheiro de Button, ainda lutava pelo vice-campeonato com Vettel, mas foi prejudicado com um toque com Webber na primeira curva da corrida, quando perdeu um elemento aerodinâmico de sua asa dianteira. O brasileiro da Brawn GP conseguiu andar no ritmo dos rivais, mas acabou apenas na quarta posição em Abu Dhabi. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, chegou na quinta posição da corrida.

Kamui Kobayashi, da Toyota, em mais uma corrida impressionante, chegou na sexta posição em Abu Dhabi. O japonês fez uma brilhante ultrapassagem sobre Jenson Button após o primeiro pit stop do inglês na corrida e segurou um carro mais pesado durante a maior parte da prova, já que estava com uma estratégia de uma parada apenas. Jarno Trulli, companheiro do japonês, foi o sétimo e Sebastien Buemi, da STR, completou a zona de pontuação do GP dos Emirados Árabes em oitavo.

A próxima temporada da Fórmula 1 começará no dia 14 de março de 2010, com o GP do Bahrein, disputado no circuito construído no deserto de Sakhir. Com quatro novas equipes, os 26 pilotos disputarão 19 corridas e, após um ano, o GP do Brasil volta a ser a prova de encerramento, no dia 14 de novembro, em Interlagos.

Juazeiro do Norte-CE: Já chega a 19 o número de mulheres mortas este ano na região do Cariri


Dezenove mulheres tombaram mortas somente este ano na região do Cariri. Foram cinco em Juazeiro do Norte, duas em Crato, duas em Campos Sales e outras nos municípios de Mauriti, Antonina do Norte, Jardim, Penaforte, Cedro, Nova Olinda, Brejo Santo, Missão velha, jati e Potengi. A matança de mulheres este ano já supera o total de 12 mortas em 2008; dez em 2007, dezoito em 2006; e se iguala ao ano de 2005 quando 19 mulheres foram assassinadas.

Miséria

Governador vai entregar nova delegacia de Juazeiro do Norte

O governador Cid Gomes (PSB) vai entregar, na próxima terça-feira, às 19 horas, em Juazeiro do Norte (Região do Cariri), a nova Delegacia Regional de Polícia Civil. No projeto, foram investidos R$ 825.654,74, entre construção, equipamentos, móveis e utensílios. O novo equipamento fica localizado na Rua das Flores, 900, no bairro Romeirão.

A nova sede da Regional de Polícia de Juazeiro do Norte faz parte da meta de modernizar e interiorizar a Polícia Judiciária, com a construção de 50 delegacias até o ano de 2010, além de dotar de novas edificações outras já existentes, como é o caso agora de Juazeiro, segundo o secretário da Segurança Pública e Dfesa Social, Roberto Monteiro.

Cid ainda planeja entregar em breve as delegacias de Viçosa do Ceará, Ipueiras, Lavras da Magabeira e Mauriti, além da unidade de Parambu que está com a inauguração marcada para o próximo dia 13. Outras oito obras se encontram em andamento, algumas já em fase de acabamento, casos dos municípios de Pedra Branca, Pentecoste, Trairi, Itarema, Missão Velha, Caririaçu, Milagres e Santana do Acaraú.

Uma sátira à política brasileira


Câmara vota na próxima semana reajuste de aposentadorias acima do mínimo

O Plenário da Câmara vai realizar uma sessão na próxima quarta-feira (4) para votar a emenda do Senado ao Projeto de Lei 1/07, que garante a todos os benefícios mantidos pela Previdência Social o mesmo aumento concedido ao salário mínimo. A regra também beneficia os 8,1 milhões de aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo. A proposta é a mais polêmica da semana e foi pautada pelo presidente Michel Temer.

sábado, 31 de outubro de 2009

Tragédia em Piquet Carneiro: mulher é assassinada pelo ex-marido

Uma residência no centro da cidade de Piquet Carneiro,  Centro sul do Ceará, foi palco de briga e morte entre familiares neste sexta-feira (30). Antônia Alves de Sousa de 41 anos de idade, foi morta a vários golpes de facão pelo ex-marido, Francisco Oliveira da Silva, 45. A filha, Maria Carina Oliveira da Silva, 22, ainda tentou socorrer a mãe, mas foi ferida no braço pelo pai.

O fato aconteceu durante a tarde de ontem, por volta das 15 horas. Carina conversava com a sua mãe, quando de repente, o agressor invadiu a residência.

Após o homicídio, Francisco Oliveira fugiu para a casa de um parente, e em seguida cometeu suicídio por enforcamento.

Iguatu Notícias

Corpo de servidor da Funasa é achado dentro de avião da FAB


A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que o corpo do servidor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) João de Abreu Filho foi localizado nesta tarde dentro da aeronave C-98 Caravan que fez um pouso forçado em um igarapé da região amazônica na quinta-feira. Ele será levado para Cruzeiro do Sul (AC). O Comando da Aeronáutica e a Funasa disseram que as buscas continuam para localizar o suboficial Marcelo dos Santos Dias, mecânico da aeronave da Força Aérea Brasileira.

O avião, arrastado pela correnteza do rio, foi encontrado, neste sábado, a 370 m do local da queda. Os mergulhadores consideram a possibilidade de Dias estar preso dentro da aeronave, mas estão tendo dificuldades para vasculhar a área porque a água é muito turva e o avião está submerso a 6 m de profundidade. Nove sobreviventes foram resgatados na sexta-feira e passam bem.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 4 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, neste sábado (31), pelo concurso número 1.122 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 26 - 44 - 46 - 49 - 55 - 56

Segundo a Caixa, 20 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 56.270,34.

Outras 2.425 apostas acertaram a quadra e cada uma receberá R$ 662,97.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 4 milhões.

Empate com o Fortaleza e vitória dos rivais adia volta do Vasco à Série A

Ainda não foi desta vez que a torcida do Vasco comemorou o retorno à Série A. Neste sábado, no Castelão, em Fortaleza, o time da Colina empatou com os donos da casa em 1 a 1, pela 33ª rodada da Série B. Porém, mesmo que tivesse vencido, o time cruzmaltino não teria garantido sua volta à elite. Isso porque o Figueirense venceu o Brasiliense por 4 a 0, na Boca do Jacaré, e a Portuguesa derrotou o Guarani por 3 a 0, em Campinas.

Porém, o líder da competição, com 67 pontos, agora está a apenas uma vitória de carimbar sua vaga no Brasileirão 2010. A festa do Vasco pode acontecer no Maracanã, onde o time enfrenta o Juventude na próxima rodada. Já o Fortaleza chegou a 33 pontos e caiu para o penúltimo lugar.

Bruno defende dois pênaltis, Adriano marca, e Flamengo vence o Santos


Por duas vezes, Paulo Henrique Ganso teve a chance, em cobranças de pênalti, de estragar a festa dos 80 mil rubro-negros presentes ao Maracanã. Em ambas, porém, encontrou uma muralha no caminho: Bruno. O goleiro virou herói da sofrida vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Santos, na noite deste sábado.

O gol que garantiu o triunfo foi marcado por Adriano, no início do primeiro tempo. O resultado deixa o time carioca no G-4, pelo menos até o início da rodada de domingo. O Fla dorme na terceira colocação, com 54 pontos. Com quase nada a perder ou ganhar no campeonato, o Santos está em 13º lugar, com 43 pontos.

FAB confirma morto em acidente na Amazônia

O Comando da Aeronáutica confirmou, neste sábado (31) a morte de uma das vítimas do acidente com o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na Região Amazônica. O corpo de João de Abreu Filho, funcionário da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), foi encontrado dentro da aeronave por mergulhadores da equipe de resgate.

De acordo com a FAB, o suboficial Marcelo dos Santos Dias permanece desaparecido. As equipes de resgate prosseguem com as buscas.

O corpo da vítima será levado para Cruzeiro do Sul (AC) para procedimentos formais. Depois, segundo o Comando da Aeronáutica, o corpo deve seguir depois para Tabatinga (AM).

Acidente
 
O avião Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29). A aeronave transportava sete pessoas a serviço da Funasa e quatro tripulantes.

Grávida conta como se salvou

G1


Fortaleza e Vasco empatam em 1 x 1 no Castelão

Após um primeiro tempo sem gols, a etapa final começou com muita adrenalina para os torcedores dos dois times. Aos 7 minutos, Bismarck (foto) abriu o placar para o time da casa, levando a torcida tricolor ao delírio. Mas dois minutos depois, Paulo Sérgio empatou para o time visitante.


Ao final da partida, o jogador Elton, do Fortaleza, desabafou ao dizer que a atuação do time foi péssima. O próximo desafio do Leão, para fugir da zona do rebaixamento, é contra o Bahia – na sexta-feira, dia 6, no Estádio Pituaçu, em Salvador. O jogo será às 20 horas.

Já o Vasco da Gama buscará a vitória contra o Juventude, no próximo sábado, dia 7, no Maracanã – em busca da Série A.

PSDB debate propostas em encontro no Sertão Central

Cerca de três mil pessoas de 16 municípios estiveram presentes na tarde desta sexta-feira (30), no município de Quixeramobim, para participar do VII Seminário Regional “Ceará em Debate”, evento realizado pelo PSDB cearense e pelo Instituto Teotônio Vilela.

Lideranças partidárias, parlamentares, prefeitos, militantes e simpatizantes compareceram ao encontro, que foi dividido em três partes. No início da tarde, foram realizadas conversas separadas com o movimento feminino do PSDB e a juventude tucana.

No encerramento do evento, aberto ao público, o senador Tasso Jereissati discursou sobre o tema “A Importância das Políticas Sociais na Administração Pública”, no BNB Clube de Quixeramobim. Na ocasião, populares de diversos municípios também puderam falar aos demais. O organizadores ouviram relatos de problemas e reclamações, especialmente sobre as áreas de educação e segurança pública.

O presidente do partido, Marco Penaforte, ressaltou em seu discurso que os encontros regionais do PSDB são importantes para que novas ideias possam ser apreciadas. Segundo ele, de simples sugestões surgem importantes projetos. Ele citou, como exemplo, os Agentes Comunitários de Saúde, que foi implantado no Ceará durante o governo Tasso Jereissati, sendo depois ampliado para todo o país pelo Governo Federal.

Bloco de oposição

A surpresa do encontro foi a presença do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), que compareceu a convite do anfitrião, o deputado estadual e ex-prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSDB). Pessoa confirmou que vem conversando bastante com o senador Tasso sobre um possível bloco de oposição em nível estadual, e reafirmou sua disposição de deixar o cargo para concorrer contra Cid Gomes em 2010.
“Vocês estão vendo. Todo mundo reclamando do governo”, concluiu Roberto Pessoa, em referência aos depoimentos de moradores da região.

Renovação

Apesar de ouvir insistentes pedidos para assumir uma candidatura ao governo do Estado, o senador Tasso Jereissati voltou a falar em renovação e reciclagem no PSDB. Para o líder tucano, é preciso que o partido busque alternativas para que possa oferecer novos projetos ao Ceará.
Indagado a respeito das declarações da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que disse que a missão do PT seria derrotá-lo, Tasso foi breve: “não dou importância”.

Jangadeiro Online

Fórmula 1: com sobras, Hamilton voa no fim do treino e faz a pole em Abu Dhabi


Com uma volta espetacular no minuto final da superpole, Lewis Hamilton vai largar na pole position do GP dos Emirados Árabes, última etapa da temporada 2009 da Fórmula 1. O inglês colocou seis décimos em cima de Sebastian Vettel, da RBR, que ficou na segunda posição. Na briga pelo vice-campeonato, o alemão ficou duas posições à frente de Rubens Barrichello, da Brawn GP, que larga em quarto.

Mark Webber, companheiro de Sebastian Vettel na RBR, ficou na terceira posição e pode ajudar o parceiro na briga pelo vice-campeonato em Abu Dhabi. Jenson Button, campeão da temporada 2009 com uma corrida de antecipação, marcou o quinto tempo com a Brawn GP. Jarno Trulli, da Toyota, larga na sexta posição neste domingo.

Confira o grid de largada para o GP dos Emirados Árabes:

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min40s948
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min41s615
3. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min41s726
4. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - 1min41s786
5. Jenson Button (ING/Brawn) - 1min41892
6. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min41s897
7. Robert Kubica (POL/BMW) - 1min41s992
8. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min42s343
9. Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min42s583
10. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min42s713
11. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min40s726
12. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min40s777
13. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min40s983
14. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min41s148
15. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min41s689
16. Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min41s667
17. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min41s701
18. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min41s863
19. Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min41s950
20. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min42s184

Acopiara: morre ex-vereador Edival Almeida

Morreu ontem em Fortaleza o ex-vereador e tio do atual prefeito de Acopiara, Edival Almeida.
Segundo relato de amigos, há dias, o ex-vereador tentava se recuperar de um câncer no pulmão.
O corpo de Edival está sendo velado em sua residência na rua Pedro Vieira próximo a Câmara Municipal de Acopiara.
O sepultamento está previsto para acontecer nesse domingo, às nove horas da manhã.

Rubinho elogia Williams, mas não revela futuro: 'Minha decisão está tomada'


Rubens Barrichello, atualmente na Brawn, acha que a Williams é uma equipe que está em franca ascendência na Fórmula 1. De acordo com fontes ligadas ao time, o brasileiro seria um de seus pilotos na temporada 2010.

O anúncio da dupla está marcado para a próxima segunda e Nico Hulkenberg, atual campeão da GP2, deve ser seu companheiro.

Aeronave da Gol arremete ao pousar no aeroporto de Brasília para evitar colisão com avião que decolava da mesma pista

 Os 128 passageiros do Boeing 737-700 da Gol que realizava o voo 1846 passaram por um susto durante o pouso da aeronave no Aeroporto Internacional de Brasília na tarde desta sexta-feira (30/10). Por volta das 15h, quando o avião já estava na sequencia final para o pouso, o piloto teve de arremeter e abortar para não colidir com outra aeronave que decolava no mesmo momento.

Segundo informações de passageiros, o piloto do 737-700 da Gol informou, pelo sistema de comunicação da aeronave, que a manobra brusca teria sido em função de que a torre de controle de voo do Aeroporto JK teria autorizado a aterrissagem do 737-700 da Gol ao mesmo tempo que permitiu a decolagem de um Airbus da TAM a partir da mesma pista destinada ao 737-700 da Gol.

PMDB lança novo portal na internet, com destaque para o uso de ferramentas interativas

Na mesma trilha aberta pelo PSDB e pelo PT, de olho nas eleições de 2010, o PMDB lança no sábado (31/10) um novo portal na internet, com destaque para o uso de ferramentas interativas para ampliar a discussão sobre o "projeto de poder do partido". A legenda deve substituir o atual site institucional (www.pmdb.org.br), que divulga a atuação de seus parlamentares, por uma "comunidade", com o uso de recursos da web 2.0, como o Twitter, o Facebook e o Orkut.

Mega-Sena pode pagar R$ 2 milhões neste sábado

O concurso 1.122 da Mega-Sena pode pagar R$ 2 milhões para o apostador que acertar os seis números do sorteio deste sábado (31), que será realizado em Parnaíba (PI).

As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país até as 19h (horário de Brasília).

Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio pode render mais de R$ 10 mil por mês, se aplicado na poupança. As apostas simples custam R$ 2.

PEC devolve a estados poder de criar municípios

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que devolve aos Estados a autonomia para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios deverá ser votada na quarta-feira (4) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O autor da proposta é o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e o relator, Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Segundo Zambiasi, todas as vezes em que a CCJ reexaminou a emenda, demonstrou preocupação em limitar a criação desordenada de municípios.

Sem ter mais o direito de perder, Fortaleza tem de superar Vasco para respirar

As esperanças do Fortaleza de não ser rebaixado na Série B do Campeonato Brasileiro ficarão mais vivas caso a equipe vença o Vasco, hoje, às 15h10 (horário cearense), no Estádio Castelão, pela 33ª rodada.

O jogo se apresenta como o mais difícil até o momento para o time leonino, dada a posição do adversário na classificação e a fraca campanha do Tricolor.

Ceará empata com Ipatinga, fora de casa, e chega aos 60 pontos

O Vozão não teve a inspiração das partidas anteriores e realizou uma de suas mais fracas exibições na Série B do Campeonato Brasileiro. O empate sem gols, na noite de ontem, no Estádio Ipatingão, diante do Ipatinga, manteve a equipe comandada por PC Gusmão na 3ª colocação, com 60 pontos ganhos. Na próxima terça-feira, o Ceará pega o Bragantino, às 20 horas (horário cearense) no Castelão.

Reorganização: após três décadas, estrutura da PM deverá ser modificada

A estrutura da Polícia Militar deve ser alterada cerca de três décadas após a sua atual formatação. Um projeto de reformulação da Lei de Organização Básica (LOB) da PM foi elaborado por órgãos do Governo do Estado a fim de redimensionar a corporação em todo o Ceará. O organograma de comandos e batalhões sofrerá uma série de mudanças, conforme o trabalho.

O secretário-executivo da Segurança Pública, coronel Joel Brasil, explica que a proposta de LOB está na Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Participaram de sua elaboração a Segurança Pública, a PGE e o Comando da PM. Segundo o procurador-geral Fernando Oliveira, o projeto está passando por uma análise jurídica e, em seguida, será remetido à avaliação do governador Cid Gomes.

ESTRUTURA DA PM

BATALHÕES ATUAIS
1º Russas
2º Juazeiro do Norte
3º Sobral
4º Canindé
5º Fortaleza
6º Fortaleza
7º Crateús

NOVOS BATALHÕES
Caucaia
Fortaleza
Iguatu
Itapipoca
Maracanaú
Quixadá
Tauá

BATALHÃO
O Batalhão é uma unidade militar, normalmente comandada por um oficial superior e constituída por um certo número de companhias (normalmente entre três e cinco).

NÚMEROS
300
POLICIAIS É QUANTO TÊM EM MÉDIA CADA BATALHÃO DA PM

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Primeira etapa do Concurso para Professor será domingo(1º)

No próximo domingo, dia 1º,  às 14 horas, os 25.153 inscritos do Concurso para Professores da Rede Pública Estadual farão as provas objetivas que correspondem à primeira fase desse processo, composto de quatro etapas. De caráter eliminatório e classificatório, as provas vão abranger conhecimentos básicos(20 questões) e específicos(40 questões), valendo 60 pontos.

O Concurso é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação(Seduc) e do Planejamento e Gestão(Seplag). Serão ofertadas 4 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. Antes da prova, às 13h30min, o secretário executivo da Seduc, Idilvan Alencar, acompanhará o início das atividades na Universidade Estadual do Ceará(Uece), Campus Itaperi(av.Paranjana,1.700), local que reunirá o maior número de inscritos, mais de 4 mil pessoas.

Além dos locais de prova na capital, os candidatos serão atendidos nos 20 municípios sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede), em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Senador Pompeu, Sobral, Tauá e Tianguá. As informações estão disponíveis no site da organizadora do Concurso, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (http://www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009/) e podem ser acessadas pelo site da Seduc(www.seduc.ce.gov.br ).

No dia do Concurso, o candidato deverá chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original, segundo o especificado no edital.

Avião está submerso em rio, diz FAB


O Comando da Aeronáutica informou, em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (30), que as causas do acidente com a aeronave da Força Aérea Brasileira ainda não foram determinadas.

O avião caiu na região amazônica na quinta-feira (29). No total, 11 pessoas estavam a bordo. Nove foram resgatadas e levadas para o Hospital Geral do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC).

 
Segundo a FAB, a prioridade é encontrar os dois desaparecidos. O avião afundou em um rio e não há previsão de quando será retirado do local. As buscas estão sendo feitas por helicópteros da FAB e por lanchas da Marinha. Índios de aldeias da região também foram mobilizados.

TCM fará inspeção em oito municípios

O Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, nesta quinta-feira, nova lista de prefeituras que, na próxima semana, receberão a vista de equipes de fiscalização especial do órgão. Equipes inspecionarão principalmente gastos com pessoal e a situação de engenharia de projetos.

Confira a lista e datas: 

Apuiarés  05 a 06/11  Especial -  Área de Pessoal
Aracati  03 a 04/11  Especial – Área de Pessoal
Aratuba  05 a 06/11  Especial – Área de Engenharia
Fortim  05 a 06/11  Especial – Área de Pessoal
Itatira  03 a 04/11  Especial – Área de Engenharia
Paramoti  03 a 06/11  Especial – Área de Engenharia
Quixadá  05 a 06/11  Especial – Área de Engenharia
Redenção  03 a 04/11  Especial – Área de Engenharia

Deputado quer Ministérios Públicos Estadual e Federal cumprindo a Lei dos Bancos

O deputado estadual Adahil Barreto informou, ontem, que vai cobrar uma ação, por parte dos ministérios públicos Federal e Estadual, que garanta o cumprimento da lei estadual que obriga bancos a atenderem ao cliente em no máximo 15 minutos. A cobrança será feita por meio de pronunciamento na Casa. A lei, sancionada há mais de um ano pelo Governo, é de autoria do parlamentar do PR.

“Na época em que o secretário-executivo do Decom era o promotor de justiça Ricardo Memória essa lei foi cumprida. Ele aplicou multas pesadas nos bancos, que fizeram de tudo para atender ao cliente. Hoje a situação voltou à estaca zero”, lamenta o parlamentar.

Fluminense vence no Maracanã, respira e frustra os planos do Atlético-MG

Euforia e decepção. Na disputa entre a equipe que luta pelo título do Brasileirão e a que sonha escapar do rebaixamento, melhor para o Fluminense. Diante de 12.037 fiéis torcedores que enfrentaram chuva e pagaram ingresso, o Tricolor fez 2 a 1 no Atlético-MG, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela 32ª rodada, e manteve viva a esperança de seguir na elite do futebol brasileiro em 2010.

Por outro lado, o Galo não apenas perdeu como viu o Palmeiras vencer o Goiás e abrir quatro pontos de vantagem no topo da tabela. Com 53 pontos, o time mineiro caiu para a terceira colocação e volta a jogar fora de casa na próxima rodada: contra o Esmeraldino, domingo, às 16h, no Serra Dourada, em Goiânia.


G1

Em noite de Obina, Palmeiras goleia o Goiás e volta a liderar o Brasileiro

Foi a noite do artilheiro e do abraço no chefe. A noite de assumir novamente a liderança do Brasileiro. E em grande estilo. Com um show de Obina, que marcou três gols, o Palmeiras venceu o Goiás por 4 a 0 e retornou ao topo da tabela do Nacional, agora com 57 pontos, dois a mais que o São Paulo. Deyvid Sacconi teve participação especial na festa, marcando o terceiro gol após lindo passe de calcanhar do companheiro de ataque em noite iluminada.

Iguatu: uso de agrotóxico em debate


No Centro-Sul, não há controle nem fiscalização sobre a venda e o uso de agrotóxico. No campo, os produtores rurais utilizam o produto de forma inadequada prejudicando a própria saúde e agredindo o meio ambiente. A legislação que trata do tema não é respeitada. Essas constatações foram denunciadas, ontem, em audiência pública promovida pela Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido da Assembleia Legislativa em parceria com a Câmara de Vereadores.

As autoridades locais não têm estatística sobre o volume de venda de agrotóxico e nem sobre o índice de agricultores intoxicados, que dão entrada no Hospital Regional de Iguatu. Entretanto, a realidade do uso indiscriminado de agrotóxico é de fácil constatação e foi confirmada por unanimidade pelos participantes da reunião, representantes de órgãos públicos ligados ao setor agropecuário e pelos próprios produtores rurais.

A audiência foi presidida pelo deputado estadual, Augustinho Moreira, vice-presidente da Comissão do Meio e Desenvolvimento do Semi-Árido da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que lembrou que o uso de produtos para o combate de pragas é milenar e que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico da América do Sul.

Já o vereador Aderilo Alcântara, proponente da audiência, lembrou que em décadas passadas, quando era produtor rural, usava agrotóxico de forma indiscriminada e sem proteção individual. "Infelizmente essa é uma realidade que existia em grande quantidade na época da cultura do algodão e que persiste hoje em dia", disse. "A maioria que age assim é por falta de orientação".

Para o presidente da Câmara de Iguatu, Ednaldo Lavor, é necessário orientar os agricultores que usam de forma inadequada o agrotóxico. "Eles fazem mal a si próprios e ao meio ambiente", frisou. "Reutilizam as embalagens em casa para armazenamento de cereais, água e até de leite". Lavor ainda observou que o quadro atual é de poluição, intoxicação dos trabalhadores rurais em face do desconhecimento do dano que o veneno pode causar e, também, por negligência das autoridades.

HONÓRIO BARBOSA
Repórter

Equipe a serviço da Funasa embarcou em avião desaparecido, diz enfermeira

Sete pessoas a serviço da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) estariam a bordo do avião que desapareceu na manhã desta quinta-feira (29), na região Amazônica. Segundo a Infraero de Cruzeiro do Sul (AC), 11 pessoas no total embarcaram na aeronave.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Eleições 2010: Lúcio Alcântara e Roberto Pessoa em Iguatu


O ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara e o pré-candidato ao Palácio Iracema, Roberto Pessoa, ambos do PR (Partido Republicano) estarão em Iguatu nessa sexta-feira (30).

Na oportunidade os dois irão conceder uma entrevista, ao vivo, na rádio Antena Sul FM - 98,3 Mhz, no programa Bom Dia Centro Sul apresentado pelo jornalista Honório Barbosa.

Na pauta a pré-candidatura do prefeito de Maracanaú ao cargo de governador do Ceará.

O programa Bom Dia Centro-Sul começa às sete horas da manhã.

O internauta poderá acompanhar pelo site: www.antenasul.fm.br

PSDB faz encontro com lideranças em Quixeramobim

O município de Quixeramobim vai sediar o VII Seminário Regional Ceará em Debate, promovido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em parceria com o Instituto Teotônio Vilela, a ser realizado no próximo dia 30. Coordenado pelo senador Tasso Jereissati, o Seminário reunirá o presidente estadual do PSDB, Marco Penaforte; o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Raimundo Gomes de Matos; prefeitos, deputados federais e estaduais tucanos, além de lideranças políticas e comunidades de 16 municípios do Sertão Central, com o objetivo de trocar ideias e discutir um projeto de desenvolvimento regional, a partir das demandas apresentadas durante o evento.

Iniciado em março, o Seminário Ceará em Debate já foi realizado nas regiões do Centro Sul, Litoral Oeste, Vale do Jaguaribe, Região Metropolitana, Cariri e Ibiapaba. Até o final do ano, o evento deve percorrer todas as regiões do Estado, fechando o ciclo com o Seminário Geral em Fortaleza, quando será divulgado o Programa de Governo do PSDB para o Ceará.

Acidente envolvendo jogadores do Horizonte e Itapipoca deixa um morto e feridos


No final da manhã desta quinta-feira (29), um acidente envolvendo o carro em que seguia os jogadores do Horizonte Futebol Clube e do Itapipoca Esporte Clube resultou na morte de um dos atletas. Outros três ficaram feridos. O jogador Júnior Cearense, que guiava o veículo, relatou detalhes do ocorrido.

De acordo com o atleta, o acidente aconteceu em uma curva  da CE-363, distante 22 quilômetros do município de Mombaça. Ainda muito abalado Júnior Cearense, que presta depoimento na Delegacia de Mombaça, falou que não guiava em alta velocidade e que perdeu o controle do veículo na curva - onde começa uma estrada de brita. “Não consegui fazer a curva. Perdi o controle do carro. Sai da pista, depois voltei e capotei. O ‘Tom-Tom’ foi sacado do carro. Era o único que ia sem cinto. Não sei porque. Ele tirou o cinto no meio da viagem”, relatou o atleta.

O ‘Tom-Tom’ ao qual Júnior Cearense se refere é o zagueiro Everton Coelho Lima, do Horizonte. Ele ainda chegou a ser socorrido para o Hospital de Mombaça, mas acabou morrendo no local. Também seguiam no carro, os jogadores Romarinho Kiko e Júnior Moura, do Itapipoca. Todos participariam de um jogo na cidade de Tauá, a 344 quilômetros de Fortaleza.

Os jogadores do Itapipoca não sofreram ferimentos. Somente Júnior Cearense chegou a ser levado para o Hospital Antônio Aderaldo Castelo, em Mombaça, sendo liberado em seguida.

O corpo do jogador ‘Tom-Tom’ ainda encontra-se no hospital aguardando a família, que está a caminho de Mombaça. Todos virão para Fortaleza, onde deverá acontecer o velório e o sepultamento do atleta do Horizonte, ainda sem data e horário dedinido.

Jangadeiro Online

Bodes são tratados como gente em Tejuçuoca, no Ceará

 Na cidade de Tejuçuoca, no Ceará, os moradores criam bodes como animais domésticos. Em outros lugares, eles vendem os filhotes com muito dó. Um deles, apesar de macho, dá leite.



G1

Pedreiro é preso acusado de violentar criança em Trairi, no Ceará

A Polícia Militar do Estado prendeu, nesta quinta-feira (29), um pedreiro acusado de violentar sexualmente uma criança de 7 anos, no município de Trairi, no Litoral Oeste do Ceará.

Os exames realizados na menina - que constaram infecção e rompimento do hímen, confirmaram a violência sexual. Sob risco de linchamento, o acusado teve que ser transferido para outro município.

Em depoimento, Chinaglia confirma que Jefferson avisou Lula sobre mensalão


O ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP) confirmou nesta quinta-feira (28), em depoimento à Justiça, que estava presente na reunião em que o presidente do PTB, Roberto Jefferson, revelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que acreditava existir um esquema de compra de apoio ao governo no Congresso, antes de o caso vir à tona, conhecido como mensalão.

Chinaglia afirmou ter certeza que Lula não sabia do mensalão antes da denúncia de Roberto Jefferson, e deu a entender que não acreditava na existência do esquema: "Não soube de qualquer denúncia de que houve compra de votos" afirmou.

Chinaglia, que na época dos fatos, em 2005, era líder do PT na Câmara, disse ter tomado conhecimento do suposto esquema em dois momentos. Primeiro, segundo ele, quando Jefferson teria alertado o presidente Lula sobre a existência do esquema, em reunião na qual Chinaglia confirmou que estava presente. Depois, o deputado disse ter tomado conhecimento por meio da imprensa. Foi aí que, segundo Chinaglia, surgiu o termo “mensalão”, que indicava um esquema no qual parlamentares supostamente recebiam dinheiro em troca de apoio a projetos do governo no Congresso.

G1

Bruno Senna fará sua estreia na F-1 como piloto da Campos na próxima temporada

Após meses de negociação, Bruno Senna fará sua estreia na Fórmula 1 em 2010. O brasileiro correrá pela equipe Campos, também novata na categoria, e deverá ter como companheiro de equipe o espanhol Pedro de la Rosa, atual reserva da McLaren.

A notícia foi publicada nesta quarta pela revista alemã "Motorsport Magazin" e confirmada por fontes ao GLOBOESPORTE.COM. O acordo foi fechado na noite do último domingo e Bruno Senna não terá como obrigação levar seus patrocínios pessoais para o time, como é praxe para pilotos estreantes em times menores na Fórmula 1.

"Só serei cassado se o Supremo decidir", diz Perboyre

O deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL) disse ontem ao O POVO que, se for preciso, irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para poder continuar no mandato. ``Esse mandato só será perdido se chegar não ao TSE, mas ao Supremo, na sua decisão final``, afirmou.

O parlamentar foi cassado no último dia 5, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A acusação argumentou que Perboyre teria trocado votos pela construção de um açude no município de Saboeiro (a 460 km de Fortaleza), seu principal reduto eleitoral.

De acordo com o deputado Osmar Baquit (PSDB), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa recebeu na última terça-feira um mandado de efeito suspensivo do TRE em relação ao processo. Assim, a Mesa não pode dar posse ao primeiro suplente Raimundo Weber de Araújo em lugar de Perboyre. ``Vamos aguardar nova posição do TRE``, informou Baquit.

Recurso

De acordo com Perboyre, os seus advogados descobriram que o relator do processo, o juiz Emanuel Leite Albuquerque, ``cometeu um erro gravíssimo``. O deputado argumentou que o relator usou provas emprestadas do processo para cassação dos de seus direitos políticos, sem lhe dar direito de defesa. ``O relator vai acompanhar com calma e com cautela. Eu tenho certeza que vai corrigir o erro que cometeu comigo``, afirma.

Questionado se ele não deveria ter sido afastado da Assembleia logo após a notificação à mesa diretora da Casa, Perboyre alegou que a ação só teria validade após a publicação final do acórdão. Ele justificou, no entanto, que seus advogados conseguiram entrar com o embargo no momento da publicação, impedindo a conclusão do processo.
 
O Povo

Avião da FAB desaparece na Amazônia


Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29). Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a aeronave partiu de Cruzeiro do Sul (AC) com destino a Tabatinga (AM).

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica não informou o número de pessoas a bordo do avião.

Equipes de resgate fazem buscas na região. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB são usados na operação.